Autores

Bispo, L. (UFS) ; Rezende, D. (UFS) ; Sarmento, V.H. (UFS)

Resumo

A abordagem de História da Ciência (HC) em sala de aula, de modo que os conceitos sejam discutidos em um contexto sócio histórico, facilita a aprendizagem do conhecimento cientifico. Tal abordagem deve apresentar uma visão contextualizada da HC que favoreça os estudos sobre determinado conceito. Neste contexto buscou-se investigar o conteúdo de combustão nos livros didáticos de química do PNLD/2015 em uma abordagem de HC, bem como ressaltar a importância desta temática nos currículos escolares. Para esta investigação foi utilizado a análise temática, sendo possível identificar alguns problemas e limitações como o tratamento de alguns autores que nada contribui para o ensino de ciências e a falta de argumentos importantes que favoreçam a construção de um manual didático mais amplo.

Palavras chaves

história das ciências; combustão; livros didáticos

Introdução

A HC se fortaleceu depois que Matthews (1995) e outros autores se debruçaram sobre esta temática na tentativa de auxiliar no enfrentamento de alguns problemas do ensino de ciências. Matthews defende que a investigação histórica não somente promove a compreensão daquilo que existe agora, mas também nos apresenta novas possibilidades que estão ligadas à construção dos saberes e pensamentos científicos que auxiliam os estudantes a desenvolver seus conhecimentos. Para Morato (2014) não existe muitos materiais que abordem HC nas aulas de química com tal perspectiva. Os livros didáticos (LD) em sua maioria apresentam a ciência de forma linear e ahistórica (Peduzzi, 2001), e utilizam dos conceitos, fórmulas e exercícios como uma forma de estruturação no processo de escolarização e ensino. Desta forma, escolhemos a análise de LD, por se tratar de um recurso largamente utilizado pelo professor em sala de aula, o que possibilita investigar como os conteúdos históricos estão expostos ao longo de todo livro, podendo se configurar em uma proposta importante para problematizar HC no ensino de química. O objetivo deste trabalho é apresentar uma discussão resultante de uma ação proposta pelo PIBID por meio da pergunta “Quais experimentos podem ser utilizados atualmente para mostrar como a teoria do flogístico rivalizava as ideias de Lavoisier?” A partir da busca de respostas pretendeu-se demonstrar as controvérsias históricas acerca da descoberta do oxigênio e mostrar sua importância para os estudos da combustão. Tendo em vista que este conteúdo apresenta relações entre um determinado período histórico e a História da Química, foi possível investigar como os LD do PNLD 2015 apresentam a combustão do século XVIII e seus pressupostos históricos considerando seus paradigmas.

Material e métodos

Quatro livros didáticos de química pertencentes ao PNLD/2015 foram selecionados para o estudo: Química Cidadã, Química, Ser Protagonista e Química. Os Livros do PLND foram escolhidos por serem obras avaliadas e aprovadas pelo MEC e as referências destes livros assim como os códigos de identificação são apresentados na Tabela 1. Para a análise foi utilizado recortes que correspondem ao capítulo e textos referentes a combustão. O volume 1 dos livros citados foi escolhido devido ao assunto em sua maioria ser abordado no primeiro ano do ensino médio. Utilizou-se como metodologia a Análise Temática proposta por Bardin (1977). Empregada por diversos autores, este método apresenta-se como um bom instrumento para investigações qualitativas de dados. Dentre as pesquisas que utilizam análise temática como método de investigação vale destacar os trabalhos de Melzer (2012) que utiliza a técnica para analisar o conteúdo referente ao Modelo Atômico nos LD de química; Camargo (2005) que utiliza a análise temática para avaliar atividades de ensino de Física para alunos com deficiência visual mostrando a eficiência da metodologia. Visando analisar a qualidade das unidades de texto presente nos livros didáticos referente à combustão, definiram-se três categorias com base em um instrumento de análise da literatura para a tendência HC (SILVA, 2014). Estas categorias foram adaptadas de acordo com o conteúdo e identificadas como categorias, A, B e C. Deste modo, foi elaborado a Tabela 2 que apresenta a classificação dos LD em cada categoria, bem como algumas unidades de texto para exemplificar tal abordagem.

Resultado e discussão

A análise da categoria A (não abordagem da história da ciência), na Tabela 2, permite observar que ainda existem autores que questionam se realmente é necessário a inclusão da HC no ensino de ciências, e talvez por isso não defendam esta temática. Como por exemplo, LD4 não apresenta unidades de texto que coloquem a combustão do século XVIII como forma de compreender o desenvolvimento do conteúdo. A categoria B, aborda o conteúdo químico como citação, apresentando os cientistas e seus feitos históricos de forma não contextualizada. Por reforçarem esta ideia foi observado que as unidades de texto do LD3 se encaixavam nesta categoria. Por fim a categoria C enfatiza a abordagem histórica como forma de compreender o conceito atual, esta por sua vez dividida em três subcategorias. Matthews afirma que um bom instrumento didático que aborde HC precisa reforçar o conteúdo de forma contextualizada, ressaltando qualquer mudança de paradigma ou controvérsias históricas. Para Batista (2002), o conteúdo ainda pode apresentar a teoria e o cientista que “deu certo”, podendo citar a teoria daqueles que não obtiveram êxito. Assim, as unidades de texto dos LD1 e LD2 apresentam evidências de detalhes no desenvolvimento do conteúdo histórico enfatizando os debates entre os cientistas e suas controvérsias históricas e por este motivo foram classificados nesta categoria.

Tabela 1

Livros Didáticos selecionados pelo PNLD/2015 que foram analisados.

Tabela 2

Classificação dos Livros Didáticos em suas respectivas categorias e exemplos de unidade de texto.

Conclusões

No que se refere a abordagem HC nos LD de química, o conteúdo de combustão apresenta algumas limitações, uma vez que esta abordagem para alguns autores nada contribui para o ensino de ciências. Foi notório que alguns livros trazem a combustão do século XVIII de forma simplória, não apresentando visões contrárias, desmistificando uma visão linear da ciência feita por cientistas heróis. Portanto, pode-se afirmar que esta abordagem nos livros didáticos ainda é vaga, não priorizando de fato argumentos importantes que favorecem na construção de um manual didático mais amplo.

Agradecimentos

A CAPES pelo apoio financeiro através do projeto PIBID. A Universidade federal de Sergipe por todo apoio.

Referências

MATTHEWS, M, R; História, Filosofia e Ensino de Ciências: A Tendência Atual de Reaproximação. Cad. Cat. Ens. Fís., v. 12, n. 3: p. 164-214, dez. 1995.
MELZER, E. Do saber sábio ao saber a ensinar: A Transposição Didática do Conteúdo Modelo Atômico de Livros de Química (1931 – 2012). p. 1- 555. Curitiba 2012.
FABRICIO, C.M. A Abordagem Histórica e Filosófica da Ciência nos Livros Didáticos de Química – PNLEM/2008 e PNLD/2012: Um Estudo sobre a Combustão no Século XVIII. p. 1- 132. Curitiba 2014.
CAMARGO, E.P. O ensino de Física no contexto da deficiência visual: elaboração e condução de atividades de ensino de Física para alunos cegos e com baixa visão. p. 1- 272. Campinas, São Paulo 2005.
LOPES, E.S. Contribuições da elaboração de Sequências de Ensino Aprendizagem tratando das tendências Interdisciplinaridade, Cotidiano e História da Ciência no âmbito da formação de professores da Universidade Federal de Sergipe. p. 1- 189. Salvador 2014.