Autores

Pereira, A.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE) ; Santos, A.B. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE) ; Mazze, F.M. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE)

Resumo

A utilização de jogos como recurso didático para consolidação do aprendizado tem sido frequente em sala de aula, tendo em vista que além de se tratar de uma atividade lúdica, é capaz de estimular o processo de construção do conhecimento e desenvolver habilidades relativas ao trabalho em grupo. Com o objetivo de auxiliar o aprendizado dos alunos da Escola Estadual Edgar Barbosa, Natal-RN, que é uma das escolas em que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID-Química da Universidade Federal do Rio Grande- UFRN atua, os licenciandos elaboraram e aplicaram um jogo relacionado ao conteúdo de interações intermoleculares. Este assunto a ser abordado, de grande relevância para a química, foi escolhido mediante as dificuldades relatadas pelos próprios alunos da escola.

Palavras chaves

Jogo de Dominó; Interação intermolecular; PIBID-Química

Introdução

A utilização de jogos como recurso didático para consolidação do aprendizado tem sido frequente em sala de aula, tendo em vista que além de se tratar de uma atividade lúdica, é capaz de estimular o processo de construção do conhecimento e desenvolver habilidades relativas ao trabalho em grupo. Segundo Lopes (2005, p. 23) “é muito mais fácil e eficiente aprender por meio de jogos, e isso é válido para todas as idades, desde o maternal até a fase adulta”. O jogo, de acordo com Robaina (2008, p. 15), “mobiliza os esquemas mentais de forma a acionar e a ativar as funções psiconeurológicas e as operações mentais, estimulando o pensamento”. Desta maneira, a contribuição dos jogos para melhoria do desenvolvimento cognitivo mostra-se eficaz em todas as áreas de ensino. Considerando as diversas dificuldades apresentadas pelos alunos nas ciências, e em especial na química, podemos inferir que essa barreira está intrinsecamente relacionada ao grau de abstração necessário para a aprendizagem dos conteúdos. “As mais variadas metodologias podem ser ineficazes se não forem adequadas ao modo de aprender [..]”. (LOPES, 2005, p.35). Com isso, faz-se necessária a busca por estratégias de ensino que visam cooperar no processo de ensino-aprendizagem a fim de que o aprendizado passe a ter significado. Com o objetivo de auxiliar o aprendizado dos alunos da Escola Estadual Edgar Barbosa, Natal-RN, que é uma das escolas em que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID-Química da Universidade Federal do Rio Grande- UFRN atua, os licenciandos elaboraram e aplicaram um jogo relacionado ao conteúdo de interações intermoleculares. Este assunto a ser abordado, de grande relevância para a química, foi escolhido mediante as dificuldades relatadas pelos próprios alunos da escola.

Material e métodos

O jogo de dominó, elaborado por dois bolsistas do PIBID-Química, foi intitulado como “Dominó Interativo”. A atividade foi desenvolvida em três encontros sob a orientação dos referidos licenciandos em química e da professora supervisora de química, sendo aplicada em uma turma da 2ª série do ensino fundamental, contendo 30 alunos. O primeiro encontro objetivou relembrar os conceitos de interações intermoleculares, bem como a importância de tal aprendizado para a consolidação de futuros conteúdos químicos. Neste momento, foram aplicados exercícios e feitos alguns questionamentos a respeito do conteúdo, visando sanar algumas das dificuldades que foram sendo reportadas pelos alunos. Nesta atividade buscamos a participação da turma, de modo a garantir o envolvimento dos alunos para um melhor aprendizado. O jogo Dominó Interativo segue as regras semelhante ao jogo dominó comum, porém nas extremidades das peças não há representações numéricas: no Dominó Interativo, de um lado da peça há escrito um tipo de interação intermolecular (ligação hidrogênio, dipolo-dipolo ou dipolo -induzido) e do lado oposto uma representação simbólica de moléculas interagindo intermolecularmente. (Fig 1) O objetivo do jogo é a associação das interações intermoleculares corretamente. O segundo encontro consistiu na aplicação do jogo. Inicialmente a turma foi dividida em três grupos contendo uma média de 9 alunos. Cada grupo recebeu o Dominó Interativo contendo 30 peças; em seguida, as duplas e/ou trios retiraram 7 peças do dominó e iniciou-se o jogo. A dupla/trio vencedor(a) deveria colocar todas as peças corretamente na sua vez de jogar. O grupo que colocasse a peça erroneamente, deveria passar a vez de jogar. Após cada grupo ter seu ganhador, foram feitas finais para obtermos os jogadores vencedores.

Resultado e discussão

A aplicação do jogo Dominó Interativo teve como objetivo buscar a consolidação do aprendizado dos alunos relativo ao conteúdo de interações intermoleculares por meio da realização de uma atividade lúdica que, por seu caráter intrinsecamente motivador, é capaz de promover uma ativa participação dos alunos. No primeiro encontro, percebemos que os estudantes apresentavam dificuldades na compreensão do conteúdo. Para tentar minimizar estas dificuldades, revisamos tópicos relativos às interações moleculares e orientamos os alunos na resolução de exercícios em duplas/trios. Após estas atividades, observamos que os alunos conseguiram diferenciar as interações intermoleculares do tipo Ligação Hidrogênio, Dipolo-Dipolo e Dipolo Induzido, como também resolver os exercícios propostos. Durante a aplicação da atividade interativa (dominó), constatamos que parte dos alunos compreendeu a dinâmica da atividade proposta e aparentemente conseguiu associar o conteúdo do encontro anterior ao jogo em questão. Considerando os alunos que apresentaram dificuldades, após o auxílio dos bolsistas e da professora supervisora, estes também alcançaram uma boa compreensão do jogo. Todos os alunos apresentaram uma participação bastante ativa e elevada motivação. De modo geral, observamos indícios relativos à evolução no aprendizado do conteúdo de interações intermoleculares com a aplicação do Dominó Interativo. Deste modo, acreditamos ter obtido êxito após a nossa intervenção, em especial no que se refere à aplicação de um jogo lúdico que tem a capacidade de estimular a curiosidade, a iniciativa de participação e a autoconfiança do aluno, bem como aprimorar o desenvolvimento de habilidades linguísticas, mentais e de concentração e de exercitar interações sociais e trabalho em equipe (Vygotsky, 1989).

Figura 1- Dominó Interativo

Representação do jogo elaborado por dois bolsistas do PIBID- Química da UFRN.

Figura 2- Aplicação do jogo

Participação dos alunos da Escola Estadual Edgar Barbosa na aplicação do dominó interativo.

Conclusões

Uma breve avaliação das atividades propostas por alguns bolsistas do PIBID- Química da UFRN indica que a utilização do jogo Dominó Interativo foi satisfatória, quanto à promoção de uma maior consolidação do conteúdo de Química relativo a interações intermoleculares. Podemos inferir que, após a aplicação do jogo, os alunos conseguiram um maior grau de acerto na associação das interações moleculares às moléculas apresentadas no jogo. Para os estudantes, de acordo com Lopes (2005, p. 35), "[...] é o exercício que faz desenvolver suas potencialidades”.

Agradecimentos

Agradecemos a CAPES, à Escola Estadual Edgar Barbosa pelo espaço para as atividades, à professora Keila Fonseca que colaborou e participou da aplicação da proposta e

Referências

ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 17. ed. Petrópolis, RJ: vozes, 2010.
LOPES, Maria da Glória. Jogos na educação: criar, fazer, jogar. 6. Ed. São Paulo, Cortez, 2005.
ROBAINA, José Vicente Lima. Química através do lúdico: brincando e aprendendo- CANOAS: Ed ULBRA, 2008.
ROCHA, Willian R. Interações Intermoleculares. Caderno Temático de Química Nova na Escola, São Paulo, n. 4, p. 31-36, maio, 2001.
VYGOTSKY, L. 1989. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.