Autores

Leandro, F.A. (IF SERTÃO-PE CAMPUS OURICURI) ; Sotério, F.K.P. (IF SERTÃO-PE CAMPUS OURICURI) ; Aquino, R.S. (IF SERTÃO-PE CAMPUS OURICURI) ; Marques, V.S. (IF SERTÃO-PE CAMPUS OURICURI) ; Miranda, J.O. (E.E. NOSSA SENHORA DE FÁTIMA)

Resumo

A utilização de metodologias alternativas no ensino de química se mostra eficaz principalmente no estudo de conteúdos que são vistos como monótonos e repetitivos pelos alunos, como a tabela periódica. O objetivo deste trabalho foi auxiliar os alunos do 9º ano da disciplina de ciências na aprendizagem da tabela periódica, visto que é um assunto base para outros conteúdos de química no qual têm dificuldades. E sendo a disciplina de ciências repleta de tantos conteúdos que precisam ser vistos em um curto período de tempo, faz-se necessário o emprego de métodos que visem facilitar a aprendizagem. Para tanto, através de uma metodologia ativa, foram utilizados jogos lúdicos confeccionados pelos próprios alunos, o que resultou no total engajamento desses e melhor entendimento do tema abordado.

Palavras chaves

jogos lúdicos; tabela periódica; metodologias ativas

Introdução

Sendo a química uma disciplina muitas vezes vista como complexa e abstrata, torna-se essencial à busca por novas metodologias que auxiliem a aprendizagem do aluno, principalmente quando são conteúdos teóricos em que são poucas, ou nulas, as possibilidades de realização de experimentos. Assim, com um conteúdo como a tabela periódica em que no método tradicional é priorizada a memorização e a repetição, buscou-se alternar o método de ensino para que os alunos explorassem o conteúdo de uma forma mais aprazível. Para isso foi utilizada a metodologia ativa de aprendizagem com enfoque nos jogos lúdicos. As metodologias ativas têm o potencial de despertar a curiosidade, à medida que os alunos se inserem na teorização e trazem elementos novos, ainda não considerados nas aulas ou na própria perspectiva do professor (BERBEL, 2011). Além disso, dão autonomia ao aluno e o torna sujeito ativo de sua aprendizagem, pois como descreve Borges (2014) tais metodologias contribuem despertando a curiosidade, estimulando tomadas de decisões individuais e coletivas, advindos das atividades essenciais da prática social e em contextos do estudante. A utilização de jogos lúdicos dentro de uma metodologia ativa torna a aprendizagem ainda mais eficaz e prazerosa, pois segundo Castro (2011 apud KISHIMOTO, 1996) a utilização do jogo potencializa a exploração e a construção do conhecimento por contar com a motivação interna típica do lúdico. A eficácia de recursos lúdicos também é relatada por Eichler (2005), Campos (2003) e Pedroso (2009). Este trabalho teve como principal objetivo auxiliar os alunos do nono ano da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima na aprendizagem da tabela periódica, além de relacionar os elementos químicos às coisas do cotidiano e ao contexto no qual estão inseridos.

Material e métodos

Um dos métodos utilizados para a realização deste trabalho foi o da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), conforme descrita por Barbosa (2013), e a do Grupo Operativo, cuja eficácia é descrita por Bastos (2010). Inicialmente foi levado aos alunos o problema sobre que tipo de atividade poderia ser realizada utilizando a tabela periódica. Eles então propuseram construir um modelo da tabela e um jogo de tabuleiro reaproveitando e utilizando materiais tais como: caixas de fósforos vazias, folhas de papel usadas, tampinhas de garrafa e papelão. Os alunos se dividiram em grupos de três ou quatro, cada grupo se responsabilizando pela construção de um número de elementos da tabela periódica, sendo que cada caixa de fósforos representaria um elemento. Os grupos foram assistidos pelos bolsistas do PIBID do curso de Licenciatura em Química, do IF Sertão-PE Campus Ouricuri, que conduziram a atividade de modo construtivista, incitando os alunos a identificar os elementos que estavam representando em coisas do cotidiano, como alimentos e produtos de limpeza, contextualizando o conteúdo de acordo com a região, com exemplos como a água salobra encontrada em barreiros, o uso de agrotóxicos na região, contaminação do solo pelo lixo etc. Pois a PBL fundamenta-se no uso contextualizado de uma situação problema para o aprendizado autodirigido (BARBOSA, 2013), além de permitir ao aluno ser sujeito ativo de seu aprendizado. Ao final os grupos se reuniram e montaram a tabela, compartilhando o conhecimento construído com os demais. Em seguida planejaram o jogo de tabuleiro que envolvia conhecimentos sobre a tabela periódica, a fim de reforçar a aprendizagem de maneira lúdica e participativa.

Resultado e discussão

Através das observações feitas durante a confecção da tabela periódica e do jogo de tabuleiro (figura 1), e posteriormente enquanto os alunos utilizavam o que eles mesmos construíram (figura 2), foi possível concluir que os objetivos pretendidos foram atingidos. Objetivos tais como, conhecer a organização da tabela periódica, relacionar os elementos químicos às coisas do cotidiano e ao contexto no qual os alunos estão inseridos, no caso, o sertão pernambucano. Durante a construção do trabalho, por causa da abordagem empregada pela Aprendizagem Baseada em Problemas, também foi possível observar maior engajamento dos alunos com a atividade proposta e com o conteúdo, bem como iniciativa, criatividade e compromisso com o trabalho em equipe. Outros objetivos ainda foram atingidos como sugere Passerino (1998), objetivos indiretos que o jogo pode propiciar como memória, orientação temporal e espacial, coordenação motora viso-manual, percepção auditiva, percepção visual, raciocínio lógico-matemático, expressão linguística (oral e escrita), planejamento e organização. Ainda, como cita Cunha (2012), o jogo direciona as atividades em sala de aula de forma diferenciada das metodologias normalmente utilizadas nas escolas. Por esses fatores, os jogos como instrumentos didáticos, têm sido cada vez mais valorizados nas escolas que se identificam com uma abordagem construtivista ou abordagens ativas e sociais valorizando o contexto no qual os alunos estão inseridos. Pois segundo Campos (2003) a aprendizagem significativa de conhecimentos torna-se mais fácil quando é apresentada em forma de atividade lúdica, pois os alunos ficam motivados e já predispostos a aprender quando recebem o conhecimento de forma mais interativa e divertida.

Figura 1

Alunos do nono ano planejando a confecção de tabuleiro para atividade lúdica.

Figura 2

Tabela periódica confeccionada pelos alunos utilizando caixas de fósforo vazias e folhas de papel reutilizadas.

Conclusões

O emprego de metodologias ativas de aprendizagem que trazem como enfoque atividades lúdicas contribuiu significativamente para favorecer a aprendizagem da tabela periódica por parte dos alunos do nono ano da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima localizada no município de Ouricuri-PE. Além disso, a iniciativa e o compromisso observados nos alunos durante esse trabalho foram favorecidos pelo método da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), por envolver ativamente o aluno, sendo necessário estudar mais as aplicações de metodologias ativas no ensino de química.

Agradecimentos

Aos bolsistas do PIBID do IF Sertão-PE, Campus Ouricuri. Esse trabalho é financiado pela CAPES através do Projeto PIBID.

Referências

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