Autores

Silva, K.D. (IF SERTAO PE) ; Silva, M.A.C. (IF SERTAO PE) ; Santos, C.M.L. (ESCOLA DE REFERENCIA PROFESSORA MARIA DE MENEZES G) ; Silva, F.C. (ESCOLA DE REFERENCIA PROFESSORA MARIA DE MENEZES G) ; Sa, C.L.G.S. (IF SERTAO PE) ; Augusta Filha, V.L.S. (IF SERTAO PE)

Resumo

O Projeto “A aplicação do estudo de caso para contextualização do cálculo estequiométrico no ensino de Química” realizado na turma de 2º ano do Ensino Médio da Escola de Referência Professora Maria de Menezes Guimarães, localizada na cidade de Itacuruba –PE, justifica-se pela necessidade que os discentes têm de aprender os conceitos de química salientando o contexto, que em sua maioria não é perceptível quando se refere às ciências exatas, assim sendo, sua utilização torna-se indispensável para a experimentação de estratégias que visem não apenas a aprendizagem de conceitos, mas também sua aplicabilidade e desenvolva a correlação leitura/escrita. O estudo de caso foi selecionado para suprir tais metas já que esse favorece o diálogo e a construção de argumentos dos estudantes.

Palavras chaves

Estequiometria; Contextualização; Interpretação

Introdução

Segundo Stake (1995) O estudo de caso inserido na educação é imposto como instrumental tal caso é examinado para fornecer introspecção sobre um assunto, para refinar uma teoria, para proporcionar conhecimento sobre algo que não é exclusivamente o caso em si; o estudo do caso funciona como um instrumento para compreender outro (s) fenômeno (s); O Ensino de Química com a inserção do estudo de caso é uma proposta inovadora, pois esse artifício carece de esforços significativos com relação à interpretação do texto, uma vez que o caso é uma forma de instigar e de gerar raciocínio. Diante disso, o professor atua na sala de aula como mediador, não mais como detentor do conhecimento, ele lança um desafio e os alunos a partir dos conhecimentos, e, com seu auxilio, quando requisitado, solucionam–o. O desafio lançado pode, no primeiro momento, fazer os alunos se sentirem despreparados, todavia com a explicação do método e a amostragem do problema passo a passo e principalmente relacionado com que a sociedade possa enfrentar garante que o caso se torne instigante e a motivação é expressa na hora de solucioná-lo. Por meio desse fato, o estudo de caso foi o meio proposto para que os discentes construíssem autonomia ao expor seu ponto de vista aos demais colegas de classe. Além do mais, essa atividade permite uma investigação significativa para eventos envolvidos com o cotidiano e exige conhecimento químico, da atualidade e raciocínio lógico proporcionando à reflexão e a contextualização do conteúdo abordado.

Material e métodos

O projeto foi vivenciado na Escola de Referência Professora Maria de Menezes Guimarães, localizada na cidade de Itacuruba –PE, com a turma do 2º ano do Ensino Médio, após ser constatado, através de exercício, que os alunos apresentaram dificuldades de aprendizagem em relação ao conteúdo cálculo estequiométrico. Para tentar amenizar a situação, a estratégia utilizada foi uma nova abordagem do conteúdo e solução de problemas, nas aulas seguintes a análise e resolução do caso. Sendo necessário o uso dos recursos: folha de ofício A4, lápis, caneta e giz. Com o Estudo de caso em mãos os discentes tiveram duas aulas para solucioná- lo. Foram construídos dois casos, entretanto os valores necessários para a realização da estequiometria diferiram para garantir que os alunos se empenhassem no seu caso. O texto era uma narrativa de um problema agrícola ocorrido numa cidade do interior, onde o pai, agricultor, pedia auxilio ao filho, universitário, para resolvê-lo, nesse momento o aluno precisava está apto a interpretar as informações textuais, balancear e calcular a equação. Como encerramento houve o relato e explicação do Estudo de caso por cada discente, comprovando o entendimento do conteúdo e mostrando sua capacidade de solucionar problemas.

Resultado e discussão

Na primeira atividade, antes da aplicação do projeto (ver gráfico 1), 72,2% dos discentes obtiveram notas entre zero e um, é válido ressaltar que a maioria não conseguiu solucionar nenhuma questão. Diante desse resultado o projeto foi apresentado com as devidas explicações fornecidas sobre o que era o estudo de caso, bem como ele seria implementado na classe. Os alunos se sentiram motivados e curiosos a participar desse trabalho, considerando-o como oportunidade de aprendizagem contextualizada. Nessa etapa, os resultados positivos predominaram, visto que 81,8% dos discentes tiveram notas entre 7,1 e 10,0. Analisando as porcentagens, percebe-se que o desafio a partir do estudo de caso surtiu efeitos positivos, todavia viu-se a necessidade de uma intervenção, uma segunda atividade, para averiguar se o conteúdo havia sido aprendido. Partindo dessa pressuposição o meio de proporcionar uma aprendizagem significativa se baseou em questões que desafiassem o aluno. A última atividade proposta, após a aplicação do projeto, não se restringiu a um resultado correto de uma regra de três simples, o intuito também era saber se o discente possuía assimilação de conteúdos anteriores, como balanceamento químico, massa molecular e reações químicas. Comprova-se uma melhora, pois a maior parte da turma, 72,8% dos discentes tiveram desempenho satisfatório nessa atividade. (ver fig. 1) Sendo assim, as principais finalidades do estudo de caso foram alcançadas, promover o Ensino de Química a partir do método investigativo. Além de colaborar com o desenvolvimento do discente na leitura, escrita e interpretação com a investigação de casos sociais na tentativa de solucioná- los, priorizando o bem da sociedade, bem como verificou-se a criatividade e a noção de cidadania dos envolvidos no projeto.

Rendimento dos discentes nas atividades 1 e 2, valendo 5 pontos cada.

Gráfico do rendimento dos estudantes em relação as atividades realizadas antes e depois da aplicação do estudo de caso.

Conclusões

Conclui-se que o projeto obteve resultados positivos, pois os discentes desenvolveram o estudo de caso de forma satisfatória, já que os conceitos repassados eram necessários para a resolução do caso e este foi resolvido. Além disso, o método surtiu efeito no desenvolvimento da autonomia do alunado, pois colocou-os como protagonista do próprio aprendizado. Por meio desse fato, o estudo de caso foi o meio proposto para que os discentes construíssem autonomia ao expor seu ponto de vista aos demais colegas de classe

Agradecimentos

Capes- Pibid Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano Campus: Floresta EREM Professora Maria de Menezes Guimarães

Referências

STAKE, R. E. The Art of Case Study Research. Thousand Oaks, CA: Sage. Publications, 1995.