Autores

Araújo, K.A.L.G. (UESPI) ; Paz, W.H.P. (UESPI) ; Silva, R.C. (UESPI) ; Lima, F.C.A. (UESPI)

Resumo

Este trabalho tem como objetivo aplicar jogos lúdicos para complementar e auxiliar no processo ensino-aprendizagem, ganhando espaço na escola pública de Teresina-PI, afim de melhorar as aulas de Química. Foram realizados três jogos lúdicos com alunos das series do ensino médio com o auxílio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Através da aplicação dos jogos pode-se observar que essa metodologia teve uma contribuição significativa para os alunos, demonstrando eficácia no ensino, aprimorando e enriquecendo a compreensão dos alunos nos assuntos de Química das três series de ensino.

Palavras chaves

Jogos lúdicos; PIBID; Química

Introdução

O PIBID é um programa que vem crescendo nas instituições federais e estaduais de educação superior, e que vem se consolidando como uma das mais iniciativas do país. O programa além de contribuir na qualidades das escolas públicas, incentiva a formação de professores para a educação básica (Lima e Neto, p. 111, 2014). Nas ultimas décadas tem se comprovado que o modelo tradicional de ensino pode apresentar muitas desvantagens, se destacando, a maneira como ocorre à transmissão do conhecimento, que é unidirecional, ou seja, o professor expõe o conteúdo de maneira que o aluno não possa exercer sua criticidade, sendo apenas um ouvinte. Desta forma, os alunos recebem e armazenam as informações de maneira mecânica e de memorização, e não são capazes de reproduzi-la em uma situação diferente da que lhe foi proposta anteriormente (CASTRO e COSTA, p. 1, 2011). É nesse contexto que metodologias diferenciadas tais como jogos didáticos vem ganhando espaço como instrumento motivador para a aprendizagem de conhecimentos químicos servindo de estímulo e elevando o interesse do estudante (CUNHA, p. 92-98 2012). Contudo percebe-se que muitos professores continuam com a mesma metodologia de ensino, onde boa parte não procura alternar as aulas tradicionais com uma metodologia onde haja mais interação entre professores e alunos, e que torne a transmissão do conteúdo mais agradável. Com o desenvolvimento do programa PIBID é possível criar atividades simples e de baixo custo que enriquecem o ensino de química. Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo aplicar jogos lúdicos com o intuito de melhorar a relação ensino-aprendizagem na disciplina de química na escola desenvolvido com o auxílio do PIBID-UESPI.

Material e métodos

Os jogos foram realizados Escola Moaci Madeira Campos em Teresina-PI, com o auxílio do PIBID. A aplicação foi feita nas series de 1, 2 e 3º ano abordando os respectivos conteúdos:Tabela periódica, termoquímica e funções orgânicas. O jogo 1 “BINGO QUÍMICO” foi feito com o intuito de melhorar o aprendizado da tabela periódica, fazendo a relação entre nomes e símbolos dos elementos químicos. O jogo possui uma tabela com 16 casas contendo os símbolos dos elementos, no qual o aluno deverá atribuir o nome do elemento ao seu respectivo símbolo na cartela. A vitória é concedida ao jogador que tenha completado a cartela corretamente. O jogo 2 “BATALHA TERMOQUÍMICA”, objetivou à testar os conhecimentos de termoquímica (reações do cotidiano, ex: combustão e fusão do gelo). O jogo foi apresentado em slide contendo figuras com as reações e com as seguintes regras:passar a vez, jogar novamente, ganhar ou perder pontos. Os dois grupos deveram escolher um número do slide de 2 a 30 correspondente as imagens. O aluno deverá responder se a reação é um processo exotérmico ou endotérmico,em cada acerto o grupo ganha 1 ponto. Quando todas as imagens forem reveladas, o grupo que tiver mais pontos vence a Batalha. O jogo 3 “QUI-MICO” tem como objetivo associar as funções orgânicas com seus grupos funcionais. O jogo é composto por 12 cartas contendo grupos funcionais, 12 cartas contendo o nome das funções orgânicas e uma carta contendo o QUI-MICO, que corresponde a uma rodada sem jogar. As cartas foram viradas sobre a mesa e os alunos deveram formar os pares, em caso de erro o aluno terá que devolvê-la para que próximo jogador jogue. Ganha o jogo quem conseguir formar maior par de cartas.Em seguida foi realizado questionários antes e depois da aplicação dos jogos para a avaliação dos alunos.

Resultado e discussão

A proposta da aplicação dos três jogos químicos teve como resultado uma ferramenta complementar e facilitador no conhecimento dos conteúdos da disciplina. É possível destacar que obteve-se rendimento melhor na disciplina, aja vista que foi de grande importância para os alunos, tornar as aulas mais interessante e facilitando o aprendizado na disciplina de química. De acordo com os resultados obtidos (Figura 1) através de entrevistas e questionários é possível perceber que muitos os alunos sentem dificuldades em assimilar os conteúdos de química, resultando na desmotivação, tornando a disciplina decorativa e monótona. Existe ainda alguns alunos que compreendem os conteúdos em sala de aula, porém afirmam que o livro didático não ajuda a suprir as necessidades de aprendizagem. Com a aplicação dos jogos possibilitou uma melhor interação entre os alunos e o professor, estimulando ao aluno a participar da construção do conhecimento relacionando a teoria com a prática, ocorrendo interesse pela disciplina e a melhor compreensão do assunto estudado. Os resultados obtidos demonstram que a metodologia é um método eficaz para a aprendizagem dos alunos, estimulando o raciocínio lógico e proporcionando uma forma dinâmica de aprendizado, atuando como um recurso de ensino-aprendizagem.

Figura 1

Resultado da apuração dos dados antes e após a aplicação dos jogos.

Figura 2

Algumas imagens da aplicação dos jogos lúdicos nas três séries do ensino médio em sala de aula

Conclusões

Com a aplicação dos jogos lúdicos verificou-se que é uma boa ferramenta para melhorar a relação do processo de ensino e aprendizagem, estimulando o aluno a participar da construção do conhecimento relacionando a teoria com a prática, levando o interesse pela a disciplina. Diante dos resultados obtidos notou-se que as metodologias inovadoras como os jogos é um método eficaz para a aprendizagem dos alunos. Com isso fica evidente que que é necessário a utilização de novas metodologias nas aulas de Química como auxílio didático, contribuindo para o crescimento educacional.

Agradecimentos

CAPES; PIBID-UESPI ; UESPI - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Referências

CASTRO, B. J.; COSTA, P. C. F.Contribuições de um jogo didático para o processo de ensino e aprendizagem de Química no Ensino Fundamental segundo o contexto da Aprendizagem Significativa. Revista electrónica de investigación en educación en ciencias, v. 6, n. 2, p. 1, 2011
CUNHA B. M. Jogos no Ensino de Química.Química Nova na escola. v. 34, n. 2, p. 92-98, 2012.

LIMA, F. L; NETO, M. S. O PIBID e a Universidade Estadual do Piauí: formação docente e responsabilidade social. 1. ed. Teresina: Universidade Estadual do Piauí. v. 1, p. 5, 2014