Autores

Bezerra, K.M. (IFMS) ; Cruz, T.F. (IFMS) ; Godoy, R.R. (IFMS) ; Silva, A.K.J. (IFMS) ; Oliveira, H.R. (IFMS)

Resumo

O presente trabalho visa promover a educação ambiental por meio de trilhas ecológicas Interpretativas. E para realização dessa atividade foi selecionado como local o córrego Criminoso, que deságua no rio Taquari da Cidade de Coxim. E dentro desse contexto estimular o interesse dos estudantes pela química, utilizando para isso atividades experimentais relacionados com os parâmetros físico-químico da água e também através dessas análises favorecer a aprendizagem de conceitos químicos.

Palavras chaves

Trilha; Ensino; Química

Introdução

Durante os últimos anos no Brasil cresceu a preocupação de docentes e especialistas em educação, quando se refere a tocante arte de ensinar, ou seja, “O que ensinar e como ensinar conteúdos de Química para alunos de o ensino médio?” de tal forma que os mesmos vejam significados em conteúdos que estão estudando. Pois se observa que os estudantes consideram a química uma disciplina sem significado, ou seja, muitos se perguntam: Onde vou utilizar conceitos de química em minha vida? E o problema maior possivelmente está na educação básica, ou seja, no ensino médio. Pois alunos que cursam três anos de ensino médio, na maioria das vezes não sabem o porquê de estudar aqueles conceitos, haja vista que geralmente o ensino de química é voltado somente para memorização de conceitos, aplicações de fórmulas e cópias fiéis de livros (KOVALSKI et al, 2013). O trabalho fundamenta-se nos PCN, a qual o aprendizado de Química no ensino médio “[...] deve possibilitar ao aluno a compreensão tanto dos processos químicos em si, quanto da construção de um conhecimento científico em estreita relação com as aplicações tecnológicas e suas implicações ambientais, sociais, políticas e econômicas”. (BRASIL, 2002). Para (LOUREIRO, 2004), a educação ambiental é muito importante no ensino médio, pois faz com que os alunos olhem com um olhar mais reflexivo mediante diversas discussões de Educação Ambiental. Baseando-se nas concepções descritas no subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul (IFMS) campus Coxim, elaborou-se e está aplicando uma trilha ecológica interpretativa.

Material e métodos

A pesquisa se desenvolveu a cerca de uma questão a ser respondida: Como promover uma educação ambiental por meio de trilhas ecológicas Interpretativas e paralelamente promover um ensino-aprendizagem contextualizado na disciplina de química no ensino médio? Realizaram-se encontros periódicos a fim de planejar atividades que respondessem a essa questão ao final do Projeto de Pesquisa. A ação consistiu em uma trilha ecológica com 30 discentes de 13 a 16 anos da Escola Estadual Viriato Bandeira pelo córrego Criminoso, que deságua no rio Taquari. Para a realização da Trilha Ecológica, foram realizados alguns encontros, a fins de apresentar o projeto, realizar algumas discussões a cerca da educação ambiental e qual a importância das análises físico-química da água. Foram coletadas amostras de água do Córrego, sendo que algumas foram analisadas no próprio local, como por exemplo, o oxigênio dissolvido com o Oxímetro, à temperatura com o termômetro. Foi aplicado também um questionário prévio, com o objetivo de verificar quais as concepções dos alunos em relação à educação ambiental e conceitos químicos relacionados ao tema. Análises Físico-químicas: cor, turbidez, temperatura, condutividade elétrica, pH, nitrogênio dos meios aquáticos, e oxigênio dissolvido, análise microbiológica, dureza da água, cloretos, análise de sólidos.

Resultado e discussão

Após a realização desses primeiros contatos com os alunos foi observada uma defasagem dos mesmos em relação ao tema. E esse problema de conceitos fica mais explicito, após analisar as respostas dos alunos no primeiro questionário aplicado. Com isso é possível fazer algumas observações: A maioria dos alunos tem o conhecimento que são os responsáveis pelo meio ambiente que os cercam, entretanto não conseguem citar como o descarte inadequado de lixo doméstico pode vir afetar aquele córrego. Os estudantes não tem conhecimento sobre os parâmetros de qualidade de água. Também se pode observar que os estudantes demonstraram pouco entendimento em relação à Educação Ambiental.

Figura 1 - Córrego Criminoso

Fonte: Próprio autor

Figura 2 - Encontro com estudantes do ensino médio

Fonte: Próprio autor

Conclusões

Fica evidente a deficiência dos alunos quanto a conhecimentos sobre problemas ambientais que os cercam, mostrando deste já a relevância da nossa pesquisa. Ao realizar as atividades observa-se o comprometimento dos alunos com o tema, sugerindo e discutindo formas de diminuir o descarte de lixo naquele local. Ao verificar os resultados podemos concluir que os objetivos foram alcançados, pois conseguimos promover uma educação ambiental de forma efetiva por meio da trilha no córrego. Além ainda de gerar um maior interesse pela ciência química e favorecer a aprendizagem de novos conceitos químicos.

Agradecimentos

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, e a Escola Viriato Bandeira. Esse trabalho é financiado pela CAPES através do Projeto PIBID

Referências

BRASIL, MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília:
Ministério da Educação, 2002.

KOVALSKI, M. L; OBARA, A. T; ZEIDAN, D. N. M. Trilhas Interpretativas como Estratégia de Didática no Ensino de Ciências. I (CIRPEA) Colóquio Internacional da Rede de Pesquisa em Educação Ambiental por Bacia Hidrográfica. 2013.

LOUREIRO, C. F. B. Educação ambiental e gestão participativa na explicitação e resolução de conflitos. Gestão em Ação, Salvador, v.7, n.1, jan./abr. 2004.