Autores

Moreira da Paz, G. (IFPI) ; Maria de Fátima, D.N. (IFPI) ; Yanna Brenda, A.S. (IFPI) ; Ludmilla Raissa, B.C. (IFPI) ; Batista Costa, F. (IFPI)

Resumo

A cerâmica é a atividade ou a arte de produção de artefatos cerâmicos. Os materiais cerâmicos são substâncias inorgânicas não-metálicas constituídas de elementos metálicos e não-metálicos. As cerâmicas são facilmente encontradas em materiais de construção, próteses dentárias, chapinha de cabelo e outros. Com isso, este trabalho teve como objetivo analisar como este tema é abordado nas escolas de ensino médio e se os estudantes têm idéia do quanto os materiais cerâmicos estão presentes no seu cotidiano.

Palavras chaves

ENSINO MEDIO; CÊRAMICAS TECNOLOGICAS; COTIDIANO

Introdução

A química é recepcionada pela maioria dos alunos quando chegam ao ensino médio como uma disciplina muito complexa sem função para suas vidas além de componente curricular. Com o objetivo de elaborar uma aula dinâmica e contextualizada para os estudantes de uma escola da rede publica, as bolsistas do PIBID buscaram inserir a química não só como uma ciência sem significância para vida em sociedade, mas buscando demonstrar através da contextualização no dia a dia dos estudantes como a química e seu ensino andam juntos na vida de todos, o tema escolhido foi cerâmicas, Os materiais Cerâmicos é qualquer material inorgânico, não-metálico, obtido geralmente após tratamento térmico em temperaturas elevadas. O termo cerâmica vem da palavra grega keramikos, que significa “material queimado”, indicando que as propriedades destes materiais são obtidas através de um processo de tratamento térmico de alta temperatura denominado queima. Os materiais cerâmicos são fabricados a partir de matérias-primas classificadas em naturais e sintéticas. (NÓBREGA, 2014) A escolha e contextualização do tema de cerâmicas foram possíveis porque a maioria dos alunos da escola em questão tinha contato com matérias ceramiáceos que para eles eram apenas utilitários de barro. Durante a aula eles compreenderam os tipos como eram usadas e em quais produtos do seu cotidiano ela estava presente. E perceberam que o ensino pode ser um agente de transformação que atende as necessidades da sociedade nos mais diferentes setores.

Material e métodos

Primeiramente foi realizado um levantamento de informações, gravuras, vídeo sobre o assunto, além de alguns objetos que são compostos por cerâmica, com isso foi feito a produção do material em forma de slides para a exibição com auxilio de data show. Posteriormente, foi feito a execução na escola Unidade Escolar João Clímaco D’Almeida com alunos do 3º ano do ensino médio com 25 alunos, onde foram divididos em cinco grupos, mostrando por figuras a eles de alguns objetos que contém cerâmica, além da apresentação dos slides foi realizado um questionário sobre cerâmicas, para saber o conhecimento prévio dos mesmos com relação ao assunto. Com a apresentação das informações na escola pode-se observar que os alunos não tinham conhecimento do quão as cerâmicas, principalmente as tecnológicas, estavam presentes em seu cotidiano, pois apresentaram bastante dificuldade em responder o questionário utilizado em sala de aula.

Resultado e discussão

A aula foi ministrada para 25 alunos do 3º ano da escola escola C.E.E.P GOV. JOÃO CLÍMACO D’ALMEIDA. O que pode ser observado no gráfico é a quase que total falta de conhecimento por parte dos alunos da presença das cerâmicas tecnológicas. a contextualização de temas que para os alunos não tem ligações com o disciplinas a contendo de químicas, ajuda-os a reconhecer a importância e a presença da química no seu cotidiano tornando a disciplinas mais atrativa, pois os acertos após a explicação do conteúdo foi quase de 100% para todos os alunos.Considerando apenas os números de acertos antes e depois da aula: 1-O que são cerâmicas? Antes da aula: 10% Responderam de maneira coerente com seu cotiano já que a cidade de ter Ensina possui um centro de artesanato onde se produz muitas peças cerâmicas. Depois da aula 95% Puderam por meio da aula compreender qual a definição de cerâmicas. 2-Quais os dois grupos que se dividem as cerâmicas? Antes da aula: 5%: A grande maioria não soube responder ou foram taxativos só conheciam como eles afirmavam as cerâmicas usadas nos pisos de suas casas e os vasos e artesanatos. Após a aula :98%: Compreenderam que as cerâmicas se dividem: tradicional, artísticas e tectonológicas. 3- Qual a composição das cerâmicas tradicionais e tecnológicas? Antes da aula:3% Não sabiam. E alguns afirmaram barro. |Depois da aula:96%: Compostos inorgânicos de acordo com suas ligações químicas: Metálicos e não metálicos 4-Em quais materiais podem se encontrar cerâmicas em seu cotidiano? antes da aula:5% Tijolos, telhas e pisos. Depois da aula:95%: Sensores, semicondutores, circuitos integrado osciladores capacitores Baterias Nenhum dos grupos conseguiu responder satisfatoriamente as perguntas antes da aula, porém escreveram o que acha

grafico de questoes

gráficos contendo os acertos em porcentagens antes e depois da aula sobre cerâmicas.

grafico de questoes

RESULTADOS COM AS PORCENTAGEM DE ACERTOS ANTES E DEPOIS DA AULA.

Conclusões

A aula apresentada para os alunos obteve-se êxito, logo que após a aula eles responderam ao questionário sem duvidas e surpresos como a química pode ser interessante e presente em seu contidiano.

Agradecimentos

DEUS IFPI CAPES PIBID

Referências

Atkins, P.; Jones L.;Princípios de Quimica: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente. 5ª Edição


NÓBREGA, R.M. J; FRITZ, M; SOUZA, G. C; Inovações tecnológicas: aplicação de materiais cerâmicos na indústria automobilística, XXIV Encontro Nac. de Eng. de Produção - Florianópolis, SC, Brasil, 03 a 05 de nov de 2004