Autores

Oliveira, A.R. (UESPI) ; Paz, W.H.P. (UESPI) ; Lima, F.C.A. (UESPI) ; Sá, (UFPI) ; Nascimento, F.V.B. (UESPI)

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise da utilização e da importância da aula expositiva com o intuito de melhorar os conhecimentos da disciplina de química orgânica em uma turma de ensino médio da rede pública de Teresina-PI utilizando um software educativo com o auxílio do PIBID-UESPI. A exposição da aula foi realizado em sala de aula, após a aplicação dos conteúdos ministrado pelo professor efetivo, no qual foi exposto aos alunos os hidrocarbonetos utilizados no nosso cotidiano, as moléculas no plano tridimensional e as estruturas de algumas substâncias. A análise dos dados mostrou um resultado satisfatório aja vista que os alunos mostraram-se satisfeitos, tendo um rendimento melhor com a aula expositiva, obtendo-se uma visão mais claro da importância dos conteúdos da química orgânica.

Palavras chaves

PIBID-UESPI; Software Educativo; Química Orgânica

Introdução

Referindo-se área da química tem-se constatado que ela sempre foi vista pela maioria dos estudantes de ensino médio como uma disciplina monótona e complicada, gerando um grande desinteresse, e níveis de dificuldades apresentados pelos alunos em sala de aula. No ponto de vista dos alunos a disciplina de química orgânica se resume somente a muitas fórmulas, nomenclaturas e moléculas sem relação ao cotidiano. Segundo (MOOJEN, p. 249, 1999), os problemas da aprendizagem estão relacionado a desmotivação e ao desinteresse, além de dificuldades de disciplinas diversas. Logo com essa perspectiva diante dos educandos os problemas na aprendizagem interfere significativamente no rendimento escolar ou nas atividades da vida diária que exigem habilidades de leitura, matemática ou escrita. Para se obter rendimentos melhores é preciso desenvolver metodologias diferentes e alternativas que possuem uma assimilação ao nosso dia-dia. Diante das inovações tecnológica nos dias de hoje interligada em nosso meio, se faz jus a implantação de aulas expositivas no que o professor deve propiciar uma interação com os alunos. A possibilidade do professor se apropriar dessas tecnologias integrando-as com ambiente de ensino aprendizagem de química poder gerar um ensino mais dinâmico e mais perto das constantes transformações que a sociedade tem vivenciado, contribuindo para diminuir a distância que separa a educação básica das ferramentas modernas de produção de difusão do conhecimento. (BENITE, 2006, p.40). O intuito desse trabalho se baseado na utilização de aula expositiva didática com auxílio de um software para melhorar o ensino e obter uma visão mais claro da disciplina de química orgânica, abrangendo formulas no plano espacial, nomenclaturas e aplicação dos hidrocarbonetos em nosso cotidiano.

Material e métodos

Referindo-se área da química tem-se constatado que ela sempre foi vista pela maioria dos estudantes de ensino médio como uma disciplina monótona e complicada, gerando um grande desinteresse, e níveis de dificuldades apresentados pelos alunos em sala de aula. No ponto de vista dos alunos a disciplina de química orgânica se resume somente a muitas fórmulas, nomenclaturas e moléculas sem relação ao cotidiano. Segundo (MOOJEN, p. 249, 1999), os problemas da aprendizagem estão relacionado a desmotivação e ao desinteresse, além de dificuldades de disciplinas diversas. Logo com essa perspectiva diante dos educandos os problemas na aprendizagem interfere significativamente no rendimento escolar ou nas atividades da vida diária que exigem habilidades de leitura, matemática ou escrita. Para se obter rendimentos melhores é preciso desenvolver metodologias diferentes e alternativas que possuem uma assimilação ao nosso dia-dia. Diante das inovações tecnológica nos dias de hoje interligada em nosso meio, se faz jus a implantação de aulas expositivas no que o professor deve propiciar uma interação com os alunos. A possibilidade do professor se apropriar dessas tecnologias integrando-as com ambiente de ensino aprendizagem de química poder gerar um ensino mais dinâmico e mais perto das constantes transformações que a sociedade tem vivenciado, contribuindo para diminuir a distância que separa a educação básica das ferramentas modernas de produção de difusão do conhecimento. (BENITE, 2006, p.40). O intuito desse trabalho se baseado na utilização de aula expositiva didática com auxílio de um software para melhorar o ensino e obter uma visão mais claro da disciplina de química orgânica, abrangendo formulas no plano espacial, nomenclaturas e aplicação dos hidrocarbonetos em nosso cotidiano.

Resultado e discussão

A análise dos dados para a apuração do rendimento dos alunos de 3º ano foi realizada por meio de questionários antes e pós a aula expositiva com o uso de software, contendo perguntas relacionadas ao ponto de vista do alunos na assimilação dos conteúdos da química orgânica. Em relação as aulas ministradas pelo professor mostra que 80% dos alunos apresentam dificuldades em assimilar o conteúdo e apenas 5% da turma não sentem dificuldades em aprender os assuntos. Constatou-se que ao serem submetidos nessa metodologia os alunos apresentaram melhorias na fixação dos conceitos, facilitando o aprendizado e compreensão da aplicação dos hidrocarbonetos no nosso dia-a- dia, o plano tridimensional das molécula em uma visão mais ampla e a revisão das nomenclaturas estudadas em sala de aula. Com base nos resultados foi possível ver que 86% da turma sentiram melhorias em compreender melhor o conteúdo através da exploração do software, e apenas 5% mostra que essa ferramenta ajudou a assimilar os conteúdo, mas ainda mostra insatisfação na disciplina. As observações feita antes e após a aula expositiva com o uso de software educativo estão representadas na figura 1. Fica visível que na disciplina de química orgânica é importante a inserção de programas de softwares tais como esse mostrado neste trabalho para efetuar um modelo de aprendizagem diferente explanado no livro didático, pois muitas vezes o aluno não tem recursos em sala de aula para explorar a disciplina de forma mais expositiva Figura 2. Com isso pode-se afirmar que a introdução da aula expositiva com o uso de software educativo no cotidiano escolar mostrou ser útil e eficaz, devido à influência que o mesmo exerce aos alunos tornando-se mais fácil e dinâmico o processo de ensino e aprendizagem.

figura 1

Resultados antes e depois da aplicação da aula expositiva.

Figura 2

Aplicação da aula expositiva do conteúdo de hidrocarbonetos

Conclusões

Por meio deste trabalho foi perceptível a real importância da utilização da aula expositiva com o uso de software no processo de ensino-aprendizagem de química. Os resultados obtidos mostraram que mais de 80% da turma de 3º ano sentiram melhorias no ensino do conteúdo abordados por meio dessa metodologia. Foi notável que essa metodologia deve ser inserida no ambiente escolar servindo como recurso de apoio ao ensino, conduzindo o estudante a explorar suas ideias e questionamentos em relação aos assuntos da química orgânica.

Agradecimentos

Esse trabalho é financiado pela CAPES através do Projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência) da UESPI (Universidade Estadual do Piauí).

Referências

BENITE, Claudio Roberto Machado. Avaliação de Tecnologias Educacionais no Ensino de Química em Nível Médio. Rio de Janeiro, junho de 2006. Trabalho de conclusão de curso UERJ. p, 79; 2006.

MOOJEN, S. Dificuldades ou transtornos de aprendizagem In: Rubinstein, E. (Org). Psicopedagogia: uma prática, diferentes estilos. São Paulo. Casa do Psicólogo, p, 249. 1999.