Autores

Araújo, D.T.R. (UESPI) ; Oliveira, A.C. (UESPI) ; Lima, F.C.A. (UESPI) ; Sa, E.R.A. (UFPI)

Resumo

A linguagem química está repleta de assuntos teóricos, e por isso, é facilmente visto que há um desinteresse dos alunos no estudo destas teorias. Visando que a experimentação é uma estratégia eficiente para a criação de problemas reais que permitem a contextualização e o estímulo de questionamento para uma melhor compreensão e aprendizagem. O presente trabalho foi realizado com 30 alunos do 1º ano do ensino médio da Unidade Escolar Barão de Gurguéia, desenvolvido com o programa PIBID, com o intuito de mostra a importância das aulas práticas como instrumento facilitador da aprendizagem aliando a teoria. A pesquisa evidência que somente aulas teóricas não emergem compreensão suficiente do conteúdo ministrado, e que as atividades experimentais incentivam os alunos a refletir e argumentar.

Palavras chaves

Experimentação; Ensino Médio; Prática de ensino

Introdução

O ensino de Química desenvolvido nas escolas, na maioria das vezes está limitado a aulas tradicionais, diminuindo as possibilidades de informações, definições de leis e conceitos sem nenhuma interação de conteúdo com o cotidiano dos alunos(SANTOS., p-133 2000). Os procedimentos práticos facilitam a aproximação da química teórica vista em sala de aula e a química vista no seu cotidiano, modificando a percepção do educando, transformando assim, a teoria em uma aprendizagem mais palpável e significativa (FREIRE, 2011 p-47). As aulas expositivas podem ser uma grande estratégia para o professor realizar uma aula mais participativa e a experimentação para demonstrar os conteúdos que eram trabalhados apenas na teoria.Possibilita ao aluno pensar sobre o mundo de forma científica, ampliando seu aprendizado e estimulando habilidades, como a observação, a obtenção e a organização de dados, bem como a reflexão(MACHADO., p-57 2007). Diante disso, foi realizada uma avaliação em forma de questionário antes e depois das praticas de conhecimentos sobre vidrarias de laboratório, separação de misturas e densidade. Todavia com o objetivo de verificar a aprendizagem considerando aulas teóricas e prática verificou-se maior êxito no entendimento dos conteúdos e dos experimentos.

Material e métodos

Esse trabalho foi realizado na Unidade Escolar Barão de Gurguéia, na cidade de Teresina no estado do Piauí, com o intuito de verificar a importância das aulas experimentais como instrumento facilitador da aprendizagem no ensino médio. Para a elaboração do presente trabalho, a atividade foi divida em duas etapas. Inicialmente, desenvolveu-se a elaboração de um questionário para ser aplicado antes e depois da prática e, em seguida foi feito a aplicação do mesmo com um grupo de 30 alunos do 1ºano do ensino médio, da referida escola, com o objetivo de verificar os conhecimentos prévios dos alunos a respeito do assunto abordado, a fim de analisar se os alunos assimilaram o conteúdo ministrado, após as experiências. Na segunda etapa , desenvolveu-se a aula prática ,sendo experimentos simples e de fácil acesso. Foram utilizados três experimentos envolvendo densidade, separação de misturas e vidrarias. O primeiro experimento foi sobre as principais vidrarias utilizadas no laboratório, sendo utilizados os seguintes materiais: béquer, pipeta, pisseta, bureta, balão volumétrico, bastão de vidro, erlnemyer. O segundo experimento foi sobre separação de misturas homogêneas e heterogêneas, utilizando os seguintes materiais: água, areia, sal, açúcar, béquer, funil, papel de filtro, bastão de vidro, álcool. O terceiro experimento estava relacionado a densidades dos sólidos e líquidos puros. Para realizar esse experimento foram utilizados os seguintes materiais: água, óleo de cozinha, gasolina, prego, isopor, álcool, areia, proveta, pisseta, béquer. Logo após a aplicação, foi realizado o levantamento, a tabulação e a discussão das informações obtidas, buscando a interpretação, a comparação e a fundamentação desses dados.

Resultado e discussão

Os resultados da pesquisa foram obtidos através de um pré-teste, sendo esse um questionário, três atividades experimentais e um pós-teste. A partir dos dados obtidos através do questionário aplicado no 1º ano do ensino médio, pode-se realizar uma estimativa percentual das respostas dos alunos antes e depois das práticas. Logo depois das analises dos questionários foi possível realizar uma estimativa percentual das respostas dos alunos em relação as três práticas . Para a prática 1, de vidrarias utilizadas no laboratório, antes da prática cerca de 80‰ dos alunos responderam que não tinham conhecimentos sobre as mesmas.Logo depois da prática, para a mesma pergunta cerca de 75‰ dos alunos responderam que tinha muito conhecimento sobre as vidrarias do laboratório. Para a prática 2, sobre separação de misturas, antes da realização dos experimentos cerca de 85‰ dos alunos tinha pouco conhecimento sobre separação de mistura.Logo depois do experimento pode-se observar um grande avanço pois 92‰ da turma responderam que tinham muito conhecimento sobre o tema . Para a prática 3, sobre densidade dos sólidos e líquidos, antes da experiência cerca de 75‰ dos alunos tinham pouco conhecimento sobre densidade. Logo depois da prática cerca de 95‰ dos alunos afirmaram que tinha muito conhecimento sobre o assunto. Após a conclusão dos experimentos pode-se observar nos alunos um maior interesse pelo assunto a partir do momento em que iniciou-se a realização dos experimentos, os alunos tiveram o interesse de participar, de fazer questionamentos e indagações, enfim, mostraram que estavam curiosos em aprender mais sobre a Química.

Figura 1- Experimento realizado em sala de aula

prática realizada em sala de aula sobre densidade dos liquidos ,onde na mesma foi utilizado uma proveta ,alcool e gasolina.

Conclusões

A partir da análise dos resultados, verificou-se que a ausência de aulas experimentais afeta diretamente o processo de ensino-aprendizagem do aluno, uma vez que a introdução de aulas experimentais foi caracterizada pelo mesmo como uma ferramenta complementar de ensino de química, sendo esta extremamente importante para que o aluno compreenda melhor os componentes e ações presentes no seu cotidiano a fim de melhorar a sua compreensão sobre a química e o seu estudo, apresentando assim menos dificuldades na sua jornada acadêmica.

Agradecimentos

(UESPI). Esse trabalho é financiado pela CAPES através do Projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência).

Referências

FREIRE. PAULO. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativo. São Paulo, Paz e terra, 2011.
MACHADO,P. F. L.; MÒL, G. S. Experimentando química com segurança. Química Nova na Escola. N° 27, p. 57-60, 2007.
SANTOS, W. L. P. dos.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos da abordagem C.T.S. (ciência tecnologia e sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio: pesquisa em educação em ciência, v.2, p. 133 – 162, dez. 2000.