Autores

de Sá, A.P. (IF SERTÃO-PE) ; Bruno de Souza Silva, J. (IF SERTÃO PE) ; Thaís Lopes Ferreira, L.B. (IF SERTÃO-PE) ; Ana de Moura, L. (IF SERTÃO-PE) ; dos Santos Mira, T. (IF SERTÃO-PE) ; Freire Santos Novaes de Sá, J. (JM) ; Lopes Soares G. de Sá, C. (IF SERTÃO-PE) ; Lúcia da Silva Augusto Filha, V. (IF SERTÃO-PE)

Resumo

O presente trabalho trata-se de uma proposta dinâmica para o Ensino Médio, foi elaborado por bolsistas PIBID do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - Campus Floresta. A vivência aconteceu na Escola Estadual Júlio de Mello Floresta-PE, teve como público alvo alunos do 2º ano do ensino médio. A situação pedagógica surge da relevância de articular estratégias diversas que estimule a participação dos alunos na disciplina de química. A atividade foi desenvolvida com o objetivo de favorecer a fixação e aprendizagem de conteúdos químicos que foram abordados no 1º ano do ensino médio através da aplicação de uma atividade lúdica, além disso, foi uma forma de aprimorar conceitos que servirão como base para novos conhecimentos químicos.

Palavras chaves

Química; Lúdico; aprendizagem

Introdução

A utilização dos jogos pedagógicos é uma alternativa viável e promissora, visto que, podem ser confeccionados com materiais que fazem parte do ambiente de sala de aula. Relata ainda as facilidades para sua execução, uma vez que os mesmos não necessitam de uma estrutura especial para sua aplicação, pois a própria sala de aula presta-se muito bem a esse fim. (Robaina,2008) Diante dos vários entraves que ainda perdura a educação como desestímulo de alunos, recursos insuficientes, dentre outros, cabe ao professor articular ferramentas pedagógicas que atentem esses dicentes para o ensino e que principalmente, possa de fato propiciar uma aprendizagem significante. A atividade lúdica não tem apenas como finalidade promover aos discentes a memorização dos conteúdos trabalhados, mas também provocar o raciocínio dos mesmos, a reflexão, o pensamento e consequentemente a construção do seu conhecimento. Além de, desenvolver competências e habilidades necessárias às práticas educacionais da atualidade. O ensino de Química muitas vezes norteado somente por explanações teóricas e fórmulas que não aproximam os discentes da disciplina deve ter como suporte estímulos que fomentem a necessidade dessa disciplina na formação integral do indivíduo e que ainda auxiliem na apropriação do conhecimento. O jogo como promotor de aprendizagem e do desenvolvimento passa a ser considerado nas práticas escolares como aliado importante para o ensino, já que coloca o aluno diante de situações lúdicas. O jogo pode ser uma boa estratégia para aproximá-lo dos conteúdos culturais a serem vinculados na escola. (KISHIMOTO, 2003).

Material e métodos

Os materiais utilizados para a elaboração do passa ou repassa foram TNT, bexigas, chantilly, projetor multimídia, entre outros materiais de baixo custo. O projeto Passa ou Repassa Químico foi vivenciado com vinte e oito alunos do 2º E.M na Escola Júlio de Mello, na disciplina de Química. Tendo como proposta metodológica: Apresentação do projeto em sala de aula com repasse dos conteúdos que foram abordados e divisão da turma em três equipes, onde cada grupo escolheu um líder para representá-los no decorrer da atividade. Antes da vivência do jogo os bolsistas revisaram conteúdos que seriam abordados. Na culminância do projeto cada equipe foi identificada por uma cor, responderam a questões objetivas e de múltipla escolha. As questões versavam sobre conteúdos como Matéria, Estados Físicos, Mudanças de Estado Físico, Ponto de ebulição e Ponto de fusão, dentre outros. Quando um grupo errava a resposta ou não completava a prova, o terceiro grupo ganhava o direito de resposta e assim por diante. A primeira rodada da atividade lúdica valeu dez pontos e a segunda, vinte pontos e para decidir, a partida final valeu 50 pontos, sendo que a equipe que não conseguiu responder cumpriu provas e a equipe que teve a maior pontuação venceu a competição.

Resultado e discussão

Foi aplicado um pré-teste e um pós teste a fim de verificar a influência da atividade lúdica na aprendizagem dos estudantes, onde foi possível obter os seguintes resultados, como mostra a figura 1.Observou-se um relevante percentual positivo do pós-teste sobre o pré-teste, demonstrando que a atividade em questão, desprendendo-se um pouco da aula tradicional corroborou no processo de aprendizagem dos alunos.Além disso, foi possível perceber a motivação dos alunos causada pela atividade aplicada, onde o espírito de competição, o divertimento e o trabalho em equipe, estimularam e colaboraram para os resultados alcançados.

Figura 1

Média geral dos alunos

Figura 2

Alunos vivenciando a atividade lúdica

Conclusões

As atividades lúdicas no ensino de química demonstram que é possível aprender com métodos diversificados sem perder o foco do ensino de conceitos importantes, com a análise final do projeto percebe-se que a metodologia aplicada contribuiu para uma melhor aprendizagem desta ciência na medida em que o aluno foi instigado pela situação didática, que tornou o processo estimulante e construtivo. O trabalho em equipe fortificou e influenciou para uma prática colaborativa. Portanto fica evidente que a ludicidade favoreceu um ambiente propício ao aprendizado significativo.

Agradecimentos

Ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do sertão pernambucano - Campus Floresta, a Capes, ao PIBID e a Escola Estadual Júlio de Mello.

Referências

KISHIMOTO, T. M. (2003). Jogo, brinquedo e brincadeira. São Paulo: Cortez.
ROBAINA, J. V. Química através do lúdico: brincando e aprendendo. Canoas: EDITORA DA ULBRA. 2008.