Autores

Rodrigues Luz, R. (IFPI) ; Ribeiro Leal, P. (IFPI) ; Clidenor de França, J. (IFPI) ; das Chagas Alves Silva, F. (IFPI)

Resumo

Este trabalho envolve a aplicação do jogo lúdico Quiz Química no ensino de química tem como objetivo de levar a química para a sala de aula com uma metodologia diferente de forma atrativa, o mesmo foi realizado em uma turma de terceiro ano do ensino médio. Essa atividade foi analisada através de um questionário com temas retirado de três livros de química sendo do 1°, 2°, 3° ano para facilitar a proximidade do aluno com os conteúdos Evolução Atômica, Tabela Periódica, Hidrocarbonetos, Soluções e Curiosidades e Matéria e suas transformações, em seguida colocou-se em aplicação o mesmo, resultando em uma aula divertida, dinâmica e promovendo uma atividade lúdica voltada para o ensino de química.

Palavras chaves

Jogo; Ensino de química; Aprendizagem

Introdução

O ensino de química vem sendo um grande desafio para os docentes na área, pois o conteúdo referente a essa ciência tem sido visto por muitos discentes como conteúdos abstratos, difíceis de compreensão. Assim há uma preocupação em novas maneiras de ensinar para haver uma melhor contextualização e facilitar a aprendizagem. Ensinar química não se resume a aplicar conteúdos para mera decoração, é preciso que se trace metas com o proposito de atingir um ensino desejável, e essa meta esta associada a introdução dos jogos lúdicos que desenvolve a percepção, o raciocínio, a reflexão e a construção do pensamento. Os jogos lúdicos são instrumentos que motivam, atraem e estimulam o processo de construção do conhecimento, de acordo (SOARES 2004), pode ser definido como uma ação divertida, seja qual for o contexto linguístico, desconsiderando o objeto em volta na ação. Se há regras, essa atividade lúdica pode ser considerada um jogo (SOARES, 2008). Quando as situações lúdicas são criadas pelo professor visando estimular a aprendizagem, revela-se então à dimensão educativa (SZUNDY, 2005). Os jogos são indicados como um tipo de recurso didático educativo que podem ser utilizados em momentos distintos, como na apresentação de um conteúdo, ilustração de aspectos relevantes ao conteúdo, como revisão ou síntese de conceitos importantes e avaliação de conteúdos já desenvolvidos (CUNHA; 2004). Assim o Quiz Química é uma ferramenta lúdica que visa um ensino de forma dinâmica, pois, ensino de química em geral é tradicional, caracterizado pela memorização e repetição de nomes, fórmulas e cálculos não relacionados com o dia-a-dia do educando e fora da realidade em que se encontram, ele é apresentado de forma descontextualizada facilitando a aprendizagem.

Material e métodos

A pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo uma vez que, ambos se complementem nesse processo de investigação onde o foco será os alunos do ensino médio da escola Landri Sales com os alunos do 3°ano do ensino médio. [...] “Acreditamos na relação fértil e frutuosa entre as abordagens qualitativas e quantitativas que devem ser vistas em oposição complementar”. (MINAYO, 2007, p.25). O jogo didático foi desenvolvido na disciplina Educação Sociedade e Cultura do curso de licenciatura Química IFPI campus Picos, e foi aplicado em uma turma de 3º ano do ensino médio com 16 alunos da escola Landri Sales, na qual a devida escola participa do subprojeto PIBID QUÍMICA onde é ofertado monitorias para ajudar o educando na disciplina. No primeiro momento da aula aplicou-se um questionário para analisar os conhecimentos que os alunos possuíam sobre o conteúdo abordado. Em seguida a turma foi divida em grupos para a aplicação. O Quiz Química é composto por um tabuleiro, um dado, três peões (representando os jogadores) quinze fichas, 150 perguntas sobre cinco temas envolvendo: Evolução Atômica, Tabela Periódica, Hidrocarbonetos, Soluções e Curiosidades e Matéria e suas transformações, assim o primeiro jogador que acertar as perguntas e marcar os tubos de ensaio vence. Terminando o jogo foi aplicado novamente um questionário com perguntas abertas e fechadas em seguida os resultados obtidos após a utilização do recurso lúdico foram colocados em gráficos a fim de verificar a eficiência e benefícios que foram acrescentados visando absorver com mais facilidade os conteúdos em exercício

Resultado e discussão

A pesquisa revela que 65% dos alunos após a aplicação do jogo compreendeu como ocorre a evolução dos modelos atômicos, 45% teve uma grande associação dos compostos com os nomes de hidrocarbonetos em suas cadeias, 52,5% houve uma melhor entendimento dos símbolos da tabela periódica, 71,2% afirmam que se as aulas fossem contextualizadas com jogos levariam a uma melhor relacionamento com a disciplina 77,3% afirmam que as curiosidades trazidas no jogo estava no seu cotidiano e não sabiam dessa relação. Então foi se trabalhado a importância da aprendizagem com um recurso lúdico, na pratica como um método para adquirir uma aula dinâmica e com um melhor rendimento, por ser um jogo de tabuleiro também permitiu uma interação específica atraindo a percepção, incentivando a sociabilização e o surgimento de debates e discursão sobre o assunto entre os jogadores. Após a aplicação pode-se perceber que os alunos mudaram a sua visão em relação a química pois mesmo achando uma disciplina chata e de difícil compreensão pôde-se tornar atrativa dependendo da metodologia aplicada.

Conclusões

A partir da utilização do jogo é notável a motivação proporcionada aos participantes contribuindo para a eficiência e o rendimento, mesmo com os déficits encontrados no decorrer da pratica desse procedimento. Pode-se constatar que é muito importante a introdução de jogos no cotidiano escolar, ainda que existam inúmeros problemas a serem resolvidos para que a aprendizagem seja altamente significativa e com padrões de qualidade, mais com a dinamicidade e ampliações das metodologias utilizadas,às aulas ganham novo escopo e a utilização de jogos tornam mais fácil e dinâmico esse processo.

Agradecimentos

Agradeço a Deus, pois tudo é de acordo com os seus propósitos, a orientadora e os colegas que me ajudaram, ao Pibid e a Capes.

Referências

CUNHA, M. B. Jogos de Química: Desenvolvendo habilidades e socializando o grupo . Eneq 028- 2004.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. (org.) Pesquisa social. Teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
SOARES, M. H. F. B.; O Lúdico em Química: Jogos e atividades aplicados ao ensino de química. Universidade Federal de São Carlos, Tese de Doutorado, 2004.
SOARES, M.H.F.B. Jogos e atividades lúdicas no ensino de química: teoria, métodos e aplicações”. IN:Anais, XIV Encontro Nacional de Ensino de Química. Departamento de química da UFPR .2008.
SZUNDY, P. T. C. A construção do conhecimento do jogo e sobre o jogo: ensino e aprendizagem de LE e formação reflexiva. Tese (doutorado em linguística aplicada e estudos da linguagem) PUC – São Paulo, 2005;