Autores

Freire, A.C. (INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS F) ; Silva, C. (INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS F) ; Sa, C.L.S.G. (INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS F) ; Souza, J. (ESCOLA DEPUTADO AFONSO FERRAZ) ; Filha, V.L.S.A. (INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS F)

Resumo

A realização de aulas práticas veem como uma boa ferramenta para o professor em sala de aula, no auxilio,revisão e fixação de assuntos, estimulando o trabalho em equipe,e o interesse pela disciplina. Diante desse marco teórico o presente trabalho teve como objetivo a experimentação sobre o conteúdo de Densidade, realizados pelos próprios alunos. O mesmo foi vivenciado na Escola Estadual Deputado Afonso Ferraz, em uma turma de 9ª ano “C”, por bolsistas PIBID do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano Campus- Floresta.

Palavras chaves

experimentação; ciência; aprendizagem

Introdução

A experimentação é uma ferramenta de auxilio indispensável no ensino de química. É outra maneira de mostrar a química em ação na prática. Segundo Galiazzi e Gonçalves (2004), “a experimentação é uma ferramenta muito importante no processo de ensino-aprendizagem de química, sendo necessário que as atividades sejam bem elaboradas e bem aplicadas para se obter resultados significantes”. A demonstração química em sala de aula promove o papel de despertar a curiosidade dos alunos, o interesse pela disciplina, a participação, buscando contextualizar os testes realizados relacionando com o dia a dia dos alunos, auxiliando no processo de ensino e aprendizagens dos mesmos. A química como ciências é uma ponte para o processo de conhecimento e aprendizagem dos educandos. Diante desse contexto o presente trabalho tem como objetivo a experimentação sobre o conteúdo de Densidade, realizados pelos próprios alunos.

Material e métodos

O referido trabalho foi realizado na Escola Estadual Deputado Afonso Ferraz, em uma turma de 9ª ano “C”, por bolsistas PIBID do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano Campus Floresta. Inicialmente a professora ministrou o conteúdo de Densidade. Em outro momento as bolsistas realizaram a experiência Torre dos líquidos, com o objetivo de mostrar na prática a densidade de diferentes líquidos. Ao fim do experimento foi proposto aos alunos que eles também realizassem experimentos sobre densidade então foi dividida a turma em 5 equipes de 5 alunos, foi entregue os roteiros de cada experimento sendo eles: submarino na garrafa, Afunda ou não afunda, lava de sal, sobe e desce e Água e naftalina. Para as práticas os alunos utilizaram matérias e reagentes tais como: garrafa pet, massa de modelar, naftalina, água com gás, pastilha efervescente entre outros. Onde as equipes apresentaram e explicaram cada experiência. Havendo a contextualização ao fim das mesmas. Após a realização de cada experimento foi aplicada atividade a fim de avaliar o entendimento dos alunos sobre cada experimento realizado. Esse trabalho foi realizado em 5 aulas cada uma contendo 50 minutos de duração totalizando assim uma carga horária de 4 horas e 10 minutos para a sua conclusão.

Resultado e discussão

A experimentação foi realizada com 25 alunos, na turma de 9º ano “C” da Escola Estadual Deputado Afonso Ferraz. Como mostra a figura 1. A partir das atividades realizadas, pode-se observar a importância da mesma no processo de aprendizagem dos alunos. A realização das experiências instigou os alunos, o interesse dos mesmos pelas aulas de ciência, a procura e a realização dos experimentos fez com que os alunos se sentissem mais próximos da disciplina relacionando com seu cotidiano. Todos os experimentos realizados pelos próprios alunos, os mesmos utilizaram materiais que tinham conhecimento e acesso. Observou-se que houve 57% dos acertos nas atividades realizadas em sala de aula antes da vivência das experiências. Após a realização das práticas, houve um aumento significativo de 92% de acertos nas atividades aplicadas em sala, que foram exercícios que abordavam o próprio assunto. A partir dos resultados analisados antes e depois da vivencia da experimentação, percebeu-se a influência dessas práticas em sala de aula e quanto às mesmas favoreceram para um maior entendimento do conteúdo de densidade ministrado em sala de aula, com os alunos se sentindo mais confiantes na disciplina. Percebendo assim através dos dados quantitativos o rendimento significativo da turma.

experimentações

momento de realização dos experimentos por parte dos alunos.

Conclusões

A experimentação mostrou ser um ferramenta de fundamental importância nas aulas de ciências e indispensável auxilio para o professor em sala de aula, contribuindo assim para o desenvolver - se de avaliações bem como no processo de ensino aprendizagem dos educandos. Incentivando também o espírito de trabalho em equipe entre os mesmos.

Agradecimentos

Agradecemos primeiramente a Deus, ao instituto federal de ciência e tecnologia campus floresta, ao PIBID, e a nossos orientadores Jaquilene de Souza, Cíntia Lopes Soa

Referências

GALIAZZI, M. C.; GONÇALVES, P. F. A natureza pedagógica da experimentação: uma pesquisa na licenciatura em química. Revista Química Nova, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 326-331, 2004.