Autores

Lopes, M.R. (IF-SERTÃO-PE) ; Freitas, A.P. (IF-SERTÃO-PE) ; Souza, E.P.M. (ESCOLA DOM IDILIO JOSÉ SOARES) ; Marques, V.S. (IF-SERTÃO-PE) ; Gomes, C.D.A.L. (IF-SERTÃO-PE)

Resumo

Este projeto busca, por meio de experiências, ensinar quimica do 1º ano do ensino médio na Escola Estadual Dom Idilio José Soares no município de Ouricuri-pe, visando tornar as aulas de química atrativas, colocando na prática os conceitos trabalhados na teoria, tendo por finalidade revelar a importância da utilização de atividades práticas no conteúdo de química e mostrar que a realização de experimentos ajuda a aproximar a química vista na sala de aula da experiência cotidiana dos alunos, tornando assim as aulas mais dinâmicas, pois o ensino de química deve desenvolver nos alunos a capacidade de compreender os fenômenos químicos presente em seu dia-a-dia.

Palavras chaves

quimica; ensino; aula prática

Introdução

Muito se tem discutido sobre a importância do ensino de Química em todos os níveis de escolaridade. Sabe-se que o acesso ao conhecimento científico se dá de diversas formas, e em diferentes ambientes, mas é na escola que a formação de conceitos científicos é introduzida explicitamente, oportunizando ao ser humano a compreensão da realidade e a superação de problemas que lhe são conferidos diariamente. Assim, deve-se ter em conta que o ensino de Ciências, fundamentalmente, objetiva fazer com que o aluno aprenda a viver na sociedade em que está inserido com os recursos que a ciência e a tecnologia oferecem. O conhecimento inicial do mundo ocorre pela percepção dos fenômenos e de seus eventos associados. É a partir dessa percepção que nos tornamos capazes de gerar algum conhecimento e uma explicação sobre eles. No entanto, o aprofundamento desse conhecimento exigiu do ser humano o desenvolvimento das inúmeras ciências, sejam elas da natureza, sociais, exatas ou quaisquer outras, de modo que análise e síntese, como processos complementares, tornam-se indispensáveis para o conhecimento do mundo. Muitas vezes o ensino de Química se limita apenas a aulas expositivas, onde o conhecimento é apresentado aos alunos de forma monótona e desarticulada com a realidade, causando incompreensão e desinteresse. Sabe-se que ao reduzir o ensino a uma abordagem meramente formal, acaba-se por não considerar as várias possibilidades para tornar a Química mais útil, perdendo a oportunidade de associá-la com os avanços tecnológicos que afetam diretamente a sociedade.

Material e métodos

O projeto teve o tempo de 04 meses que partiu em 04 etapas. A primeira etapa com a análise do índice de notas abaixo da media na disciplina de química. A segunda etapa foi a aplicação de um questionário voltado para o aprendizado que cada um tinha em relação a disciplina de química. A terceira etapa foi o desenvolvimento dos experimentos de química. A quarta etapa foi a reaplicação do questionário para analisar a evolução do que foi adquirido durante os experimentos realizados no decorrer do projeto. Os alunos envolvidos foram de duas turmas do 1º ano, sendo cada turma com um numero entre 34 a 36 alunos frequentando.

Resultado e discussão

A primeira analise teve-se como resultado geral que cerca de 35% dos alunos estão acima da média e 65% abaixo da média, onde foi possível averiguar a falta de preparação do profissional do ensino de química. A segunda etapa com a aplicação do questionário, foi observado que 85% dos alunos em geral não tem interesse algum na disciplina de química e 15% demonstraram que mesmo com a dificuldade tem interesse em aprender química. A terceira etapa foi possível ter como resultado que as aulas práticas teve 100% de atenção nas duas turmas, houve interação entre o grande grupo, os experimentos partiu do assunto de química que as turmas estavam vendo em sala de aula, então foi possível adquirir bons resultados com as aulas práticas. Na quarta etapa do projeto, que foi a reaplicação do questionário, cerca de 97% dos alunos gostam de estudar química, e querem assistir aulas experimentais e dinâmicas envolvendo a disciplina, e 3% ainda sentem dificuldade em aprender química. Então, preparar o aluno para um ensino melhor, faz desse aluno um exemplar para seu futuro, construir com o aluno ajuda no seu desenvolvimento, mostrando a ele que o mesmo tem a capacidade de construir e ter em mente que sempre será inovado a sua forma de aprender química através de aulas preparatórias e dinâmicas envolvendo aulas práticas de química.

Conclusões

O uso de experimentos em sala de aula é extremamente importante, pois o ensino de ciências a partir de sua característica investigativa querformar cidadãos capazes de olhar o mundo e refletir sobre o que está acontecendo ao seu redor, construir conhecimentos que estejam mais próximos do científico. Nesse sentido acredita-se que com esse projeto poderá ser facilitada a absorção dos conhecimentos de Química por parte dos alunos.

Agradecimentos

PIBID; CAPES; IF-SERTÃO CAMPUS OURICURI

Referências

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