Autores

Martins da Silva, M.J. (IF-SERTÃO-CAMPUS OURICURI) ; da Costa Santos, E. (IF-SERTÃO-CAMPUS OURICURI) ; Alves Vieira, I. (IF-SERTÃO-CAMPUS OURICURI) ; Texeira Souza, E.P. (IF-SERTÃO-CAMPUS OURICURI) ; Souza Marques, V. (IF-SERTÃO-CAMPUS OURICURI) ; Alenca L. Gomes, C.D. (IF-SERTÃO-CAMPUS OURICURI)

Resumo

O atual trabalho tem como objetivo motivar o aluno ao estudo dos conteúdos de química, o qual veem sendo um grande desafio enfrentado pelos professores. Com esta questão, o trabalho relata uma experiência vivenciada durante as atividades como bolsistas de iniciação à docência, realizada na EREM São Sebastião na cidade de Ouricuri-PE. A proposta foi voltada a produção de uma aula experimental com intuito de diversificar a metodologia do professor, a fim de dar um maior fundamento para os alunos no estudo da disciplina de química. Nessa atividade, foram executados experimentos simples sobre as reações química, utilizando materiais de fácil acesso, onde a coleta dos dados foi feita mediante observações durante a atividade e questionários aplicados aos estudantes.

Palavras chaves

didática de química ; desenvolvimento ; experimentação

Introdução

O estudo da química no ensino médio, na maioria dos casos, consiste na transmissão-recepção de conhecimentos que, muitas vezes, não são compreendidos, onde os alunos veem a química como um componente curricular de difícil assimilação. Este trabalho tem como principal objetivo mostrar que a atividade experimental em química é um excelente instrumento para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, pois possibilita que o aluno relacione na prática o conteúdo visto nas aulas teóricas. Como afirmam Zanon e Silva (2000), as atividades práticas podem assumir papel fundamental no aprendizado das ciências, exercendo uma função pedagógica e por isso consideramos importante valorizar a experimentação como forma de inter-relacionar saberes teóricos e práticos no processo de construção do conhecimento. A experimentação tem a função de tornar o ensino mais atraente, motivador e instigante, auxiliando no processo de ensino e aprendizagem e na construção do conhecimento. Diante da problemática do assunto, foi executada uma aula experimental pelos bolsistas do PIBID, atuantes na escola EREM São Sebastião, como uma maneira de diversificar a metodologia de ensino utilizada pelo professor, bem como incentivo para alunos ao estudo da disciplina.

Material e métodos

A aula experimental foi planejada pelos bolsistas e aplicada com o ajuda do professor de química na turma do 1° ano do ensino médio, no 4º bimestre do ano de 2014. Inicialmente o professor fez uma demonstração dialogada com os alunos sobre as reações química, utilizando como recurso o livro didático, slides e o quadro. A partir dessa abordagem teórica foi elaborada uma aula prática com o objetivo de mostrar na experimentação a teoria exposta, para melhor entendimento do conteúdo e causando um maior interesse nos alunos através de uma pratica pedagógica diversificada. Após a execução dos experimentos os alunos responderam a um questionário com perguntas referente à aula desenvolvida. Os experimentos foram realizados com materiais de fácil acesso aos alunos como água, prego, Becker, fio de cobre.

Resultado e discussão

Durante a realização dos experimentos, foi observado que os alunos participaram ativamente da aula, fazendo perguntas, demonstrando curiosidade e interesse pelo assunto em questão Assim os bolsistas do PIBID buscaram uma estratégia de ensino superando o modelo tradicional que motivou os alunos, melhorando o processo de ensino e aprendizagem. Como afirmam Galiazzi e Gonsalves (2000), a experimentação para a química apresenta um grande potencial para despertar o interesse dos alunos e, dessa forma, melhorar a compreensão de conceitos e conteúdo. Após os experimentos foram aplicados questionários referente a aula prática, os resultados estão expostos na Tabela 01. Tabela 1: Opiniões dos alunos sobre a elaboração da aula experimental Perguntas Respostas positivas Respostas negativas A experiência auxiliou na assimilação dos conteúdos? 67% sim 33% não O experimento foi algo que diversificou a aula e fez com que a mesma saísse da rotina? 33,33% sim 66,66% não O experimento Melhorou a metodologia despertando o interesse na aprendizagem dos conteúdos. 23% sim 77,00% não

Conclusões

A aula realizada, foi muito importante para o ensino-aprendizado do educando, pois foi comprovado através de métodos educativos, que é possível inovar o ensino pedagógica, com experimentos simples utilizando materiais do cotidiano dos alunos. Com as atividades desenvolvidas, notou-se que os alunos mostraram grande interesse nas aulas prática, o que demonstra que muitas vezes o desestímulo apresentado pelos mesmos em relação à disciplina é reflexo do tipo de aula proporcionada pelo professor.

Agradecimentos

A capes e ao IF SERTÃO-PE pela oportunidade de atuar no subprojeto PIBD, e à EREM São Sebastião pela parceria.

Referências

GALIAZZI, M.C. e GONÇALVES, F.P. A natureza pedagógica da experimentação: uma pesquisa na licenciatura em química. Química Nova, v. 27, n. 2, p. 326-331, 2004.
SILVA, L. H. de A. e ZANON, L. B. In: SCHNETZLER, R. e ARAGÃO, R. de. Ensino de Ciências: fundamentos e abordagens. 1ed. São Paulo: UNIMEP. 2000. 182p.