Autores

Vasconcelos, A.F.P. (IFPE) ; Barreto, J.A.C.D. (ETE - PROFESSOR JOSÉ LUIZ DE MENDONÇA) ; Silva, R.D. (IFPE)

Resumo

A Química é uma ciência que busca estudar a matéria, suas transformações e a energia envolvida nessas transformações. Ela representa uma parcela importante das ciências naturais e aplicadas. Sendo uma ciência de natureza experimental, a prática laboratorial contribui na aprendizagem dos estudantes. O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é um espaço alternativo, onde o estudante pode simular experiência, que possibilitam uma interatividade com os conteúdos trabalhados em sala de aula. O presente trabalho é o produto de um estudo em uma escola da Rede Estadual de Educação do Estado de Pernambuco, cujo objetivo foi analisar as possíveis contribuições do laboratório virtual como mecanismo de aprendizagem. Através dos dados obtidos, constatamos a válida contribuição do laboratório virtual no processo de ensino-aprendizagem em Química.

Palavras chaves

Ensino em Química; Ambiente Virtual; Laboratório de Ensino

Introdução

A utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem vem crescendo nos últimos anos. Tal fenômeno deve-se ao avanço da Informática e o emprego de novas tendências pedagógicas no ensino. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) podem ser conceituadas como um novo conjunto de ferramentas, suporte e canais para o tratamento e acesso à informação. O crescente aumento da disponibilização de ferramentas de realidade virtual faz com que o computador seja utilizado como um grande aliado no processo de ensino-aprendizagem. A inserção dos computadores nas escolas, como instrumento auxiliar no ensino de aulas convencionais, vem crescendo progressivamente em todo mundo, sua utilização tem se tornado uma tendência global (NOGUEIRA et al, 2000). Consoante Silva e Machado (2008), a aula experimental de Química pode ser considerada uma estratégia pedagógica dinâmica e que tem a função de gerar problematização, discussões, questionamentos e busca de respostas para os fenômenos observados, possibilitando, assim, a evolução do aspecto fenomenológico (macroscópico) observado para o teórico (microscópico), e chegando, por consequência, ao representativo (s/p). As atuais pesquisas demonstram a eficácia do laboratório virtual nas práticas educacionais. Segundo Maia e Garcia (2000), os ambientes virtuais de aprendizagem devem ser usados para possibilitar o uso de estratégias que integrem o aluno ao seu curso, a fim de criar vínculos de interesses e aprofundamento de ideias. Nesse sentido, o presente trabalho teve por objetivo analisar a contribuição do laboratório virtual como mecanismo no processo de ensino- aprendizagem dos estudantes da 1º série do Ensino Médio integrado ao curso técnico de Redes de Computadores da Escola Técnica Estadual Professor José Luiz de Mendonça.

Material e métodos

O presente trabalho se desenvolveu na Escola Técnica Estadual Professor José Luiz de Mendonça, situada no município de Gravatá/PE. As atividades foram desenvolvidas nas turmas da 1ª série do Ensino Médio integrado ao curso técnico em Redes de Computadores da referida escola. O trabalho foi desenvolvido em espaço adequado na biblioteca durante as aulas de Química. O experimento virtual foi selecionado consoante às aulas ministradas pela professora titular da disciplina, fazendo, assim, a correlação com os conteúdos discutidos em sala de aula. O laboratório virtual usado no trabalho é um software livre desenvolvido pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul através do professor Dr. André Arigony Souto que tem por finalidade fornecer um meio eficaz e rápido para introdução dos estudantes as técnicas básicas de laboratório. A intervenção foi realizada na população estudada e após a realização das aulas foi aplicado um questionário de cunho investigativo aos estudantes que participaram com a finalidade de verificar a validade do uso de laboratórios virtuais no processo de ensino-aprendizagem.

Resultado e discussão

Constatamos que o uso do laboratório virtual é uma ferramenta válida a ser empregada no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Química. Nesse sentido, segue os depoimentos de dois estudantes pesquisados. “A experiência é quase igual no laboratório físico. Ao usar o software (laboratório virtual) nós podemos aprender mais”. Estudante A “O software ajuda na aprendizagem, com isso, me dá mais segurança para realizar as práticas no laboratório físico”. Estudante B De acordo com a análise dos dados obtidos verificamos que 95% dos estudantes não sentiram dificuldades ao usar o laboratório virtual (figura 01). Como também, 98% consideram que é válido o uso do software como ferramenta auxiliar nas aulas experimentais de Química (figura 02).

Figura 01

Gráfico representando o grau de dificuldade no uso do laboratório virtual.

Figura 02

Gráfico representando a validade do laboratório virtual no processo de ensino-aprendizagem.

Conclusões

O uso do laboratório virtual contribui significativamente no processo de ensino-aprendizagem. Facilitando a fixação dos conteúdos e desperta o interesse dos estudantes para área da ciência.

Agradecimentos

A Capes através do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) pelo fomento. Ao IFPE e à Escola Técnica Estadual Prof. José Luiz de Mendonça.

Referências

ARIGONY, A.S. Manual de Laboratório Virtual. Em: <http://pucrs.br/quimica/professores/arigony/lab.html>. Acesso: 19.mai.2015
MAIA, C.; GARCIA, M. O trajeto da Universidade Anhembi Morumbi no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem. MAIA, C. (org.) Ead.br: educação à distância no Brasil na era da Internet. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2000.

NOGUEIRA, J.S. et al. Utilização do Computador como Instrumento de Ensino:Uma Perspectiva de Aprendizagem Significativa. Revista Brasileira de Ensino de Física, Cuiabá: vol. 22, no. 4, Dezembro, 2000.
SILVA, R. R e MACHADO, P. F. L. Experimentação no ensino médio de química: a necessária busca da consciência ético-ambiental no uso e descarte de produtos químicos – um estudo de caso. v. 14, n. 2, 2008.