Convidados


ADELAIDE MARIA DE SOUZA ANTUNES

ADELAIDE MARIA DE SOUZA ANTUNES

Especialista Sênior do INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial,  Professora permanente do Mestrado Profissional e do Doutorado Profissional em PI e Inovação do INPI,  é Professora Emérita da UFRJ e  Professora permanente do mestrado e doutorado acadêmico de Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Possui os títulos de  Engenheira Química (EQ/UFRJ, 1976), Mestre em Engenharia Química (PEQ-COPPE, 1979), Doutora em Engenharia Química (PEQ-COPPE/UFRJ, 1987) e Pós-Doutorado pelo Instituto Francês de Petróleo - IFP, França (1988); MBA-Executivo COPPEAD - 1991; Membro da Comissão de Tecnologia da Associação Brasileira da Indústria Química _ ABIQUIM; Conselheira dos laboratórios: LABCOM® - Laboratório de Combustíveis e Derivados de Petróleo, e do - Sistema de Informação Sobre a Indústria Química;  SIQUIM ®.

CEZAR LUIZ FRANÇA PIRES

CEZAR LUIZ FRANÇA PIRES

Graduado em Engenharia Civil pela UVA – Universidade Veiga de Almeida em 1986.  Pós-Graduado – Especialista em Ensino Superior pela UVA em 1992. Mestrado em Engenharia Civil com ênfase em Recursos Hídricos em Meio Ambiente pela COPPE/UFRJ em 1994. 
Professor de graduação e pós-graduação na UVA e em várias outras universidades brasileiras.
Coordenador dos Cursos de Pós Graduação em Planejamento e Gestão Ambiental – 1998/2015 e do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental, na UVA.
Engenheiro da Enge-Rio Engenharia e Consultoria – 1986/1989 e da CPRM – Cia de Pesquisas de Recursos Minerais – 1994/2002.

EDUARDO FALABELLA SOUSA-AGUIAR

EDUARDO  FALABELLA  SOUSA-AGUIAR

Engenheiro Químico, MSc, DSc, tem 35 anos de experiência no campo da Catálise e dos Processos Catalíticos. É docente da Escola de Química da UFRJ e Consultor Sênior do CENPES/Petrobras onde coordena projetos de pesquisa em BTL/GTL/CTL . Foi membro da equipe que transferiu a tecnologia de catalisadores de craqueamento da AKZO Nobel para a FCCSA, tendo trabalhado por certo período como pesquisador no Centro de Pesquisas da AKZO Nobel, em Amsterdã, na Universidade de Brunel, Reino Unido, na Universidade Técnica de Viena e na planta da Texas Ketjen, em Houston, EUA.É autor de mais de 300 trabalhos científicos, tendo orientado mais de trinta teses de mestrado e doutorado. Foi ponto focal no Brasil do programa internacional CYTED e atua como consultor do ICS-UNIDO no campo de tecnologias limpas.
Recebeu diversos prêmios, destacando-se o Plínio Cantanhede, em 1994, o Governador Estado de São Paulo, em 1998, e a Retorta de Ouro, em 2000. Em 2005, foi agraciado com o prêmio “Catálise e Sociedade”, pela criação da Rede Nacional de Transformação Química de Gás Natural. Recebeu, em 2008, o Prêmio Nacional de Tecnologia da ABIQUIM por seus trabalhos em dimetiléter. É freqüentemente convidado como conferencista em muitos congressos e seminários, tendo sido conferencista plenário em Congressos Internacionais em 21 países.

ELLEN GUIMARÃES DUARTE DIAS

ELLEN GUIMARÃES DUARTE DIAS

Professora de Química, no CEFET/RJ - Aposentada, 1979-2013. Membro da Equipe da ITESS-CEFET/RJ, 2014-Presente. Membro da Secretaria Executiva do Fórum Estadual de Economia Solidária 2018-Presente. Coordenadora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica - IETEC / CEFET-RJ de 2009/2012. Mestre em Engenharia da Produção, área de Inovação Tecnológica e Organização Industrial, na COPPE/UFRJ–2000. Especialista em Tecnologia Educacional UERJ/1986. Licenciada em Química, UERJ/ 1982. Técnica em Química Industrial, 1977. Implantação do Sistema CERNE 01/ 2011. Metodologia de Gerenciamento de Projetos para o Terceiro Setor, Grupo PMI-RIO/2008. Química Sustentável, UNCuyo, Mendoza, Argentina/2005. Conselheira Geral da ABQ 2011/2015. Diretora Secretária da ABQ-RJ - 2017/2019. Membro do Comitê de Avaliação do Edital PRIME/FINEP/2009. Presidente do XLVIII CBQ/2008, membro da Comissão Organizadora do VI SIMPEQ. Voluntária no Pré-vestibular Comunitário do Instituto Palmares de Direitos Humanos – IPDH; Consultora para desenvolvimento, implantação e avaliação de Projetos Educacionais, no nível de graduação e pós-graduação.

ESTEVÃO FREIRE

ESTEVÃO FREIRE

Professor Adjunto na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Vice-Chefe do Departamento de Processos Orgânicos da Escola de Química. Doutor em Engenharia pelo Programa de Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), Mestre em Ciência e Tecnologia de Polímeros pelo Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano/UFRJ (1992) e graduado em Engenharia Química pela Escola de Química da UFRJ (1987).
Atua no ensino de graduação e pós graduação, no Programa de Pós Graduação em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos e no Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental.
É docente do corpo permanente do PROFNIT (Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação), sendo Coordenador do Ponto Focal UFRJ.
É co-advisor do UFRJ ACS Student Chapter.
Seus principais interesses em pesquisa são prospecção tecnológica, gestão e inovação tecnológica na indústria química, análise de cadeias produtivas alternativas com foco em tecnologias verdes e identificação de oportunidades de agregação de valor de resíduos industriais.


FREDERICO ANDERSON PASSOS SCHOENE

FREDERICO ANDERSON PASSOS SCHOENE

Doutorando (na área de Síntese de poli (ácido lático) e Mestre (na área de Sensores Poliméricos) em Ciências, em Ciência e Tecnologia de Polímeros, pelo Instituto de Macromoléculas Eloísa Biasotto Mano, UFRJ/RJ (2010) e Gestor Ambiental pela Escola Politécnica da UFRJ/Instituto Brasil PNUMA (2012).
Participou do projeto piloto de Cooperação entre o Estado da Renânia do Norte-Vestfália e o Estado do Rio de Janeiro na área de formação profissionalizante em Polímeros (2009/2010). Graduado em Licenciatura em Química e Bacharel com Orientação Tecnológica em Química pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques (1991).
Professor da Escola Sesc de Ensino Médio desde 2009, com atuação na área de Educação em Química.
Parceria na área de Química Verde com a Escola Brasileira de Química Verde UFRJ e FAETEC, com desenvolvimento de estratégias de divulgação e trabalhos.

JORGE CARDOSO MESSEDER

JORGE CARDOSO MESSEDER

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestrado e doutorado em Ciências pelo Instituto Militar de Engenharia (IME).
Atualmente é Professor Associado IV do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), onde desenvolve trabalhos nas áreas de Ensino de Ciências/Química, junto ao curso de Licenciatura em Química, sendo também docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Natureza da UFF (PPECN).
É Vice-Presidente e Diretor de Educação da Associação Brasileira de Química.

JORGE REIS FLEMING

JORGE REIS FLEMING

Possui graduação em Quimica pelo Instituto de Química (1977) e mestrado em Química - Departamento de Química Orgânica (1982).
Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
Tem experiência na área de Química, com ênfase em separação, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de gases, cromatografia, transformador, análise química e manutenção preditiva, em gestão pública na área financeira do IFRJ.
Foi Diretor financeiro da ABQ e é ex-presidente do CRQ 3a Região - Rio de Janeiro.

JULIO CARLOS AFONSO

JULIO CARLOS AFONSO

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), graduação em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Engenharia Química pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Engenharia Química pelo Centre National de la Recherche Scientifique/Université Claude Bernard (Lyon I - 1990).
Atualmente é Professor Associado do Departamento de Química Analítica do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento de resíduos químicos de laboratório, industriais e de exploração/refino de petróleo, poluição ambiental, e processamento de lixo tecnológico, com ênfase em lixo eletroeletrônico. Orienta também trabalhos na área de história e evolução da química. 
Editor da RQI, revista técnica informativa da ABQ.

LUAN VIEIRA BRITO DE CAMPOS

LUAN VIEIRA BRITO DE CAMPOS

Graduado no Curso Superior de Tecnologia em Processos Quimicos (CSTPQ) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ - Campus Maracanã).
Ex-pesquisador de iniciação científica no CETEM (Centro de Tecnologia Mineral) na área de modelagem molecular, ex-voluntário do laboratório de biogeoquímica-UFRJ atuando na área de química ambiental, ex-pesquisador de iniciação científica no CBPF (Centro Brasileiros de Pesquisas Físicas) na área de síntese de biomateriais, em parelelo desenvolveu pesquisas independentes que resultaram no que hoje é uma Start-up.
Sócio-fundador e Diretor de Pesquisa e Inovação da empresa nascente de base tecnológica Polimex Bioplásticos.
Recentemente foi qualificado no Programa de aceleração e Internacionalização de negócios de alto impacto em Bioeconomia, ProInterBio – SEBRAE – RJ.

LUIS CARLOS DE ABREU GOMES

LUIS CARLOS DE ABREU GOMES

Formado em Licenciatura Plena e Bacharelado em Química, cursou Especialização em Ensino de Ciências, Especialização em Ensino de Química na PUC – RJ, e Mestrado
Profissional em Ensino de Ciências. 
Professor de Química da rede particular e da rede pública, onde leciona no Colégio Pedro II Campus Engenho Novo II e no Colégio Estadual Paulo Freire (SEEDUC RJ). 
Vice-coordenador Estadual do Programa Nacional Olimpíadas de Química e da Olimpíada Nacional de Ciências, em conjunto com o Prof. Dr. Paulo Chagas do IFRJ Campus São Gonçalo,
Diretor Financeiro da Associação Brasileira de Química e Conselheiro Suplente do Conselho Regional de Química 3ª Região. 
Integra a comissão técnico-científica da ABQ e da Revista Ciências & Ideias (IFRJ).

LUIZ ANDRÉ FELIZARDO SILVA SCHLITTLER

LUIZ ANDRÉ FELIZARDO SILVA SCHLITTLER

Engenharia Químico (PUC-Rio) com especialização em empreendedorismo (PUC-Rio), mestrado e doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos (EQ/UFRJ).
Atuei em áreas como qualidade, pesquisa e desenvolvimento, ensino, gestão de projetos, gestão da inovação e empreendedorismo.
Ao longo de anos de experiência trabalhando com projetos complexos, especialmente envolvendo inovação aberta envolvendo empresas (grandes empresas e startups), institutos de pesquisa, universidades, agências de fomentos e outras.

MARCOS LOPES DIAS

MARCOS LOPES DIAS

Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), doutorado em Ciência e Tecnologia de Polímeros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e Pós-Doutorado no Politécnico de Milão, Itália (1992).
Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Vice-Coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Processamento de Plásticos e Borrachas, Pesquisador nível 1C do CNPq e Cientista do Nosso Estado FAPERJ (2003-2007; 2015-...).
Foi Vice-Diretor do IMA-UFRJ nos períodos de 2007-2009 e 2011-2015.
Tem experiência na área de Química e materiais não-metálicos, com ênfase em Polímeros, atuando principalmente nos seguintes temas: polimerização de olefinas, lactonas e carbonatos cíclicos com catalisadores metálicos (ex. catalisadores Ziegler-Natta, metalocênicos, e de Brookhart), catálise aplicada à preparação de polímeros, reciclagem de PET, polímeros biodegradáveis/poli(ácido lático), biomateriais poliméricos e sistemas poliméricos nanoestruturados/nanocompósitos poliméricos.

NEWTON MARIO BATTASTINI

NEWTON MARIO BATTASTINI

Possui MBA Gestão em Saúde – Central de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) pela UNESP.
Especialização em Propaganda e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing.
Graduação em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Graduação em Licenciatura em Ciências pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Atuação Gerencial: Diretor Presidente do Grupo TECPON: Tecpon Ind., Tecpon Tintas, Tekton Óleos Essenciais, Nutrabem Biotecnologia, Agevet Produtos Veterinários.
Atuação Profissional: Presidente do Sindicato das Indústrias Químicas do Estado do Rio Grande do Sul. Diretor da Federação das Industrias do Estado do RS. Presidente da Associação Brasileira de Química. Diretor do Centro de Indústrias de Cachoeirinha. Presidente da Associação Brasileira de Química/RS. 
Em 1999, considerado pelas entidades de química do Rio Grande do Sul como QUÍMICO EMPREENDEDOR DO ANO.
É Conselheiro do Conselho Federal de  Química.

VITOR FRANCISCO FERREIRA

VITOR FRANCISCO FERREIRA

Graduado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – IQ (1976), Mestrado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – NPPN (1980), Doutor em Química Orgânica – University of California San Diego (1984) – Pós-doutorado pela University of Oklahoma (1997).
Atualmente é Professor Titular do Departamento de Tecnologia Farmacêutica, Faculdade de Farmácia, da Universidade Federal Fluminense.
É ainda pesquisador 1A do CNPq, Cientista do Nosso Estado (CNE) desde sua primeira edição e membro Titular da Academia Brasileira de Ciências. Foi admitido em 2009 na Ordem Nacional do Mérito Científico na classe de Comendador. Foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) por duas vezes e Presidente da referida sociedade em 2012-2014. Em 2011 recebeu a Medalha Walter Baptista Mors da SBQ-Rio de Janeiro pela sua contribuição à Química Fluminense, e em 2013 recebeu a Medalha Lavoisier do CRQ – 3a Região (RJ/ES). Em 2013 foi homenageado pela Sociedade Portuguesa de Química em reconhecimento às suas valiosas contribuições em prol do estreitamento de relações científicas entre o Brasil e Portugal. Em 2014 foi indicado como Fellow da Royal Society of Chemistry. 

PATROCINADORES

CRQ

APOIO