Relatório Técnico

A Associação Brasileira de Química e sua Regional Amazônia Oriental realizaram nos dias 10 a 12 de agosto de 2016, no Centro de Eventos do Da Vinci Hotel & Convention, na cidade de Manaus, o 14º Simpósio Brasileiro de Educação Química – SIMPEQUI.

Foi oferecido um minicurso pré-evento com 4 horas: "Aprendizagem baseada em casos investigativos", ministrado pela Profa. Dra. Salete Linhares Queiroz do Instituto de Química da USP.

A Secretaria do evento foi aberta às 15 horas para retirada de material pelos pré-inscritos e para novas inscrições. A partir das 18 horas ocorreu a atração cultural Tribo de Veras Companhia de Danças, que apresentou o Boi de Parintins. Durante 40 minutos o grupo composto por 20 membros entre músicos e dançarinos, além do Boi, prenderam a atenção dos participantes fazendo com que muitos fossem ao palco dançar. Após a atração, ocorreu a Solenidade de Abertura. Na mesa, além do Presidente da ABQ e do Presidente do Evento, Professores Roberio Oliveira e Agnaldo Arroio, estiveram o Presidente do CRQ-IV Região, Prof. Gilson da Costa Mascarenhas, representante da UFAM, Prof. Tulio de Orleans Gadelha Costa, do Presidente da ABQ Amazonia Oriental, Sergio Roberto Bringel.

A palestra de abertura sob o tema "Políticas curriculares e a disciplina escolar Química" foi proferida pela Profa. Dra. Maria Inês Petrucci Santos Rosa da Faculdade de Educação da USP.

A Programação Científica começou no dia 11 de agosto com a 1ª sessão de pôsteres para apresentação de trabalhos. Seguindo-se a mesma, a 1ª sessão de Comunicações Orais, com a apresentação de 5 trabalhos convidados.

Ainda na parte da manhã foi ministrada a palestra do Profa. Dra. Daisy de Brito Rezende, do Instituto de Química da USP, que falou sobre "O currículo e a formação de professores: Uma experiência timorense".

Na parte da tarde, o evento retomou a Programação com a 2ª sessão de pôsteres e em seguida a 2ª sessão de comunicações orais com mais 5 trabalhos escolhidos. Após, ocorreu um painel com o Tema de Debate "Articulações do currículo da formação de professores e o currículo da escola". Apresentaram suas contribuições o Prof. Dr. Jorge Cardoso Messeder di IFRJ e a Profa. Dra. Rosa Oliveira Marins Azevedo do IFAM. Como moderador atuou o Prof. Luiz Carlos de Abreu Gomes do CPII do Rio de Janeiro.

Em seguida ocorreu o painel de debates sob o tema "Experiências do fazer docente em diferentes contextos na Região Amazônica". Participaram das apresentações as professoras Thelma de Oliveira Prado e Darlinda Dias Monteiro, ambas da Secretaria de Educação do Amazonas. Moderou a Professora Celia Maria Serrão Eleutério da UEA.

No final do dia ocorreu o "Momento com o autor" que reuniu Salete Linhares Queiroz do IQSC-USP, Solange Wagner Locatelli da UFABC, Marcelo Eichler da UFRGS e Otávio Santos Junior do IFPE, que falaram sobre suas obras e depois trocaram depoimentos com a plateia.

No dia 12 de agosto, a 3ª sessão de pôsteres e em sequência a 3ª sessão de comunicações orais com a apresentação de mais 4 trabalhos selecionados. Ainda na parte da manhã foi ministrada a palestra "Propostas curriculares inovadoras" com o Prof. Dr. Wilmo Marcelo Leandro Eichler da UFRGS.

A parte da tarde foi aberta pela 4ª sessão de pôsteres e a 4ª sessão de comunicações orais com mais 5 trabalhos. Um novo painel com Tema de Debate sobre "Integridade e ética na pesquisa: da produção a difusão do conhecimento" com o Prof. Dr. Airton Marques da Silva da UECE e o Prof. Dr. Jesus de Nazaré Cardoso Brabo da UFPA. Moderou os trabalhos Pedro Campelo de Assis Junior do CESP-UEA.

Após foi realizado o 2º painel "Base curricular nacional comum e suas implicações". Apresentaram-se a Profa. Dra. Ana Lúcia Barros de Andrade, da Secretaria Municipal de Educação de Manaus, Prof. Dr. Maurício Brito da Silva, da Secretaria de Educação do Amazonas e a Profa. Vera Lúcia Lima da Silva, do CONSED, sob a moderação de Agnaldo Arroio da Faculdade de Educação da USP.

Para fechar o dia e o evento foi realizada uma rápida Solenidade de Encerramento.

Alguns números importantes do SIMPEQUI:

  • Participantes: 197.
  • Cursos: 22 inscritos.
  • Palestras: 3.
  • Temas de debates: 2.
  • Painéis: 2
  • Momento com o autor: 1
  • Comunicações Orais: 19.
  • Trabalhos Recebidos: 162.
  • Trabalhos Aceitos: 135.

Trabalhos apresentados em Comunicações Orais:

Apresentações no dia 11 de agosto:

  • Trabalho 8785 - Aulas de laboratório de química: Concepção de alunos do terceiro ano de uma escola de ensino profissional do município de Tauá-CE - Leonardo Felix Santiago – UFC.
  • Trabalho 8847 - Teatro amador: Metodologia interdisciplinar para o ensino de Química - Barbara Lethicya Silva Sousa – IFMA.
  • Trabalho 8861 - A cultura medicinal de plantas no município de Maués elucidando o estudo de funções orgânicas no curso de agropecuária–IFAM/CMA - Patrícia Freitas Moraes – IFAM-Campus Maués.
  • Trabalho 8864 - Abordagem CTSA entre proteína e culto ao corpo: Uma proposta de aula para ensino médio - Tatiana Alves Toledo – IFSudMG.
  • Trabalho 8867 - Estágio supervisionado em química: reflexões sobre as diferentes práticas docentes a partir de um documentário - Edimara Moreira Braga – IFAP.
  • Trabalho 8883 - Uma proposta alternativa para o ensino de vidrarias de laboratório: Dominó das vidrarias - Mario Queiroz Pereira – UFPA.
  • Trabalho 8877 - Exposição "A Química Em Tudo": Ação de divulgação científica em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro - Joaquim Fernando Mendes da Silva – UFRJ.
  • Trabalho 8904 – A aprendizagem baseada na resolução de problemas de questões abertas: Um relato de experiência sobre o experimento "Barco a Vapor" - Ataiany dos Santos Veloso Marques – UEA.
  • Trabalho 8909 - Produção de alimentos saudáveis e medicamentos fitoterápicos por meio de horta orgânica - Edson Henrique Pereira de Arruda – IFMT.
  • Trabalho 8985 – A influência dos recursos tecnológicos no ensino da química em duas escolas publicas na cidade de Manaus - Hildarlene Anne dos Santos Serrão – FAMETRO.

Apresentações no dia 12 de agosto:

  • Trabalho 8741 - Os botões de Napoleão e as 17 moléculas que mudaram a história: Uma proposta para o Ensino de Química - Rodrigo Régis Campos Silva – CEFET-MG.
  • Trabalho 8804 – Ética e cidadania na educação por meio da utilização de jogos no ensino de química - Shirley Lima de Azevedo Neta – IFRJ.
  • Trabalho 8863 - Sabão ecológico: proposta científica e sustentável para as aulas práticas de química orgânica - Bárbara Lethicya Silva Sousa - IFMA.
  • Trabalho 8865 - Tarefas contextualizadas mobilizam relações conceituais espontaneamente? O caso de sujeitos experientes - Solange Wagner Locatelli – UFABC.
  • Trabalho 8916 - Meninas na Química – Como instigar meninas do Ensino Médio a optar por carreiras científicas - Joaquim Fernando Mendes da Silva – UFRJ.
  • Trabalho 8934 - Ensino a distância: Análise da percepção dos discentes da universidade aberta do Brasil de Jaguaribe-CE - Maria Eugenia Silva Vargas – UFC Virtual.
  • Trabalho 8967 - Química ambiental: Uma abordagem sobre a atmosfera, água e solo por meio de vídeos produzidos por alunos do segundo ano do ensino médio integrado ao técnico em agropecuária - Ricardo Penha Moreno – UERR.
  • Trabalho 8978 - Levantamento do perfil do bolsista de química do PIBID UFAM - Marcella Cortes da Silva - UFAM.
  • Trabalho 9018 - O uso de dispositivos móveis como ferramenta didática no ensino de química: Um estudo de caso com estudantes de licenciatura em ciências da natureza - Maria das Graças Cleophas – UNILA-PR.

O evento mais uma vez contou com representantes de todas as Regiões do país.

Seguindo a organização de o evento ser itinerante a cada dois anos, permanecerá em Manaus em 2017. De 9 a 11 de agosto sob o tema "Saberes tradicionais e científicos: diálogos na Educação Química" o evento voltará ao Centro de Eventos do Da Vinci Hotel & Conventions.