Energias limpas.
AUGUSTO CESAR FIALHO WANDERLEY
EDILSON MINEIRO SÁ JUNIOR
ROBERIO FERNANDES ALVES DE OLIVEIRA Mediador
Bioplásticos: desenvolvimento, desafios e perspectivas.
EMANUEL LOPES MARTINS
RICARDO HENRIQUE DE LIMA LEITE
LEANDRO ROSA CAMACHO Mediador
Empreendedorismo, ciência e tecnologia?
DANIEL DE LIMA PONTES
LUAN VIEIRA BRITO DE CAMPOS
POLLYANA SOUZA CASTRO Mediador

AUGUSTO CESAR FIALHO WANDERLEY
Engenheiro Eletricista - UFRN, Mestre em Engenharia Elétrica - UFRN, Doutorando em Engenharia Eletrônica e de Computadores - UNIV. DO MINHO (PORTUGAL).
Professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) há 29 anos.
Coordenador do Centro de Pesquisa de Energia Solar Fotovoltaica do IFRN – IFOTOVOLTAICA. Membro do Observatório de Energia do IFRN. Coordenador da Região Nordeste do ENERGIF/SETEC/MEC na área de Energia Solar Fotovoltaica.
Responsável Técnico pela Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte - FUNCERN.
Conselheiro do Conselho Técnico Científico - CTC do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia – CERNE.


EDILSON MINEIRO SÁ JUNIOR
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará (1999), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará (2004) e doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010).
Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Campus Sobral e professor regular do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Federal do Ceará do Campus Sobral.
É revisor dos seguintes periódicos: Electronics Letters, IEEE Transactions on Industrial Electronics, IEEE Transactions on Power Electronics e Revista Eletrônica de Potência (SOBRAEP). Em 2017 ganhou o prêmio de melhor artigo no congresso internacional PEDG2017 (The 8th International Symposium on Power Electronics for Distributed Generation Systems) da IEEE/PELS.
É pesquisador no programa Cientista Chefe da FUNCAP/SEINFRA na área de Energia pela FUNCAP. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica de Potência, em Circuitos Eletrônicos e em Energias Renováveis, atuando principalmente nos seguintes temas: circuitos de alimentação para LEDs, reatores eletrônicos, microcontroladores, eficiência de circuitos eletrônicos, circuitos eletrônicos para correção de fator de potência, comutação suave, conversores cc-cc, redes em corrente contínua e sistemas fotovoltaicos.


ROBERIO FERNANDES ALVES DE OLIVEIRA
Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Licenciatura em Química Aplicada pela Universidade Federal de Alagoas, Especialista em Análise Instrumental pelo CEFET Minas Gerais, specialista em Gestão de Resíduos Urbanos, Especiais e Industriais; Contaminação de Solos e Águas Subterrâneas; Contaminação de Águas e Processos de Depuração.
Atividades Profissionais: Presidente da ABQ; Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RJ; Professor convidado em cursos de MBA na área de Planejamento e Gestão Ambiental e de Gestão da Qualidade.
Foi Vice-Presidente da ABQ Regional RJ e Coordenador de Cursos da ABQ.


EMANUEL LOPES MARTINS
Chief Product and Innovation Officer da ERT - Earth Renewable Technologies.
Palestrante internacional sobre Biopolímeros e biodegradáveis: o futuro do plástico sustentável.


RICARDO HENRIQUE DE LIMA LEITE
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1993), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1995) e doutorado em Engenharia Química pelo Institut Nationale Polytécnique de Toulouse na França (1999).
Atualmente é professor associado IV do Departamento de Engenharia e Tecnologia na Universidade Federal Rural do Semiárido onde ministra disciplinas no curso de graduação em Engenharia Química. É docente permanente dos cursos de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais, Pós-graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade e Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente.
Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Tecnologia Química, principalmente sobre os temas: tratamento de efluentes, aproveitamento de resíduos e materiais biodegradáveis.


LEANDRO ROSA CAMACHO
Possui graduação em Química (Bacharel em Ciências) pela Universidade Luterana do Brasil (2006). Possui graduação em Formação Pedagógica para graduados pela Universidade Luterana do Brasil (2008). Mestrado em Genética e Toxicologia aplicada (Mestre em farmacologia e toxicologia) pelo PPGGTA da Universidade Luterana do Brasil (2010).
Atualmente é Professor de Química do Ensino Médio do Colégio La Salle Dores e no Curso Vestibular Anglo/RS.
Exerce o cargo de Presidente da Associação Brasileira de Química-Seção Regional do Rio Grande do Sul e também é Conselheiro Titular do Conselho Regional de Química da 5ª Região(CRQ-V).
Tem experiência na área de Química, com atuação, principalmente, nos seguintes temas: Ensino de Química, Elementos-traço, Absorção Atômica. Atualmente, desenvolve trabalhos na área de Bioinformática Estrutural como colaborador no Laboratório de Bioinformática Estrutural (LaBiE) da ULBRA e no Grupo de Química Teórica da UFRGS.


DANIEL DE LIMA PONTES
Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará e doutorado em Química Inorgânica também pela UFC.
Possui experiência na área de propriedade industrial, registro de produtos e agroquímicos, adquirida durante período em que atuou como Especialista de Desenvolvimentos de Produtos na multinacional Nufarm do Brasil.
Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN).
Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Inorgânica, atuando principalmente no desenvolvimento e estudo de compostos de coordenação com atividade biológica. Atualmente é Diretor da Agência de Inovação da UFRN.


LUAN VIEIRA BRITO DE CAMPOS
Pós-graduando em Ciência e Tecnologia de Polímeros - IMA-UFRJ, graduado no Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos (CSTPQ) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ - Campus Maracanã).
+5 anos de experiência em gestão empresarial de empresas de base tecnológica, também em Pesquisa e desenvolvimento de novos produtos na área de bioplásticos.
Atuou como bolsista no CETEM (Centro de Tecnologia Mineral) na área de modelagem molecular, ex-voluntário do laboratório de biogeoquímica-UFRJ atuando na área de química ambiental, atuou como bolsista no CBPF (Centro Brasileiros de Pesquisas Físicas) na área de síntese de biomateriais, em paralelo desenvolveu pesquisas independentes que resultaram na fundação da Start-up.
Atualmente é Sócio-fundador e Diretor de Pesquisa e Inovação da empresa de base tecnológica Polimex Bioplásticos, também atua como palestrante e ministra oficinas na área de empreendedorismo, bioplásticos/biopolímeros, meio ambiente, hardscience, química verde, sustentabilidade, P,D&I, Propriedade intelectual, entre outros. Qualificado no Programa de aceleração e Internacionalização de negócios de alto impacto em Bioeconomia, ProInterBio SEBRAE RJ.


POLLYANA SOUZA CASTRO
Graduada em Química (Bacharelado e Licenciatura plena) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009). Obteve o grau de mestre em Química Analítica (2011) na área de sensores eletroquímicos miniaturizados e doutorado em Ciências - Química (2015) na área de microscopia eletroquímica de varredura-SECM pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP) junto ao Laboratório de Métodos Eletroanalíticos e Sensores Eletroquímicos (LSEME) coordenado pelo Prof. Mauro Bertotti.
Realizou doutorado sanduiche na Warwick University (2013-2014) financiado pelo programa Ciências sem Fronteiras sob supervisão do Prof. Patrick Unwin.
Atualmente é professora adjunta I dedicação exclusiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.
Sua pesquisa está direcionada à área de Química Analítica, com ênfase na fabricação de sensores eletroquímicos miniaturizados bem como sua aplicação no monitoramento ambiental utilizando técnicas eletroquímicas.
