Maratona

XXX MARATONA DE QUÍMICA 

 

 A Maratona de Química é uma atividade voltada para incentivar estudantes de nível médio no contexto educacional do Ensino de Química, abrindo perspectivas a esses alunos, de melhor aplicabilidade dos fenômenos químicos observados e despertar o interesse dos mesmos a seguirem a carreira da Ciência Química e/ou de Engenharia Química.
Tema para a redação: "Química: O farol na descoberta de novos horizontes".

 

 

REGULAMENTO

 

  1. Disposições gerais

Artigo - A Maratona de Química foi instituída pela Associação Brasileira de Química (ABQ), em 1993 e visa estimular a participação de alunos do Ensino Médio no contexto educacional do Ensino de Química abrindo possibilidades, para que tenham mais contato com o conhecimento químico e com os fenômenos da natureza, e assim se sintam motivados a seguirem carreiras científicas, principalmente, no campo da Química, Engenharia Química e áreas afins.

Parágrafo Único - Poderão participar deste evento alunos, regularmente, matriculados no Ensino Médio (regular e/ou técnico) e que estejam cursando, pelo menos uma disciplina de Química.

  1. Inscrição e participação

Artigo - Será considerado apto o candidato, que cumprir as seguintes etapas:

2.1 - Envio da redação e da ficha de inscrição, ambas escaneadas, por e-mail, no prazo definido pelas normas do Congresso Brasileiro de Química (CBQ) do ano em curso, para o correio eletrônico abqeventos@abq.org.br constando no Assunto: CBQ – MARATONA DE QUÍMICA. O candidato também deverá enviar a declaração de matrícula do colégio onde estuda. Todos os documentos citados devem ser enviados em arquivo digital não editável compatível. Para envio da redação não existe qualquer pagamento.

2.1.1 - A redação deverá ser enviada observando os seguintes itens:

- conter entre 20 e 40 linhas;

- pode ser manuscrita, desde que com letras legíveis, ou digitada; 

- ser escrita observando explicitamente o tema proposto;

- conter a identificação do candidato.

2.2 - Participação do aluno na segunda fase da Maratona de Química:

2.2.1- Para participar da segunda fase da Maratona, que é realizada durante o CBQ, o candidato que teve sua redação selecionada, deverá se inscrever no CBQ preenchendo a Ficha de Inscrição específica da Maratona e efetuar o pagamento da taxa de inscrição determinada, dentro do prazo indicado no sítio da ABQ.

2.2.2– Serão selecionados para a segunda fase, o máximo de 40 candidatos. Esta seleção se dará da seguinte forma: a regional que sediará o CBQ será responsável pela escolha de no mínimo 40% dos candidatos, e as demais regionais serão responsáveis pela escolha de no máximo 60% dos candidatos, sendo 15% para cada uma. Este quantitativo, por região, poderá sofrer alterações, em função do número de redações recebidas na primeira fase.

2.2.3 - O não comparecimento do candidato na segunda fase implicará em sua eliminação.

  1. Premiação

Artigo - A participação em todas as fases da Maratona de Química permitirá aos candidatos serem premiados da seguinte forma:

3.1 - Certificado de Honra ao Mérito aos três primeiros classificados, indicando sua classificação. Estes certificados serão entregues na Solenidade de Encerramento do CBQ.

3.2 - Certificado de participação a todos que estiverem presentes na segunda fase. Estes certificados serão enviados pelo e-mail constante na ficha de inscrição preenchida em até 15 dias do término do evento.

3.3 - Os três primeiros colocados poderão receber prêmios especiais, que serão determinados pela ABQ e divulgados no sitio do evento em data anterior a sua realização.

  1. Comissão Avaliadora

Artigo - O Coordenador da Maratona, que é indicado anualmente, pela comissão organizadora do CBQ, designará uma Comissão Avaliadora Local, composta por 3 (três) membros, além dele próprio. Caberá a esta comissão propor os experimentos químicos, que serão apresentados aos candidatos por ocasião da segunda etapa da Maratona, bem como elaborar e reproduzir o caderno de questões (indicando a pontuação) e a folha de respostas.

4.1 - Todos os membros da Comissão Avaliadora Local devem ser associados da ABQ.

4.2 - Os experimentos deverão ser filmados e o vídeo apresentado aos alunos em um auditório que será disponibilizado pela Comissão Organizadora do CBQ. A produção, edição e exibição do vídeo é de total responsabilidade da Comissão Avaliadora Local.

4.3 - As redações enviadas para análise, na primeira etapa, serão analisadas por uma comissão de 5 (cinco) professores, todos sócios da Associação Brasileira de Química, sendo um de cada região do Brasil. Cada professor deverá analisar as redações de sua região e selecionar o quantitativo indicado no item 2.2.2.

4.4 – Esta comissão, específica para a primeira fase da Maratona, será escolhida anualmente, pela comissão organizadora do Congresso Brasileiro de Química e o Diretor Técnico-Científico da Associação Brasileira de Química.

4.5 – A comissão deve divulgar o resultado da análise das redações, no sítio eletrônico oficial da Associação Brasileira de Química, no prazo máximo de 45 dias antes do início do Congresso Brasileiro de Química.

Artigo - A Comissão Organizadora do CBQ indicará o mínimo de 3 (três) e máximo de 5 (cinco) integrantes, que sejam professores de química de diferentes Estados do Brasil, sócios da Associação Brasileira de Química, para formar juntamente, com os membros da Comissão Avaliadora Local, a Banca Julgadora da Segunda Fase da Maratona, ficando a mesma composta por o mínimo de 7 (sete) membros e o máximo de 9 (nove) membros.

  1. Avaliação do candidato

Artigo - A avaliação dos concorrentes proceder-se-á do seguinte modo:

6.1 - A Comissão de Avaliação se instalará no auditório determinado para a realização da Maratona de Química, no dia de sua realização.

6.2 Neste auditório estarão somente os membros da Comissão de Avaliação e os alunos participantes. Não será permitida a presença de professores orientadores.

6.3 - O Coordenador da Comissão assegurará que todos os concorrentes da Maratona sejam avaliados por pelo menos dois membros da Banca.

6.4 - Os aprovados na primeira fase, devidamente inscritos no CBQ, observarão a demonstração de 3 (três) experimentos químicos, apresentados por meio de um video no auditório de realização da Maratona de Química.

6.5 – Após a apresentação do video com os experimentos, será procedida a avalição dos alunos mediante prova escrita, com tempo determinado para a mesma. Nenhum aluno poderá deixar o auditório antes que todos tenham entregue sua prova ou tempo determinado tenha acabado.

6.6Os resultados serão divulgados na Solenidade de Encerramento do CBQ, quando os 3 (três) primeiros colocados, receberão Certificados com sua colocação.

VI. Disposições finais

Artigo - Ao final da Maratona de Química será lavrada uma Ata correspondente, que deverá ser assinada por todos os membros da Comissão de Avaliação.

Artigo - Qualquer questionamento em relação ao resultado final da Maratona deverá ser comunicado, por escrito, a Comissão de Avaliação, exclusivamente, pelo professor do candidato, no prazo de 24 h, após a divulgação do resultado final. Caberá a esta Comissão deferir ou não o pedido. Este pedido deverá ser encaminhado para o correio eletrônico abqeventos@abq.org.br constando no Assunto: CBQ – MARATONA DE QUÍMICA. A resposta será enviada ao e-mail do remetente em até 10 (dez) dias.

Artigo - Os casos omissos deste Regulamento serão decididos pela Comissão Organizadora do CBQ em conjunto com a Comissão de Avaliação.

Artigo 10º - Este regulamento foi aprovado de acordo com as normas e o Estatuto da Associação Brasileira de Química.

 

Temas e obras que servirão de base para as questões da 2ª fase da Maratona de Química:

Matéria: elemento químico, substância e mistura. Processos de fracionamento de misturas.

Propriedades físicas: temperaturas de fusão e ebulição, densidade e solubilidade.

Fenômenos físicos e químicos.

Átomos e íons: partículas subatômicas. Semelhanças atômicas.

Modelos atômicos clássicos. Configurações eletrônicas.

Tabela periódica: histórico, modelo atual e propriedades.

Ligações químicas. Fórmulas eletrônicas e estruturais. Geometria molecular.

Forças intermoleculares. Polaridade de ligações e de moléculas.

Principais funções inorgânicas.

Reações químicas e leis ponderais. Cálculos estequiométricos. Balanceamento.

Soluções: classificação, propriedades e preparação. Diagramas de solubilidade. Unidades de concentração (g.L-1 e mol.L-1). Diluição e Titulometria.

Propriedades coligativas (só teoria).

Termoquímica: entalpia (combustão e formação) e Lei de Hess.

Cinética química (fatores que alteram a velocidade, velocidade média e Lei de Velocidade).

Equilíbrio químico (Kc) de sistemas homogêneos. Deslocamento de equilíbrio.

pH e pOH.

Meio Ambiente: Química Verde e Sustentabilidade.

Química no cotidiano.

Laboratório: noções de segurança, vidrarias e seus usos, técnicas de separação e purificação de substâncias.

O átomo de carbono. Ligações do carbono. Fórmulas estruturais. Cadeias carbônicas.

Funções orgânicas: identificação, nomenclatura (IUPAC) e representações estruturais.

Livros sugeridos:

Canto e Peruzzo (volumes 1, 2 e 3) - Editora Moderna - PNLD (MEC).

Lisboa (Coleção Ser Protagonista - volumes 1, 2 e 3) - Edições SM - PNLD (MEC).

Martha Reis (volumes 1, 2 e 3) - Editora FTD - PNLD (MEC).

Ricardo Feltre (volumes 1, 2 e 3 ou volume único) - Editora Moderna.

Usberco e Salvador (volumes 1, 2 e 3 ou volume único) - Editora Saraiva.

 

Clique aqui para imprimir a ficha de inscrição para a MARATONA DE QUÍMICA

PATROCINADORES

CFQ

APOIO