Maratona

XXVII MARATONA DE QUÍMICA 

Cartaz para divulgação da XXVII MARATONA DE QUÍMICA: breve

 

A Maratona de Química é uma atividade voltada para incentivar estudantes de nível médio no contexto educacional do Ensino de Química,
abrindo perspectivas a esses alunos, de melhor aplicabilidade dos fenômenos químicos observados e
despertar o interesse dos mesmos a seguirem a carreira da Ciência Química e/ou de Engenharia Química.

Havendo dúvidas queira entrar em contato com o Coordenador da XXVII Maratona de Química,
Prof. Dr. Aldre Jorge Morais Barros, e-mail: ajmbarros2@gmail.com. 

 

REGULAMENTO

 

I.         
Disposições gerais

Artigo 1º) A Maratona de Química, instituída pela Associação Brasileira de Química (ABQ) em 1993, visa estimular a participação de estudantes do Ensino Médio no contexto do conhecimento científico, assim como dos fenômenos que ocorrem na natureza, buscando motivar os participantes a seguirem carreiras científicas, principalmente, no campo da Ciência Química e áreas afins. 

Parágrafo Único: Poderão participar deste evento alunos regularmente matriculados no Ensino Médio (regular e/ou técnico) e que estejam cursando, pelo menos, uma disciplina de Química.
 
II.         Inscrições e participação

Artigo 2º) A Maratona de Química ocorrerá em duas etapas, sendo:

1ª Fase (Pré-evento) - a presente fase consta do envio da redação, abordando o tema proposto, e da ficha de inscrição, sendo tal envio realizado por e-mail, para o correio eletrônico abqeventos@abq.org.br constando no Assunto: CBQ - MARATONA DE QUÍMICA, na forma de anexos, estando ambos os documentos digitalizados em arquivo com extensão pdf, respeitado o prazo definido pelas normas do Congresso Brasileiro de Química (CBQ) do ano em curso. Além dos documentos já mencionados, o candidato também deverá enviar, como anexo no mesmo email, o comprovante de depósito da taxa de inscrição na 1ª Fase, cujo valor é de R$ 10,00, e a declaração de matrícula em estabelecimento regular de ensino.

2ª Fase (Intra-evento) - os estudantes cujas redações tiverem sido aprovadas na 1ª Fase estarão, automaticamente, habilitados a participar da presente fase, que será realizada em data própria, dentro do período de realização do CBQ do ano em curso. Para tal deverão se inscrever no CBQ, preenchendo a Ficha de Inscrição específica da Maratona, e efetuar o pagamento da taxa de inscrição determinada e divulgada pela organização, dentro do prazo indicado no sítio da ABQ (link inscrições).

Parágrafo 1º) Para a segunda fase da Maratona serão selecionadas um máximo de até 50 redações, sendo considerados os seguintes critérios: a) uso apropriado da norma culta da língua escrita; b) desenvolvimento coerente do tema estabelecido pela organização; c) correção aos princípios científicos mencionados; e d) clareza do texto.

Parágrafo 2º) A 2ª Fase da Maratona consta de uma prova com questões relativas a experimentos apresentados pela Comissão da Maratona.

Parágrafo 3º: O não comparecimento do candidato na segunda fase implicará em sua eliminação.

 
III.        Premiação

Artigo 3º) Aos estudantes, autores das redações selecionadas na 1ª Fase, e que tenham participado da 2ª Fase será conferido:

a) Certificado de Participação na Maratona de Química;

b) Certificado, constando a classificação final, aos cinco primeiros colocados, sendo o resultado anunciado na Solenidade de Encerramento do CBQ.

Parágrafo único: a critério da Direção Executiva da ABQ, poderão ser destinados prêmios especiais aos três primeiros colocados.

 
IV.       Comissões de Avaliação

Artigo 4º) As redações enviadas para seleção na primeira etapa serão analisadas por uma Comissão de Corretores estabelecida no âmbito dos associados da ABQ.

Parágrafo único: O resultado final da 1ªFase será divulgado no sítio eletrônico oficial da ABQ no prazo mínimo de 45 dias, considerando-se a data definida para o início do CBQ do ano em questão.

Artigo 5º) A avaliação relativa a 2ª Fase, que ocorrerá durante o CBQ, será realizada por Comissão própria, denominada Comissão da Maratona, composta por no mínimo de 7 (sete) e no máximo de 9 (nove) membros, nomeada no âmbito da ABQ, sendo os trabalhos conduzidos pelo Coordenador da Maratona, cabendo a mesma a proposição dos experimentos que serão apresentados, bem como a preparação e correção das questões que deverão ser respondidas pelos participantes, sendo que os mesmos serão avaliados por, no mínimo dois membros da Comissão de Avaliação.

Parágrafo único: A apresentação dos experimentos da 2ª Fase poderá se dar de forma demonstrativa, em laboratório(s) plenamente adequado(s), ou através de vídeo em local apropriado para tal.

 
V.        Disposições finais:

Artigo 6º) Ao final da Maratona de Química será lavrada Ata correspondente, que deverá ser assinada por todos os membros da Comissão da Maratona.

Artigo 7º) Qualquer questionamento em relação ao resultado final da Maratona deverá ser comunicado, por escrito, ao Coordenador da Maratona, exclusivamente, pelo professor responsável pelo candidato, no prazo de 72 h, após a divulgação do resultado final. Caberá a Comissão da Maratona examinar o pedido, determinando seu deferimento ou indeferimento. Este pedido deverá ser encaminhado para o correio eletrônico abqeventos@abq.org.br constando no Assunto: CBQ - MARATONA DE QUÍMICA.

Artigo 8º) Os casos omissos deste Regulamento serão decididos por um colegiado ad hoc, constituído pela Comissão Organizadora do CBQ e a Comisão da Maratona de Química.

Artigo 9º) Este regulamento foi aprovado de acordo com as normas e o Estatuto da Associação Brasileira de Química.

 

Clique aqui para imprimir a ficha de inscrição para a MARATONA DE QUÍMICA

Patrocinadores

CapesCFQ

Apoio

Realização

ABQ