Maratona

XXIX MARATONA DE QUÍMICA 

 

 CLASSIFICADOS PARA PARTICIPAR DA 2ª FASE DA MARATONA DE QUÍMICA

ORDEM

NOME COMPLETO

ESCOLA

UF

1

ADELSON DE JESUS COSTA FERNANDES JUNIOR

IFPA – CAMPUS BELÉM

PA

2

ANISSA WALESKA DA SILVEIRA BARBOSA

E. E. ARISTÓFANES FERNANDES

RN

3

AUGUSTO JOAQUIM NOGUEIRA BERNARDO

IFSUDESTEMG

MG

4

DAVI LESSA DILLY TELLES

IFSUDESTEMG

MG

5

FABIO RODRIGUES DE SOUZA FILHO

IFSUDESTEMG

MG

6

GESIANE ROBERTA RAFAEL GUIMARÃES

E. E. ARISTÓFANES FERNANDES

RN

7

GUILHERME KENJI MORISHITA IZUMI

COLÉGIO OBJETIVO ARUJÁ

SP

8

 IZABELY DE NAZARÉ SILVA FERREIRA

IFPA – CAMPUS BELÉM

PA

9

JACIANE SILVA ALMEIDA

C. E. MESTRE PAULO DOS ANJOS

BA

10

JÉSSICA LARISSA H. DE FARIAS

E. E. ARISTÓFANES FERNANDES

RN

11

JULIANA LOPES OLIVEIRA

IFPA – CAMPUS BELÉM

PA

12

LUIZ GUSTAVO FILGUEIRAS DE OLIVEIRA

IFSUDESTEMG

MG

13

MARIA EDUARDA SANTOS BEZINHO

E. E. ARISTÓFANES FERNANDES

RN

14

MARIA JULIANA LOPES DA CONCEIÇÃO

IFPA – CAMPUS BELÉM

PA

15

MAX ARTHUR GIANCOLI JABOUR

IFSUDESTEMG

MG

16

PAULO CARVALHO SCHEK

C. E. MESTRE PAULO DOS ANJOS

BA

17

PAULO VICTOR SILVA RAMOS

IFSUDESTEMG

MG

18

RENNAN NEGRÃO ASCENÇÃO

IFPA – CAMPUS BELÉM

PA

19

SOFIA COSTA ANSELMO CLEMENTINO

E. E. ARISTÓFANES FERNANDES

RN

20

SUZANA BRAGA CORRÊA

IFPA – CAMPUS BELÉM

PA

21

 

TALITA GRAZYELLE QUINTO MACEDO

E. E. ARISTÓFANES FERNANDES

RN

 

 

 

 

A Maratona de Química é uma atividade voltada para incentivar estudantes de nível médio no contexto educacional do Ensino de Química, abrindo perspectivas a esses alunos, de melhor aplicabilidade dos fenômenos químicos observados e
despertar o interesse dos mesmos a seguirem a carreira da Ciência Química e/ou de Engenharia Química.

Tema para a redação: "A Química Verde e suas tecnologias para um futuro sustentável".

 

 

REGULAMENTO

 

  1. Disposições gerais

Artigo - A Maratona de Química foi instituída pela Associação Brasileira de Química (ABQ), em 1993 e visa estimular a participação de alunos do Ensino Médio no contexto educacional do Ensino de Química abrindo possibilidades, para que tenham mais contato com o conhecimento químico e com os fenômenos da natureza, e assim se sintam motivados a seguirem carreiras científicas, principalmente, no campo da Química, Engenharia Química e áreas afins.

Parágrafo Único - Poderão participar deste evento alunos, regularmente, matriculados no Ensino Médio (regular e/ou técnico) e que estejam cursando, pelo menos uma disciplina de Química.

  1. Inscrição e participação

Artigo - Será considerado apto o candidato, que cumprir as seguintes etapas:

2.1 - Envio da redação e da ficha de inscrição, ambas escaneadas, por e-mail, no prazo definido pelas normas do Congresso Brasileiro de Química (CBQ) do ano em curso, para o correio eletrônico abqeventos@abq.org.br constando no Assunto: CBQ – MARATONA DE QUÍMICA. O candidato também deverá enviar a declaração de matrícula do colégio onde estuda. Todos os documentos citados devem ser enviados em arquivo digital não editável compatível. Para envio da redação não existe qualquer pagamento.

2.1.1 - A redação deverá ser enviada observando os seguintes itens:

- conter entre 20 e 40 linhas;

- pode ser manuscrita, desde que com letras legíveis, ou digitada; 

- ser escrita observando explicitamente o tema proposto;

- conter a identificação do candidato.

2.2 - Participação do aluno na segunda fase da Maratona de Química:

2.2.1- Para participar da segunda fase da Maratona, que é realizada durante o CBQ, o candidato que teve sua redação selecionada, deverá se inscrever no CBQ preenchendo a Ficha de Inscrição específica da Maratona e efetuar o pagamento da taxa de inscrição determinada, dentro do prazo indicado no sítio da ABQ.

2.2.2– Serão selecionados para a segunda fase, o máximo de 40 candidatos. Esta seleção se dará da seguinte forma: a regional que sediará o CBQ será responsável pela escolha de no mínimo 40% dos candidatos, e as demais regionais serão responsáveis pela escolha de no máximo 60% dos candidatos, sendo 15% para cada uma. Este quantitativo, por região, poderá sofrer alterações, em função do número de redações recebidas na primeira fase.

2.2.3 - O não comparecimento do candidato na segunda fase implicará em sua eliminação.

  1. Premiação

Artigo - A participação em todas as fases da Maratona de Química permitirá aos candidatos serem premiados da seguinte forma:

3.1 - Certificado de Honra ao Mérito aos três primeiros classificados, indicando sua classificação. Estes certificados serão entregues na Solenidade de Encerramento do CBQ.

3.2 - Certificado de participação a todos que estiverem presentes na segunda fase. Estes certificados serão enviados pelo e-mail constante na ficha de inscrição preenchida em até 15 dias do término do evento.

3.3 - Os três primeiros colocados poderão receber prêmios especiais, que serão determinados pela ABQ e divulgados no sitio do evento em data anterior a sua realização.

  1. Comissão Avaliadora

Artigo - O Coordenador da Maratona, que é indicado anualmente, pela comissão organizadora do CBQ, designará uma Comissão Avaliadora Local, composta por 3 (três) membros, além dele próprio. Caberá a esta comissão propor os experimentos químicos, que serão apresentados aos candidatos por ocasião da segunda etapa da Maratona, bem como elaborar e reproduzir o caderno de questões (indicando a pontuação) e a folha de respostas.

4.1 - Todos os membros da Comissão Avaliadora Local devem ser associados da ABQ.

4.2 - Os experimentos deverão ser filmados e o vídeo apresentado aos alunos em um auditório que será disponibilizado pela Comissão Organizadora do CBQ. A produção, edição e exibição do vídeo é de total responsabilidade da Comissão Avaliadora Local.

4.3 - As redações enviadas para análise, na primeira etapa, serão analisadas por uma comissão de 5 (cinco) professores, todos sócios da Associação Brasileira de Química, sendo um de cada região do Brasil. Cada professor deverá analisar as redações de sua região e selecionar o quantitativo indicado no item 2.2.2.

4.4 – Esta comissão, específica para a primeira fase da Maratona, será escolhida anualmente, pela comissão organizadora do Congresso Brasileiro de Química e o Diretor Técnico-Científico da Associação Brasileira de Química.

4.5 – A comissão deve divulgar o resultado da análise das redações, no sítio eletrônico oficial da Associação Brasileira de Química, no prazo máximo de 45 dias antes do início do Congresso Brasileiro de Química.

Artigo - A Comissão Organizadora do CBQ indicará o mínimo de 3 (três) e máximo de 5 (cinco) integrantes, que sejam professores de química de diferentes Estados do Brasil, sócios da Associação Brasileira de Química, para formar juntamente, com os membros da Comissão Avaliadora Local, a Banca Julgadora da Segunda Fase da Maratona, ficando a mesma composta por o mínimo de 7 (sete) membros e o máximo de 9 (nove) membros.

  1. Avaliação do candidato

Artigo - A avaliação dos concorrentes proceder-se-á do seguinte modo:

6.1 - A Comissão de Avaliação se instalará no auditório determinado para a realização da Maratona de Química, no dia de sua realização.

6.2 Neste auditório estarão somente os membros da Comissão de Avaliação e os alunos participantes. Não será permitida a presença de professores orientadores.

6.3 - O Coordenador da Comissão assegurará que todos os concorrentes da Maratona sejam avaliados por pelo menos dois membros da Banca.

6.4 - Os aprovados na primeira fase, devidamente inscritos no CBQ, observarão a demonstração de 3 (três) experimentos químicos, apresentados por meio de um video no auditório de realização da Maratona de Química.

6.5 – Após a apresentação do video com os experimentos, será procedida a avalição dos alunos mediante prova escrita, com tempo determinado para a mesma. Nenhum aluno poderá deixar o auditório antes que todos tenham entregue sua prova ou tempo determinado tenha acabado.

6.6Os resultados serão divulgados na Solenidade de Encerramento do CBQ, quando os 3 (três) primeiros colocados, receberão Certificados com sua colocação.

VI. Disposições finais

Artigo - Ao final da Maratona de Química será lavrada uma Ata correspondente, que deverá ser assinada por todos os membros da Comissão de Avaliação.

Artigo - Qualquer questionamento em relação ao resultado final da Maratona deverá ser comunicado, por escrito, a Comissão de Avaliação, exclusivamente, pelo professor do candidato, no prazo de 24 h, após a divulgação do resultado final. Caberá a esta Comissão deferir ou não o pedido. Este pedido deverá ser encaminhado para o correio eletrônico abqeventos@abq.org.br constando no Assunto: CBQ – MARATONA DE QUÍMICA. A resposta será enviada ao e-mail do remetente em até 10 (dez) dias.

Artigo - Os casos omissos deste Regulamento serão decididos pela Comissão Organizadora do CBQ em conjunto com a Comissão de Avaliação.

Artigo 10º - Este regulamento foi aprovado de acordo com as normas e o Estatuto da Associação Brasileira de Química.

 

Temas e obras que servirão de base para as questões da 2ª fase da Maratona de Química:

Matéria: elemento químico, substância e mistura. Processos de fracionamento de misturas.

Propriedades físicas: temperaturas de fusão e ebulição, densidade e solubilidade.

Fenômenos físicos e químicos.

Átomos e íons: partículas subatômicas. Semelhanças atômicas.

Modelos atômicos clássicos. Configurações eletrônicas.

Tabela periódica: histórico, modelo atual e propriedades.

Ligações químicas. Fórmulas eletrônicas e estruturais. Geometria molecular.

Forças intermoleculares. Polaridade de ligações e de moléculas.

Principais funções inorgânicas.

Reações químicas e leis ponderais. Cálculos estequiométricos. Balanceamento.

Soluções: classificação, propriedades e preparação. Diagramas de solubilidade. Unidades de concentração (g.L-1 e mol.L-1). Diluição e Titulometria.

Propriedades coligativas (só teoria).

Termoquímica: entalpia (combustão e formação) e Lei de Hess.

Cinética química (fatores que alteram a velocidade, velocidade média e Lei de Velocidade).

Equilíbrio químico (Kc) de sistemas homogêneos. Deslocamento de equilíbrio.

pH e pOH.

Meio Ambiente: Química Verde e Sustentabilidade.

Química no cotidiano.

Laboratório: noções de segurança, vidrarias e seus usos, técnicas de separação e purificação de substâncias.

O átomo de carbono. Ligações do carbono. Fórmulas estruturais. Cadeias carbônicas.

Funções orgânicas: identificação, nomenclatura (IUPAC) e representações estruturais.

Livros sugeridos:

Canto e Peruzzo (volumes 1, 2 e 3) - Editora Moderna - PNLD (MEC).

Lisboa (Coleção Ser Protagonista - volumes 1, 2 e 3) - Edições SM - PNLD (MEC).

Martha Reis (volumes 1, 2 e 3) - Editora FTD - PNLD (MEC).

Ricardo Feltre (volumes 1, 2 e 3 ou volume único) - Editora Moderna.

Usberco e Salvador (volumes 1, 2 e 3 ou volume único) - Editora Saraiva.

 

Clique aqui para imprimir a ficha de inscrição para a MARATONA DE QUÍMICA

PATROCINADORES

CFQ PERKINELMER ACMA LABS BLUCHER SEBRAE CRQ XV CAMISETA FEITA DE PET LUCK RECEPTIVO

APOIO

UFRN UFERSA IFRN PPGQ IQ-UFRNGoverno do Estado do Rio Grande do Norte Natal Convention Bureau Nexa RN