Feproquim

XVIII FEPROQUIM – Feira de Projetos de Química.

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR O CARTAZ

O Projeto 1º colocado na XVIII FEPROQUIM receberá o Prêmio Hugo Herrmann Filho no valor de R$ 1.000,00.

 

A Feira de Projetos de Química – FEPROQUIM é uma atividade promovida pela ABQ, vinculada ao CBQ, cujo objetivo é incentivar estudantes do nível médio e técnico a desenvolver Projetos de Pesquisa (orientados por professores), que possibilitem a compreensão de fenômenos do cotidiano da sociedade à luz dos conhecimentos da área de química ou o desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas diferenciadas que promovam e estimulem o ensino de química.

Os estudantes participantes desta categoria (área 14) devem se inscrever no CBQ, conforme tabela específica. Os alunos inscritos poderão participar de todas as atividades do CBQ e receberão material do CBQ. Serão aceitos Projetos de grupos, com um máximo 5 (cinco) estudantes por Projeto, enviados até 26 de agosto de 2016, por meio do site do evento. Todos os membros do grupo que desejem participar do CBQ deverão efetivar sua inscrição na categoria. Portanto, a inscrição não é do Projeto e sim dos autores.

Os autores dos Projetos selecionados para apresentação no CBQ serão informados via e-mail e os títulos dos mesmos estarão na pagina do evento em "trabalhos aprovados", área 14.

Na Solenidade de Encerramento os três melhores Projetos aptos receberão Certificados alusivos à classificação obtida, sendo que os autores do Projeto vencedor receberá também um prêmio em dinheiro no valor de R$ 1.000,00 (hum mil reais).

Para outras informações contatar o Prof. Fabio dos Santos Grasel, Coordenador da XVIII FEPROQUIM, pelo e-mail   

REGULAMENTO da FEPROQUIM

I) DOS OBJETIVOS
1.1. Incentivar o jovem estudante do nível médio e/ou técnico a desenvolver projetos de pesquisa experimentais, na área de Química, que contribuam para a compreensão dos fenômenos que envolvem conhecimentos científicos e que estão presentes em diversos âmbitos da sociedade e do meio ambiente; 

1.2. Incentivar o jovem estudante do nível médio e/ou técnico a desenvolver projetos de atividades didático-pedagógicas para o ensino de Química, que possibilitem a melhor compreensão dos conteúdos das Ciências Naturais e suas relações com a sociedade ampliando as linguagens e as comunicações em sala de aula;

1.3. Possibilitar ao jovem estudante do nível médio a integração com colegas de outras regiões, de outras instituições de ensino e ainda com estudantes e profissionais, no intuito de promover seu aprimoramento como pessoa humana e como futuro profissional.

II) DA MODALIDADE
Os projetos da FEPROQUIM são trabalhos de pesquisa motivados por razões de natureza técnico-científico-social, devendo apresentar um fato novo embasado em dados concretos, com indicação dos métodos usados e dos resultados alcançados.

III) DA INSCRIÇÃO DOS PROJETOS

3.1. Cada instituição ou unidade de ensino poderá inscrever no máximo 05 (cinco) Projetos.

3.2. Será necessário preencher a Ficha de Inscrição no CBQ, por participante.

3.3. A inscrição na FEPROQUIM dará direito à participação em palestras, mesas redondas e recebimento de pasta com material do CBQ. Para participação em cursos ou outras atividades que requeiram pagamentos específicos, o participante deverá fazer o respectivo pagamento do valor estabelecido na taxa correspondente.

IV) DA AVALIAÇÃO DOS PROJETOS 
4.1. Cada Projeto será avaliado por uma Comissão de Avaliação composta por no mínimo 3 (três) membros da comunidade técnico-científica (professores, técnicos, pesquisadores e profissionais da área), indicados pelos membros das Comissões do CBQ e Coordenada pelo responsável pela FEPROQUIM.

4.2. A avaliação presencial será realizada durante a apresentação dos painéis/pôsteres, tendo o grupo um tempo máximo de apresentação para a Comissão de Avaliação de 15 minutos, mais 15 minutos de esclarecimentos/questionamentos da Comissão de Avaliação.

4.3. A Coordenação da FEPROQUIM assegurará que todos os trabalhos expostos sejam avaliados pelos membros da Comissão de Avaliação.

4.4. Fica terminantemente proibida qualquer intervenção oral do professor orientador do projeto com os participantes ou com a Comissão de Avaliação durante a exposição oral. Os trabalhos serão avaliados pontuando valores de grau mínimo 0 (zero) e grau máximo 10 (dez), considerados os seguintes critérios julgados pela Comissão, durante a avaliação presencial, e consultados os relatórios se necessário. São eles:
- Clareza e domínio dos conteúdos;
- Dinâmica da apresentação;
- Postura da equipe/participante;
- Formatação das informações do painel/pôster;
- Originalidade e criatividade;
- Capacidade de síntese;
- Relevância social e econômica do projeto.

4.5. Se necessário, a Comissão de Avaliação poderá solicitar nova defesa oral dos 4 (quatro) melhores projetos, sem a divulgação de pontuação obtida pelos mesmos, para fins de observação e nova avaliação, no intuito de definir a classificação final e o resultado que indique o Projeto premiado em 1º lugar. Nesse caso, o(s) responsável(eis) e participantes do Projeto terão novamente 15 min para expor oralmente o projeto e mais 15 min para responder aos esclarecimentos e/ou questionamentos da Comissão de Avaliação, em seção pública, aberta a todos os participantes do CBQ. Nessa seção, os representantes do Projeto poderão utilizar multimídia para a exposição oral do mesmo. A ordem de apresentação desta seção respeitará a ordem alfabética dos títulos dos Projetos. A exposição pública dos quatro Projetos classificados será definida e divulgada pela Comissão de Avaliação.

4.6. Os representantes que não comparecerem a nova seção pública de apresentação do Projeto estarão automaticamente desclassificados.

4.7. Não há empate de pontos que possibilitem a indicação de mais de um Projeto vencedor da FEPROQUIM. Caso seja necessário, a Coordenação da FEPROQUIM poderá fazer uso de voto de Minerva, para definir o 1º lugar.

4.8. Para a divulgação do resultado final da FEPROQUIM será lavrada uma Ata correspondente com a classificação final que deverá ser assinada pelos membros da Comissão de Avaliação e anunciada na Solenidade de Encerramento do CBQ.

4.9. Em hipótese alguma será revisto o resultado final da FEPROQUIM, isto é, as decisões da Comissão de Avaliação não serão suscetíveis de recursos.

4.10. Os projetos classificados em 2º e 3º lugares receberão certificados correspondentes de Menção Honrosa por alcançarem as referidas classificações. Todos os representantes de projetos aprovados que comparecerem à FEPROQUIM receberão certificados de Participação.

4.11. Os participantes dos projetos que tiverem alcançado classificação final em um dos três melhores lugares terão seus nomes divulgados no site da ABQ e ainda irão compor um banco de dados de projetos da FEPROQUIM.

4.12. Os casos omissos deste regulamento serão decididos por um colegiado constituído pela Comissão Organizadora do CBQ e pela Comissão de Avaliação da FEPROQUIM.

4.13. Este regulamento foi aprovado de acordo com as normas e o Estatuto da Associação Brasileira de Química.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul