Feproquim

XIX FEPROQUIM – Feira de Projetos de Química. 

Cartaz para divulgação da XIX FEPROQUIM: breve

Havendo dúvidas queira entrar em contato com o Coordenador da XIX FEPROQUIM Prof. Dr. André Luiz Menezes de Oliveira, e-mail: andrel_ltm@hotmail.com. 


Regulamento da Feira de Projetos de Química
 

I.           DOS OBJETIVOS

1.1.       Incentivar estudantes do nível médio e/ou técnico a desenvolverem projetos de pesquisa experimentais, na área de Química, que contribuam para a compreensão dos fenômenos que envolvem conhecimentos científicos e que estão presentes em diversos âmbitos da sociedade e do meio ambiente.

1.2.       Incentivar estudantes do nível médio e/ou técnico a desenvolverem projetos de atividades didático-pedagógicas para o ensino de Química, que possibilitem a melhor compreensão dos conteúdos das Ciências Naturais e suas relações com a sociedade ampliando as linguagens e as comunicações em sala de aula.

1.3.       Possibilitar a estudantes do nível médio e/ou técnico a integração com estudantes de outras regiões, de outras instituições de ensino, bem como com estudantes de outros níveis de ensino e demais profissionais, no intuito de promover seu aprimoramento como pessoa humana e como futuro profissional.

 
II.          DA MODALIDADE

2.1.       Os projetos da FEPROQUIM são trabalhos de pesquisa motivados por razões de cunho técnico, científico, social e/ou didático-pedagógico, com indicação dos métodos usados e dos resultados alcançados.

 
III.          DA INSCRIÇÃO DOS PROJETOS

3.1.       Cada projeto pode ter no máximo 3 (três) estudantes.

3.2.       Podem enviar projetos para a FEPROQUIM estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio e/ou no Ensino Técnico, de escolas da rede pública ou privada, durante o ano de desenvolvimento e submissão do projeto.

Só podem participar estudantes com idade máxima de 20 anos completos, até a data de início do CBQ do ano de submissão do projeto.

3.3.       Será necessário inscrever-se on line no CBQ, por participante. Os autores que se inscreverem na categoria FEPROQUIM deverão encaminhar, após fazer a inscrição on line, declaração da escola que o estudante está regularmente matriculado para o endereço eletrônico abqeventos@abq.org.br contendo no assunto INSCRIÇÃO FEPROQUIM. Os que não encaminharem o comprovante de matricula não terão o projeto avaliado.

A participação dos autores do projeto na FEPROQUIM está condicionada a sua inscrição. 

3.4.       O(s) orientador(es) poderão ou não se inscrever ao CBQ, podendo faze-lo na categoria FEPROQUIM. Caso o professor deseje participar do evento, deverá fazê-lo. Caso vá somente acompanhar seus alunos na sessão de apresentação dos Projetos, não lhe será exigida inscrição.

3.5.       A inscrição na FEPROQUIM dará direito à participação em palestras, mesas redondas e recebimento de pasta com material do CBQ. Para participação em cursos ou outras atividades que requeiram pagamentos específicos, o participante deverá fazer o respectivo pagamento do valor estabelecido na taxa correspondente.

3.6.       Cada estudante pode inscrever apenas 1 (um) projeto, que pode representar até no máximo 12 meses de desenvolvimento. Os projetos desenvolvidos com duração maior do que 12 meses, devem ser fragmentados em fases de no máximo 12 meses, sendo que a fase mais recente pode ser submetida à FEPROQUIM, e o projeto deve ser apresentado como uma “Continuação de Projeto Anterior”.

3.7.       Pode ser considerado como Continuação de Projeto Anterior, todo projeto realizado a partir de um projeto iniciado pelo estudante previamente na mesma área de pesquisa ou que utilize a mesma fundamentação teórica. Projetos iniciados por outros estudantes, em que já existam resultados e análises anteriores, e continuados por outros estudantes, devem ser considerados “Continuação de Projeto Anterior”, e o delineamento de dados já coletados e novas variáveis estudadas devem ser deixadas bem claras.

3.8.       Projetos realizados por estudantes a partir de trabalhos de outros pesquisadores não serão considerados “Continuação de Projeto Anterior”, mas o estudante deverá mostrar claramente os elementos do projeto que ele desenvolveu e quais partes do projeto são de autoria de outro pesquisador citando as devidas fontes. Este item independe da participação do estudante em edições anteriores da FEPROQUIM ou em outras mostras científicas.

3.9.       Todos os projetos devem contar obrigatoriamente com um ou dois orientadores, que por sua vez, podem participar de múltiplos projetos e devem ter no mínimo 21 anos durante a orientação do projeto. É recomendável, caso seja viável, o auxílio de pesquisadores de Universidades, Institutos, Empresas, bem como de outros profissionais da área.

3.10.   Autores de projetos que envolvam pesquisas com participação humana, animais vertebrados, agentes biológicos potencialmente perigosos (com substâncias patogênicas, recombinação de DNA e tecidos humanos ou de animais), substâncias, atividades e equipamentos controlados ou perigosos, ou projetos que sejam continuação de projetos anteriores deverão preencher formulários adicionais.


IV       DA AVALIAÇÃO DOS PROJETOS

4.1.     Cada Projeto submetido será avaliado pela Comissão da Avaliação Técnica-Científica (CATC) da ABQ.

4.2.     A avaliação presencial, dos projetos selecionados, será realizada durante a apresentação dos painéis/pôsteres.

4.3.     Os estudantes devem preparar um Diário de Bordo, uma apresentação oral e um pôster ou painel explicativo do projeto que também serão avaliados.

4.4.     Os estudantes poderão utilizar, no máximo, o espaço reservado (1,00 m X 0,50 cm) para expor o material de seu projeto. Se as medidas ocupadas pelo material do projeto (protótipo, maquete ou estrutura) ultrapassarem o espaço reservado para a apresentação, deverão ser buscadas soluções alternativas como fotografias, vídeos ou protótipos reduzidos. Os estudantes poderão recorrer também à recursos auxiliares como apresentações audiovisuais, slides e vídeos, sendo de responsabilidade dos autores levarem a estrutura e equipamentos necessários, que por sua vez deverá ser informada com antecedência junto à Comissão Organizadora.

4.5.     Não será permitida, durante a apresentação dos projetos, a presença e utilização de organismos vivos, incluindo plantas. Espécimes mortos, desde que contidos em recipientes hermeticamente fechados serão permitidos. Espécimes, ou partes dos mesmos, conservados por meio de taxidermia não serão permitidos, assim como o manuseio de qualquer produto químico, incluindo água (exceção para água contida dentro de um sistema fechado, sem vazão, que não será manuseado). Não será permitida também a presença e manuseio de substâncias e materiais perigosos, tais como venenos, drogas ilícitas, material inflamável ou bélico e a utilização de gelo seco ou outros sólidos sublimáveis, bem como de baterias com células abertas.

4.6.     A apresentação do projeto deve ser realizada pelos autores (estudantes) e só poderão se manifestar durante a apresentação do trabalho àqueles que estiverem devidamente inscritos no evento.

4.7.     Fica terminantemente proibida qualquer intervenção oral do(s) orientador(es) do projeto com os participantes ou com a Comissão de Avaliação da FEPROQUIM durante a exposição oral.

4.8.       Os trabalhos serão avaliados pontuando valores de grau mínimo 0 (zero) e grau máximo 10 (dez) em cada quesito, considerados os seguintes critérios julgados pela Comissão, durante a avaliação presencial. São eles:

i.     Clareza e domínio dos conteúdos;

ii.     Capacidade de síntese;

iii.     Aplicação do método científico;

iv.     Inovação e criatividade;

v.     Relevância social e econômica do projeto;

vi.     Postura da equipe/participante;

vii.     Organização do espaço reservado para a apresentação;

viii.     Formatação/diagramação das informações do painel/pôster;

ix.     Resumo (conforme publicado no sítio do CBQ);

x.     Diário de bordo;

4.9.       A nota final corresponderá a média aritmética dos 10 (dez) quesitos avaliados.

 
V.          DA PREMIAÇÃO DOS PROJETOS

5.1.       Para a divulgação do resultado final da FEPROQUIM será lavrada uma Ata correspondente com a classificação final que deverá ser assinada pelos membros da Comissão de Avaliação da FEPROQUIM e anunciada na Solenidade de Encerramento do CBQ.

5.2.       Não há empate de pontos que possibilitem a indicação de mais de um Projeto vencedor da FEPROQUIM. Caso seja necessário, a Coordenação da FEPROQUIM poderá fazer uso do voto de Minerva, para definir o 1º lugar.

5.3.       A FEPROQUIM indicará um projeto, independente da classificação geral, que receberá uma menção honrosa de destaque didático-pedagógico.

5.4.       Os participantes dos projetos que tiverem alcançado classificação final em um dos três melhores lugares e/ou que recebeu destaque didático-pedagógico, terão seus nomes divulgados no sítio da ABQ e ainda irão compor um banco de dados de projetos da FEPROQUIM.

5.5.       Todos os representantes de projetos aprovados que comparecerem à FEPROQUIM receberão certificados de Participação.

5.6.       Quando solicitado pelos autores, a ABQ emitirá declaração comprobatória, para o projeto primeiro colocado, para fins de pleitear, ou ser indicado, para participação em feiras de caráter nacional, ou internacional, no ano subsequente ao CBQ no qual o mesmo tenha participado.

5.7.       Os casos omissos deste regulamento serão decididos por um colegiado constituído pela Comissão Organizadora do CBQ e pela Comissão de Avaliação da FEPROQUIM.

5.8.        Este regulamento foi aprovado de acordo com as normas e o Estatuto da Associação Brasileira de Química.

 

Patrocinadores

CapesCFQ

Apoio

Realização

ABQ