ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE QUÍMICA

HISTÓRICO DA ABQ

A história da Associação Brasileira de Química teve início quando em 1922, aproveitando-se das comemorações do centenário da independência do Brasil, um grupo de profissionais (farmacêuticos, biólogos, médicos, químicos) decidiu realizar o primeiro evento de química no país. Para organização deste evento, fundaram uma associação de classe com o nome de "Sociedade Brasileira de Chímica".

O primeiro evento ocorreu em agosto de 1922 com o nome de 1º Congresso Nacional de Química (1º CBQ). Essa Associação realizaria ainda mais quatro eventos: o 1º Congresso Nacional de Óleos, Gorduras, Ceras e Resinas e Seus Derivados, no Rio de Janeiro, em 1924; a 2ª edição desse evento, em São Paulo, em 1928; o 2º Congresso Brasileiro de Química (2º CBQ), no Rio de Janeiro, em 1937; por fim, ainda em 1937, o primeiro evento de nível internacional de química no país: o III Congresso Sul-Americano de Química.

Duas dissertações descrevem em detalhes o 1º CBQ e o III Congresso Sul-Americano de Química, cujos textos podem ser acessados a partir dos links abaixo:
http://www.abq.org.br/dissertacao-1-CBQ.pdf
http://www.abq.org.br/dissertacao-III-CSAQ.pdf

A Sociedade Brasileira de Chimica (que em 1931 passaria a se chamar Sociedade Brasileira de Química) foi a responsável pela edição do primeiro periódico de química no país: A Revista Brasileira de Chimica (mais tarde, rebatizada como Revista da Sociedade Brasileira de Química), que circulou de 1929 a 1951. O volume 1, número 1, de agosto de 1929, pode ser consultado na íntegra por meio do link abaixo:

http://www.abq.org.br/rscbh-1929.pdf

Em abril de 1939, depois de três anos de negociações, surgia uma nova associação, que só congregava químicos, e tinha o nome de "Associação Química do Brasil". Entre 1941 e 1950 essa Associação realizou sete CBQs, além de outras reuniões regionais. Dentre suas inovações, havia a instituição de diretorias regionais e de divisões científicas. Entre 1942 e 1950 editou os "Anais da Associação Química do Brasil". Os números 1 e 2 do volume II, de 1943, podem ser acessados a partir dos seguintes links:

http://www.abq.org.br/aqb-1943-volume-02-01.pdf
http://www.abq.org.br/aqb-1943-volume-02-02.pdf

O espírito de unidade falou mais alto, e alguns profissionais que eram participantes das duas associações tentavam uma fusão pensando no progresso da química no país. O grande mentor dessa ideia foi Carlos Eduardo Nabuco de Araújo Junior, o Nabuquinho.
De 1945 a 1951 foram realizadas reuniões com o propósito de fundir as duas associações. Em 10 de agosto de 1951 a Ata de Fusão e Fundação da nova associação foi assinada pelo Prof. Francisco Moura, como Presidente da associação que recebeu nome de "Associação Brasileira de Química". Um artigo publicado na Revista de Química Industrial descreve com mais detalhes o processo de constituição da ABQ:

http://www.abq.org.br/rqi/2012/736/RQI-736-pagina-12-As-Origens-da-Associacao-Brasileira-de-Quimica.pdf

Em 8 de julho de 1953 a ABQ foi declarada de Utilidade Pública Federal pelo decreto 33.254.

A ABQ, a partir de 1951, realizou 54 Congressos Brasileiros de Química, um deles em conjunto com o Congresso Latino-Americano de Química; 12 Simpósios Brasileiros de Educação Química - SIMPEQUI, um Seminário Internacional sobre "Química da Amazônia", com participantes de 17 países; 3 Encontros de "Química Fina e Empresas Nacionais"; inúmeros "Encontros de Processos Orgânicos"; as 3ª, 12ª e 16ª Olimpíada Ibero-Americana de Química; 7 Simpósios Nacional de Biocombustíveis - BIOCOM, 7 Encontros Nacional de Química Tecnológica - ENTEQUI, um Workshop sobre Asfaltenos com participantes de 13 países, 4 Workshops de Modelagem Molecular, 5 ENQUIMPRO'S – Encontros Nacionais de Química Profissional, além de participar como co-organizadora dos QUIMIFINA em parceria com a ABIFINA.

A ABQ tem sua Administração centralizada em uma sede própria localizada no Rio de Janeiro, embora seus Presidentes possam ser de qualquer estado brasileiro. Existem 13 Regionais da ABQ, instaladas e atuantes (Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo). Anualmente, outros eventos - Semanas de Química, Seminários, Cursos, Workshops e Palestras com profissionais do Brasil e do exterior - são realizados pelas Regionais, em seus respectivos Estados.

A ABQ já trouxe ao Brasil por 5 vezes, Prêmios Nobel de Química, coordenando suas visitas a outras instituições em vários Estados brasileiros.

Na área de relações internacionais, a ABQ mantém fortes laços de cooperação com a American Chemical Society (ACS), a Associação Química Argentina, a Associação Química do Peru e a Federação Latino-Americana de Associações de Química (FLAQ). Anualmente, pesquisadores estrangeiros são trazidos ao Brasil e destacados pesquisadores brasileiros são enviados ao exterior, resultando em frutíferos intercâmbios profissionais. De 1923 a 1987 a ABQ foi representante oficial do Brasil na União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC); em junho de 1988 e sob a coordenação da ABQ, foi criado o CBAQ - Comitê Brasileiro para Assuntos de Química junto à IUPAC, atualmente composto por representantes da ABIQUIM, ABPol e SBQ, além da própria ABQ.

A ABQ é membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC. Nas últimas duas décadas a ABQ tem desenvolvido, em convênios com a ABIFINA, com a Escola de Química da UFRJ e com o Centro de Tecnologia Mineral - CETEM, diversos projetos de pesquisa para o Ministério da Ciência e Tecnologia e outras entidades.

A ABQ promove, desde 1995, as Olimpíadas Brasileiras de Química - OBQ com a participação de estudantes de todos os Estados. Os de melhor classificação representam o Brasil na Olimpíada Ibero-Americana de Química - OIAQ e na Olimpíada Internacional de Química – IchO, já tendo alcançado Medalhas de Ouro em ambos os eventos internacionais.

A ABQ idealizou, lançou e realiza todos os anos, em paralelo a outros, eventos especificamente direcionados aos estudantes, como: a Jornada de Iniciação Científica em Química, a Feira de Projetos de Química – FEPROQUIM e a Maratona de Química.

Foi também concebido pela ABQ o "Simpósio Professor Geraldo Vicentini – Terras Raras", realizado em 2003.

Edita periódicos como a RQI - Revista de Química Industrial (segundo periódico mais antigo de química, e o mais antigo ainda em circulação no Brasil) -, além de livros como "Indústria de Química Fina no Brasil", "The Use of Biodiversity for Sustainable Development" e "Guia de Fontes de Informação em Química e Engenharia Química". Todos comercializados no Brasil e no exterior.

Com o patrocínio da Union Carbide do Brasil, a ABQ promoveu de 1995 a 1999, o Prêmio Union Carbide de Incentivo à Química, distribuindo nesse período mais de cento e cinquenta mil reais entre estudantes, professores e laboratórios de Universidades.

Com o patrocínio da Dow Brasil, a ABQ promoveu de 2000 a 2008, a cada ano os três primeiros colocados na Jornada de Iniciação Científica e os três primeiros colocados da Maratona de Química.

Com o patrocínio do Sindicato das Indústrias Químicas do Rio Grande do Sul a ABQ promoveu de 2008 a 2012, a cada ano o primeiro colocado da FEPROQUIM.

A Associação Brasileira de Química tem cerca de 4 mil associados em todo o Brasil.