ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE QUÍMICA

A Associação Brasileira de Química - ABQ, a quase 100 anos, reúne aqueles que, independentemente de atuarem no ensino/educação, na pesquisa, na fiscalização ou na produção de produtos e serviços, fizeram um juramento profissional em uma das áreas da química - e elas são tão abrangentes - que tem por objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Neste momento em que o vírus SARS-CoV-2, ou simplesmente COVID-19, assola a população mundial, nós temos a obrigação ética e profissional de atuarmos fortemente no auxílio aos que trabalham para que possamos atravessar esse período no menor tempo possível e com o menor número de vidas perdidas. Sabemos de muitos de nossos colegas que sucumbiram a doença. Também tivemos a grata notícia de outros que se curaram.

A ABQ neste sentido, cumprindo com sua missão, quando diz estar “fundamentada na ética e na excelência de suas práticas” optou por adiar 3 dos seus 4 eventos programados para o ano de 2020. A integridade física dos participantes dos eventos, sejam os convidados palestrantes, os participantes e os membros da ABQ e seus colaboradores, é mais importante.

→ Em abril ocorreria o 1º Encontro Nacional de Química e Sustentabilidade – ENQUIS. Foi adiado para 14 e 15 de abril de 2021, no Centro de Eventos do Hotel Regina, na cidade do Rio de Janeiro.

→ Em agosto ocorreria o 18º Simpósio Brasileiro de Educação Química – SIMPEQUI. Foi adiado para 11 a 13 de agosto de 2021 (a confirmar), no Centro de Eventos do Hotel Beira Rio, na cidade de Belém.

→ Em setembro ocorreria o 2º Encontro Nacional de Hidrotecnologia – ENHTEC. Foi adiado para 14 a 17 de setembro de 2021, no Centro de Eventos da PUC-Goiás, na cidade de Goiânia.

O 60º Congresso Brasileiro de Química, até esse momento, está confirmado para os dias 10 a 13 de novembro de 2020, no Centro de Eventos do Hotel Golden Park Internacional, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná. Esperamos que possamos estar lá, ainda com todos os cuidados necessários, para celebrar a Química e seus caminhos. Quiçá estejamos também comemorando uma enorme baixa na curva dos números de casos e que as perdas humanas tenham terminado.

Fiquem bem e vamos continuar caminhando juntos.

Silvana Carvalho de Souza Calado

Presidente da ABQ