ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE QUÍMICA

Congresso Brasileiro de Química - CBQ

Todos os anos, em setembro ou outubro, este evento é organizado e realizado em um Estado, diferente dos últimos três anos.

O evento tem por objetivo congregar a comunidade química, incentivando o estudo, a difusão e o conhecimento da química entre profissionais e estudantes.

Realizado em diferentes Estados, facilita a participação das comunidades locais para apresentar os resultados da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico específicos daquela região às comunidades das outras regiões do país.

O evento engloba cursos, palestras, mesas redondas (debates ou painéis), além da apresentação de trabalhos. A cada ano são convidados vários pesquisadores do Brasil e do exterior.

Jornada Brasileira de Iniciação Científica em Química

Evento anual que ocorre em paralelo aos CBQ's , sendo voltado aos estudantes de graduação que tenham desenvolvido trabalhos de iniciação científica.

Após análise de todos os trabalhos, são selecionados os dez melhores e oferecidos prêmios aos três primeiros colocados.

Feira de Projetos de Química - FEPROQUIM

Evento anual, voltado para estudantes de ensino médio ou técnico que estejam em final de curso, notadamente alunos de cursos tecnológicos. É necessária a presença de um professor orientador para a inscrição de um Projeto. Ocorre em paralelo aos CBQ's.

Os alunos apresentam o resultado de suas pesquisas em forma de maquetes e pôsteres.

Após analisados, os três projetos selecionados, por categoria, recebem medalhas. O primeiro colocado recebe também prêmio em dinheiro.

Maratona de Química

Evento voltado aos estudantes de ensino médio que estejam iniciando suas atividades na área de química. Ocorre em paralelo aos CBQ's.

São classificados três alunos, recebendo prêmios em dinheiro num total de R$ 1.500,00.

Simpósio Brasileiro de Educação Química - SIMPEQUI

Todos os anos, em julho, este evento é organizado e realizado em um Estado diferente. Com apresentação de trabalhos, palestras e mesas redondas, o ensino de Química é análisado em seus divrsos aspéctos. O evento deseja ser um espaço aberto as pesquisas e novas alternativas na área.

Encontro Nacional sobre Tecnologia Química - ENTEQUI

Ocorrerá o primeiro em julho de 2008. Evento voltado aos profissionais e estudantes das Escolas e Cursos Técnicos e Tecnológicos, com apresentação de trabalhos, cursos, palstras e mesas redondas. É a criação de um espaço específico aos que atuam neste segmento.

Simpósio Nacional sobre Biocombustíveis - BIOCOM

Ocorrerá o primeiro em abril de 2008. A ABQ abre espaço em sua Programação anual a um dos temas mais atuais e discutidos. Serão apresentados estudo de casos, palestras, mesas redondas, trabalhos.

Olimpíadas de Química

Ocorrem anualmente diferentes versões de disputas de alunos de química. Existem as Olimpíadas Estaduais que selecionam para a Olimpíada Brasileira de Química. Esta, por sua vez, seleciona as delegações que representam o Brasil nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Química - OIAQ e nas Olimpíadas Internacionais de Química - IChO. Maiores informações poderão ser obtidas diretamente no website das Olimpíadas.

Publicações

A ABQ publica:

- "RQI - Revista de Química Industrial", de cunho técnico e informativo. São quatro números por ano.

- Anais Virtuais, contendo os trabalhos aceitos e apresentados nos eventos da ABQ. Ficam ativos por 10 anos.

Além dessas, a ABQ edita livros contendo resultados de projetos de pesquisa ou outros documentos extraídos de eventos realizados :

- "The Use of Biodiversity for Sustainable Development: Investigation of Bioactive Products and their Commercial Applications" editado pelo Prof. Peter Rudolf Seidl em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia.

- "Guia de Fontes de Informação em Química e Engenharia Química" de autoria da Profa. Carmen Lucia Branquinho e editado pelo Prof. Roberto Rodrigues Coelho, com patrocínio do Ministério da Ciência e Tecnologia.

- Livro das "Olimpíadas Brasileiras de Química", editado anualmente pelo Prof. Sergio Maia Melo, contendo as questões das provas aplicadas e informes sobre as Olimpíadas ocorridas naquele ano.

- "Indústria de Química Fina no Brasil"

Eventos das Regionais

As Regionais organizam, anualmente, uma série de atividades para seus associados. São cursos, seminários, simpósios, semanas da química, palestras (com profissionais da indústria, de ensino e pesquisa), reuniões técnicas e reuniões festivas para congraçamento dos associados. Participam de eventos organizados por associações co-irmãs ou pelos Conselhos Regionais de Química dos diversos Estados.

Os sócios da ABQ têm direitos a descontos - que podem chegar até a 60 % - no pagamento de inscrições aos eventos promovidos pela Associação.

Outras Atividades

A ABQ elabora e divulga documentos e manifestos aprovados em suas Assembléias Gerais ou Reuniões de Conselho Diretor, sempre visando contribuir para o progresso da química no Brasil. Ao término de cada CBQ é feito uma Carta, com o título da cidade onde ocorreu o Congresso, contendo sugestões e recomendações da comunidade química presente ao evento – esse documento é encaminhado aos órgãos governamentais de C&T, Universidades, Centros Tecnológicos e Bibliotecas em nosso país.