ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE QUÍMICA

As raízes mais antigas da ABQ, a Sociedade Brasileira de Chimica (SBCh), que em 1931 passaria a se chamar Sociedade Brasileira de Química (SBQ) foi a responsável pela edição do primeiro periódico de química no país: A Revista Brasileira de Chimica (ISSN 0370-3711), que começou a circular em agosto de 1929. Em 1932, passou a se chamar Revista da Sociedade Brasileira de Química, circulando dessa forma até 1951, quando se deu a união com a Associação Química do Brasil, resultando na nossa atual ABQ.

Na condição de periódico pioneiro, ele é um registo precioso dos primeiros passos e das realizações de uma química organizada em sociedade em nosso país, e espelhava o entusiasmo de seus membros em prol da difusão da Química pelo Brasil. Colocá-lo em circulação significou o êxito de esforços empreendidos desde 1924 para que essa Sociedade dispusesse de um periódico científico e ao mesmo tempo um canal de difusão de todos os seus desafios, deliberações e resultados alcançados. A estrutura dos números deste periódico segue muito de perto o modelo adotado pela famosa publicação da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), "A Lavoura". Além dos artigos, seções de notícias da SBCh (SBQ), resenhas de livros e outras publicações, publicidade e noticiário da Química pelo mundo compunham seus números.

Sua coleção completa comporta 20 volumes e 62 números. A destruição da sede da Sociedade Brasileira de Química por ocasião do incêndio do Edifício Parc Royal (localizado no Largo de São Francisco, centro do Rio de Janeiro), em 9 de julho de 1943, a perda de todo o acervo produzido pela SBQ após o incêndio do Parc Royal decorrente de outro incêndio que destruiu parte da sede da ABQ no início da década de 1960, e a antiguidade de suas edições dificultam o acesso aos números desse periódico, bem como das demais obras que a SBCh produziu. Porém, a ABQ tem a honra de oferecer ao público o acesso ao volume 1, número 1, de agosto de 1929, exatamente o primeiro número de um periódico de química no Brasil, o qual pode ser consultado na íntegra por meio do link abaixo:

http://www.abq.org.br/rscbh-1929.pdf