ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE QUÍMICA

Em curso de completar seu primeiro centenário, a Associação Brasileira de Química empreende desde 2010, com a ajuda de diversas instituições, a busca e a digitalização de sua memória, com o objetivo de mostrar de forma pública e transparente as realizações que a ABQ fez ao longo de seus quase cem anos. Por isso, as suas raízes mais antigas – A Sociedade Brasileira de Chimica (SBCh) – e as mais novas – a Associação Química do Brasil (AQB), fazem parte integrante deste projeto.

Tarefa tão árdua de coletar, organizar e digitalizar o acervo para divulgação é um dos eixos de atuação do Museu da Química Professor Athos da Silveira Ramos, um dos projetos de extensão universitária do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sendo executado por alunos de graduação de seus cursos por meio da concessão de bolsas de extensão universitária ou da participação em disciplinas de extensão (requisito curricular), que os alunos precisam cumprir para poderem completar seus cursos. Os recursos materiais foram obtidos por meio do Edital 48/2010 do CNPq, referente ao Ano Internacional da Química.

Até o momento, os mais de 30 alunos que participam ou participaram desde 2010 já digitalizaram mais de 800 mil páginas, focando principalmente os periódicos editados pela SBCh, AQB e ABQ (e ainda a Revista de Química Industrial – RQI). Mais recentemente, outros documentos disponíveis na sede nacional da ABQ ou em instituições parceiras estão sendo paulatinamente processados. Na medida em que são finalizados, eles serão incorporados ao acervo disponibilizado para consulta pública.

Para facilitar o acesso, os documentos são grupados por órgão a que se referem. Os periódicos são acessados por uma nova janela no momento em que se clica sobre o respectivo link.

Aproveitamos este momento para agradecer publicamente às Instituições que, por meio de suas bibliotecas, disponibilizaram parte de seus acervos para digitalização, tornando este projeto de divulgação da memória química nacional uma realidade:

Biblioteca Central do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro
http://www.bib.ccs.ufrj.br/

Biblioteca do Instituto Nacional de Tecnologia (INT)
https://www.int.gov.br/biblioteca/apresentacao

Biblioteca Jorge de Abreu Coutinho, do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro
https://www.iq.ufrj.br/biblioteca/

Desejamos a todos uma ótima leitura e muita informação sobre como a Química percorreu o Brasil ao longo do século XX.

REALIZAÇÕES DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE CHIMICA

REALIZAÇÕES DA ASSOCIAÇÃO QUÍMICA DO BRASIL

REALIZAÇÕES DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE QUÍMICA