• Cada trabalho selecionado somente poderá ser apresentado por um dos autores.
  • O Certificado da Comunicação comunicação é emitido no nome do autor apresentante.
  • O tempo para apresentação é de 10 minutos podendo utilizar multimídia. Haverá mais 5 minutos para comentários e/ou perguntas.
  • Trabalhos apresentados como  Comunicação, não apresentam poster. 

 

Dia 7 de agosto - 11 horas – Auditório Ouro

Trabalho 592: Revitalizando a ação pedagógica por meio da experimentação e uso de tecnologias - Taiane Bacega – UPF-RS.

Trabalho 610: O uso de TIC na contextualização do tema combustíveis no ensino de química - Cinthia Diniz de Almeida – UFRJ.

Trabalho 615: O sabão reciclado de óleo de cozinha: A inserção do saber popular como proposta de ensino de química numa escola estadual, em Maceió, AL - Karine Garcia Matos – UNINTER.

Coordenador: Prof. Dr. Airton Marques da Silva - UECE / ABQ. 

 

Dia 7 de agosto - 11 horas – Auditório Prata

Trabalho 364: Caminho Radioativo: Um jogo didático vinculado ao ciclo de experiência Kellyana - Sandro Marcio Araujo Paes – UFRJ.

Trabalho 637: O papel do planejamento na formação de licenciandas(os) de química - Rafael Martins Mendes - FACED-UFU.

Trabalho 658: Soluções: Interpretações de alunos do ensino médio acerca da concentração e suas unidades - Camila Marques de Giuli – UEL-PR.

Coordenador: Prof. Me. Marcio Franklin Oliveira – IFRJ-Maracanã / ABQ.


Dia 8 de agosto - 11 horas – Auditório Ouro

Trabalho 305: Estrela Verde: análise semiquantitativa para avaliar a verdura química do método de extração da cafeína do chá preto - Juliana Aparecida Bolzan – IFPR-Campus Palmas.

Trabalho 608: Avaliação do ambiente virtual de aprendizagem e seus recursos midiáticos segundo os estudantes do curso de licenciatura em química do IFMT em EaD - Marcelo Franco Leão – UFRGS.

Trabalho 652: A divulgação científica no facebook: Uma análise do perfil de algumas páginas - Lucas Vivas de Sá – UFBA.

Coordenadora: Prof. Dr. Eluzir Pedrazzi Chacon – UFF.


Dia 8 de agosto - 11 horas – Auditório Prata

Trabalho 341: Contribuições do método de aprendizagem cooperativa Jigsaw no entendimento dos modelos atômicos e para a inserção da história da química no ensino médio - Lucas Peres Guimarães – IFRJ.

Trabalho 420: Interfaces das práticas pedagógicas educacionais na disciplina de química - Ellen dos Santos Silva Barros – UFAL.

Trabalho 628: Uso de vídeos como recurso pedagógico para o ensino de química no ensino médio - Nilma Silvania Izarias – IFG.

Coordenador: Eng. Quim. Roberio Fernandes Alves de Oliveira - ABQ.