A data limite para a submissão dos trabalhos: 06/07/2018.

Normas para Apresentação de Trabalhos

Os Trabalhos aceitos e apresentados serão publicados nos Anais Virtuais do SIMPEQUI, no site da ABQ/SIMPEQUIISBN 978-85-85905-22-4. 

Assim que aprovados, os trabalhos são adicionados ao link "trabalhos aceitos" no site do SIMPEQUI onde podem ser abertos clicando-se sobre o titulo. É oportuno que o autor veja se o trabalho não contem erros, falta de nomes, instituições. Neste momento, havendo solicitação, o trabalho ainda poderá ser corrigido. Faltando 20 dias para o evento, quando for para a informatica para geração dos Anais Virtuais, não poderão mais sofrer modificações.

Todos os trabalhos aprovados deverão ser apresentados em formato de pôsteres (normas mais abaixo). Para alguns trabalhos, seus autores serão convidados a apresentar oralmente. Caso aceitem não precisarão apresntar pôsteres.

Serão consideradas somente contribuições científicas inéditas, originais e enquadradas no escopo do Simpósio, sendo vedado ao autor submeter trabalhos:
a) já divulgados em outros eventos científicos;
b) pesquisas em fase de planejamento;
c) projetos de pesquisa que ainda serão desenvolvidos.

Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito no SIMPEQUI. Cada inscrito poderá apresentar até dois trabalhos.

Existem duas categorias para envio de trabalhos ao SIMPEQUI:
90 - Trabalhos de Ensino/Educação oriundos de pesquisa de alunos ou professores de todos os níveis que poderão optar pelo resumo expandido ou trabalho completo. A diferença é o numero de caracteres. Após opção feita não existe como passar para a outra. 
91 - Trabalhos de Pesquisa e Criação de produtos didáticos voltados ao Ensino de Química. Participará da EXPEQ - Exposição de Produtos Didáticos para o Ensino de Química. Veja Regulamento específico da EXPEQ mais abaixo.

O autor que optar pela categoria 91 (EXPEQ) terá seu trabalho avaliado para participar do evento. A Comissão de Avaliação da EXPEQ irá selecionar entre os trabalhos já aprovados, aqueles que irão ser apresentados na exposição e concorrer ao concurso. Os demais aprovados, serão apresentados no evento como trabalhos científicos de pesquisa e receberão Certificados de apresentação, não concorrendo ao concurso da EXPEQ. Os autores serão notificados da seleção pelo menos 20 (vinte) dias antes do evento para que preparem suas maquetes, se for o caso. O autor que for estudante de graduação deve ter como coautor pelo menos um professor orientador do trabalho.

O autor que for estudante de graduação deve ter como co-autor pelo menos um professor. 

Para facilitar o preenchimento dos campos sugerimos que você digite primeiro todo o trabalho em um editor de texto, por exemplo o Word, selecione o texto e depois copie (Ctrl + C) e cole (Ctrl + V) nos respectivos campos. Fique atento aos caracteres especiais, tipo legras gregas ou símbolos químicos, que o Programa não reconhece. Escreva o símbolo por extenso.

As figuras ou tabelas salvas como imagem (jpeg ou gif) devem ser importadas para a página do trabalho. Não é possivel utilizar-se do sistema "recortar e colar" para as imagens. As imagens precisam ser salvas em arquivo em sua CPU e importadas. Cada trabalho permite importar 2 (duas) imagens. Mais de uma pode ser aglutinada em um arquivo desde que não ultrapasse o limite de 2 megas. 

Todo o template está formatado em passos (campos). Cada um tem um número de caracteres específico, que são diferentes para trabalhos completos e resumos expandidos. Abaixo nas normas para envio, estão os totais de caracteres possíveis a cada passo (campo). Espaçamento é contado como caracter.

O autor receberá e-mail da aceitação de seu trabalho. Poderá, também, acompanhar pelo site do SIMPEQUI se o trabalho foi aceito. Atente se seu provedor não tem restrições a spam. Ele poderá "entender" que o remetente está nesta categoria. O ideal é liberar a extensão "abq.org.br".

Todos os trabalhos aceitos e apresentados serão publicados nos Anais Virtuais do SIMPEQUI no site do evento onde permanecerá por 10 anos.

- Os trabalhos devem ser enviados segundo as normas que se seguem:

1.Título: Deve ser claro e conciso, permitindo pronta identificação do conteúdo do trabalho;
2.Autores: Nome(s) do(s) autor(es), conforme modelo na página, escrevendo-se o último sobrenome seguindo-se das letras dos demais nomes e sobrenomes. Após o nome de cada autor deve aparecer a instituição a que ele pertence. Após o nome de cada autor deve aparecer a categoira (PQ, PG, IC, FM). No caso do trabalho completo é obrigatória a apresentação do professor orientador e seu e-mail no campo apropriado.
3.Resumo (completo/resumo = 800 caracteres): o texto deve, obrigatoriamente, explicar o(s) objetivo(s) pretendido(s), os principais procedimentos adotados, os resultados mais expressivos e conclusões; 
4.Palavras-chave: máximo de 3 palavras;
5.Introdução (completo = 5000 caracteres / resumo = 1800 caracteres): apresentar os objetivos e justificativos da importância do assunto;
6.Material e Métodos (completo = 3000 caracteres / resumo = 1800 caracteres): Unidades de medida e símbolos devem seguir o sistema internacional;
7.Resultados e Discussão (completo = 8000 caracteres / resumo = 1800 caracteres): apresentar tabelas, gráficos, etc. Na discussão, confrontar os dados obtidos com o da literatura;
8.Conclusões (completo = 2000 caracteres / resumo = 600 caracteres): devem se basear nos resultados do trabalho;
9.Agradecimentos (completo/resumo = 200 caracteres): se for o caso, inseri-los após as conclusões.
10.Referências: devem incluir apenas as mencionadas no texto, aparecendo em ordem alfabética e os autores em letras maiúsculas. (PASSOS, L. M. L.; SOUZA-SARTORI, J. A.; BERGAMIN-LIMA, R.; ZOCCA, T. N.; BAPTISTA, A. S.; AGUIAR, C. L. Extração de Proteína Total e Atividade Antioxidante de Torta de Filtro de Cana de Açúcar. Revista de Química Industrial, no 741, 22-28, 2013). No texto devem aparecer também, em letras maiúsculas, seguidas das datas. Ex.: "Pode‐se considerar que a temperatura teve influência com aumento da quantidade extraída de proteína total (Kjeldahl) nos valores estudados (60 a 80ºC) e que as condições de pH básico e menor razão molar apresentaram maiores quantidades de proteína extraída" (PASSOS et al, p. 27, 2013). Todas as referências citadas ao longo do texto, devem ser organizadas de acordo com as normas NBR 6023, NBR 10520 e NBR 14724 da ABNT.

Regulamento para Apresentação de Trabalhos na EXPEQ

PRELIMINARES

- A Exposição de Produtos para o Ensino de QuímicaEXPEQ é uma atividade promovida pela Associação Brasileira de Química, vinculada ao SIMPEQUI, cujo objetivo é a divulgação dos mais variados materiais didáticos destinados ao Ensino de Química. A EXPEQ foi criada para que professores e pesquisadores divulguem e socializem suas produções, permitindo que não sejam utilizadas apenas nos espaços das salas de aula, ou se materializem apenas para cumprimentos protocolares dos mestrados profissionais na área de ensino, onde a elaboração de produtos educacionais é uma exigência.
- Os participantes que optarem por este tipo de trabalho (categoria 91) devem se inscrever no SIMPEQUI, conforme tabela específica. Serão aceitos Produtos Didáticos elaborados por no máximo 3 (três) autores, enviados dentro do prazo estabelecido, por meio do site do evento. Todos os membros do grupo que desejem participar do SIMPEQUI deverão efetivar sua inscrição. Portanto, a inscrição não é do Produto Didático e sim dos autores. O que se denomina como Produtos Didáticos são: Livros didáticos ou paradidáticos impressos ou em ambientes virtuais, Kits de experimentos, simulações, materiais midiáticos de um modo geral, jogos didáticos, softwares, equipamentos e audiovisuais, entre outros materiais.
- Os autores dos Produtos selecionados para apresentação no SIMPEQUI serão informados via e-mail e os títulos dos mesmos estarão na página do evento em "trabalhos aprovados". 
- Na Solenidade de Encerramento os três melhores Produtos Didáticos aptos receberão Certificados alusivos à classificação obtida, e os autores do Produto Didático classificado em 1º lugar receberão também um prêmio em dinheiro.
- Para maiores informações contatar o Coordenador da I EXPEQ, Prof. Jorge Cardoso Messeder, pelo e-mail jorge.messeder@ifrj.edu.br.

I) DOS OBJETIVOS:
1.1. Incentivar professores e pesquisadores na divulgação das mais diversas produções didáticas desenvolvidas em escolas, cursos de graduação, e pós-graduação distribuídos por todo o país, na área de Ensino, que contribuem para o aprimoramento da prática educativa nas aulas de química;
1.2. Incentivar os licenciandos a desenvolverem Produtos para o ensino que possibilitem a melhor compreensão dos conteúdos Química e suas relações com a sociedade ampliando as linguagens e as comunicações em sala de aula;
1.3 Possibilitar aos participantes dessa categoria de trabalhos a integração com colegas de outras regiões, de outras instituições de ensino, no intuito de promover o aprimoramento como pessoas humanas e como professores.

II) DA MODALIDADE:
Os Produtos da EXPEQ são trabalhos de pesquisa motivados por razões de natureza didático-pedagógicas, devendo apresentar um referencial teórico-metodológico, dados concretos, com indicação dos métodos usados e dos resultados alcançados com o produto.

III) DA INSCRIÇÃO DOS PRODUTOS
3.1. Cada inscrito no SIMPEQUI poderá inscrever 02 (dois) Produtos Didáticos.
3.2. A inscrição na EXPEQ dará direito ao participante de participar de todo o evento, como os demais inscritos.
3.3. Os Produtos desenvolvidos por estudantes de graduação devem ter como coautor pelo menos um professor do seu curso. O não atendimento a esta exigência desclassificará o Produto no concurso da EXPEQ.

IV) DA AVALIAÇÃO DOS PRODUTOS
4.1. Cada Produto será avaliado por uma Comissão de Avaliação composta por no mínimo 3 (três) membros da comunidade técnico-científica (professores-pesquisadores da área de Ensino), indicados pelos membros das Comissões do SIMPEQUI e sob a coordenação do responsável pela EXPEQ.
4.2. A avaliação presencial será realizada durante a exposição dos Produtos previamente selecionados, onde os autores terão um tempo máximo de 10 minutos de apresentação para a Comissão de Avaliação, e, se necessário, mais 5 minutos de esclarecimentos/questionamentos da Comissão de Avaliação.
4.3. A Coordenação da EXPEQ assegurará que todos os trabalhos expostos sejam avaliados pelos membros da Comissão de Avaliação.
4.4. Os Produtos serão avaliados pontuando valores de grau mínimo 0 (zero) e grau máximo 10 (dez), considerados os seguintes critérios julgados pela Comissão, durante a avaliação presencial, e consultados os relatórios se necessário. São eles:
- Apresentação com problema e objetivos a serem atingidos com o Produto;
- Clareza sobre o tipo de abordagem pedagógica;
- Concordâncias entre o Produto apresentado e as Diretrizes Curriculares para o Ensino de Química/Ciências;
- Acessibilidade em portais públicos e gratuitos;
- Originalidade e criatividade;
4.5. Os autores que não comparecerem à exposição pública dos Produtos estarão automaticamente desclassificados. Somente os próprios autores, inscritos no SIMPEQUI, poderão apresentar seus Produtos.
4.6. Não há empate de pontos que possibilitem a indicação de mais de um Produto vencedor da EXPEQ. Caso seja necessário, a Coordenação da EXPEQ poderá fazer uso de voto de Minerva, para definir o 1º lugar.
4.7. Para a divulgação do resultado final da EXPEQ será lavrada uma Ata correspondente com a classificação final que deverá ser assinada pelos membros da Comissão de Avaliação e anunciada na Solenidade de Encerramento do SIMPEQUI.
4.8. Em hipótese alguma será revisto o resultado final da EXPEQ, isto é, as decisões da Comissão de Avaliação não serão suscetíveis de recursos.
4.9. Os Produtos classificados em 2º e 3º lugares receberão certificados correspondentes a sua classificação.
4.10. Os autores dos Produtos que tiverem alcançado classificação final em um dos três melhores lugares terão seus nomes divulgados no site da ABQ.
4.11. Os casos omissos deste regulamento serão decididos por um colegiado constituído pela Comissão Organizadora do SIMPEQUI e pela Comissão de Avaliação da EXPEQ.
4.12. Este regulamento foi aprovado de acordo com as normas e o Estatuto da Associação Brasileira de Química.

Normas para Apresentação de Pôsteres

O Pôster deverá atender os seguintes padrões:
- Nome, local e data do evento, Arial 34, negrito, ou usar a barra que se encontra no site;
- Título centralizado, Arial 66, negrito;
- Nome dos autores centralizado, Arial 46; seguido da categoria para cada autor ( (PQ, PG, IC, PIBID, FM);
- Endereço eletrônico do autor principal; 
- O restante do pôster em Arial de no mínimo 32;
- As dimensões do pôster são 90 cm (largura) X 100 cm (altura).
- O poster pode ser produzido em lona com "cordinha" para pendurar ou em papel sulfite para ser fixado ao painel. Neste caso o autor deve levar fita duplaface para faze-lo.

Certificados de Trabalhos on line

Os Certificados de apresentação de trabalhos são disponibilizados on line. Estarão liberados após a seção de pôsteres em que apresentar o trabalho. Um Coordenador da sessão fará a verificação da presença do pôster e de pelo menos um dos autores, que terá que assinar a lista de presença. O mesmo precisa estar inscrito ao evento.

Os Certificados dos trabalhos apresentados estarão disponíveis na área pessoal do autor que o enviou, desta forma os co-autores devem solicitar uma cópia de seu Certificado ao autor que submeteu o trabalho. Após o evento os Certificados estarão disponíveis por 60 dias. Após essa data não mais haverá acesso aos mesmos. Sugerimos que logo após o evento o participante salve o Certificado em sua maquina evitando problemas futuros.