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NÍVEL: Básico PÚBLICO ALVO: graduandos; pós-graduandos; pesquisadores PROFESSOR (MINISTRANTE): Jorge Cardoso Messeder INSTITUIÇÃO: IFRJ E-MAIL: jorge.messeder@ifrj.edu.br PROGRAMA: 1. CIÊNCIAS ESCOLARES: COMO ANDAM OS CURRÍCULOS? 2. ENSINO DE CIÊNCIAS: ENTRAVES E NOVAS (?) TENDÊNCIAS 3. TEMAS SOCIAIS, ONDE ESTÃO NA PRÁTICA DOCENTE? 4. PRÁTICAS EDUCATIVAS E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: ENCONTROS E DESENCONTROS EM TEMPOS DE IA 5. PESQUISAS EXITOSAS NA SALA DE AULA E FORA DELA 6. INTERAÇÃO ENTRE CURSISTAS: DISCUSSÃO SOBRE PRÁTICAS EDUCATIVAS JUSTIFICATIVA: Pesquisas apontam que a distância entre a prática e a teoria tem sido uma das principais dificuldades enfrentadas pelo(a) licenciando(a) em Química/Ciências, ao refletir sobre as possíveis práticas educativas de um professor na sua vida profissional. São necessárias atualizações nos cursos de formação de professores, pois estamos passo a passo com uma realidade global, na qual existe um avanço exponencial das tecnologias. Assim, é necessário transpor o muro invisível entre currículos e as salas de aulas do mundo real. E com isso, perguntamos: Como estão as práticas educativas no Ensino de Química/Ciências em tempos de Inteligência Artificial (IA)? Como os professores recém-formados reconhecem o papel do educador na Alfabetização Científica? É possível realizar pesquisas com temas sociais, de fato, no meu ambiente escolar, em meio a tantas inovações tecnológicas? O principal objetivo deste minicurso é o de despertar o interesse do público às possibilidades de experiências didáticas que permitem que nossa sala de aula seja, além de um ambiente de ensino e aprendizagem, um ambiente de pesquisa, e muito mais, um ambiente que permite nossas ações para concatenar as questões sociocientíficas aos conhecimentos tecnológicos na Educação Química, e assim, promover estratégias pedagógicas relacionadas aos conteúdos da Alfabetização Cientifica.
Trabalhando com análises químicas diversas na área de mineração, alimentos, energia, segurança do trabalho e meio ambiente desde 2004. Gestor de resíduos da Escola de Engenharia da UFMG desde 2008. Auditor certificado na norma ABNT ISO IEC/17025 desde 2009 prestando serviço a diversas empresas de consultoria e certificação de laboratórios, entre elas A2LA, RMMG, E-quality, TNQ Consultoria, TM Consultoria, ML Soluções laboratoriais. Atuando junto aos organismos normativos ABNT, ASTM e ISO na elaboração e tradução de normas desde 2022. Representante brasileiro no comitê técnico da ISO TC-232 Education and learning services. Instrutor de cursos de aprimoramento profissional na área da qualidade e gestão desde 2015.
Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestrado e doutorado em Ciências pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). É professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PROPEC) do IFRJ e doPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal Fluminense (UFF/PPECN).É Presidente da Federação Latino-Americana de Química (mandato 2022/2024). Líder do Grupo de Pesquisa Rotas Metodológicas para o Ensino de Ciências - RoMEC (http://romec.com.br/).
Diretor e Conselheiro do Conselho Federal de Química (CFQ). Delegado Regional em Tubarão do Conselho Regional de Química de Santa Catarina (CRQ/SC) Engenheiro Ambiental e Sanitário pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci. Químico Industrial e Licenciado em Química pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Especialista em Gestão e Educação Ambiental pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci. Atualmente é Secretário Executivo do Conselho Estadual do Meio Ambiente de Santa Catarina (CONSEMA/SC), junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde de Santa Catarina (SEMAE/SC). Também, é membro do Sindicato dos Químicos no Estado de Santa Catarina (SINDIQUÍMICA/SC), consultor e perito técnico na área química e ambiental.
Rodrigo Alan de Moura Rodrigues é Mestre em Direito Ambiental e Sustentabilidade, Especialista em Direito Público, Especialista em Ciências Criminais, Advogado e Profissional da Química, com mais de 18 anos de atuação na área química. Atualmente, exerce o cargo de Coordenador da Comissão Nacional de Orientação e Fiscalização Profissional do Conselho Federal de Química (CFQ), além de integrar comissões técnicas de atribuições profissionais e grupos de trabalho voltados à regulamentação profissional e à fiscalização do exercício da Química no Brasil. Possui sólida experiência em Direito Público, Regulação Profissional e Gestão de atividades fiscalizatórias em Conselhos de Fiscalização, com atuação destacada na formulação de normas, pareceres técnicos e estratégias institucionais para o fortalecimento da profissão química. É palestrante convidado em eventos nacionais, abordando temas relacionados à legislação, atribuições profissionais e desafios contemporâneos para os profissionais da Química.
Bacharel em Química, bacharel em Química com atribuições tecnológicas, licenciado em Química, mestre e físico-química, doutor em ciências pela Universidade Estadual de Campinas. Professor do ensino superior (Universidades Federais de Goiás e do Rio de Janeiro) por 32 anos.Foi presidente do Conselho Regional de Química da 12ª Região. Conselheiro Federal do Conselho Federal Química.
Sérgio Scherrer Thomasi é químico formado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com mestrado em Engenharia Química e doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde também realizou pós-doutorado. Atualmente é professor adjunto no Departamento de Química da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação em Agroquímica da mesma instituição. Atua nas áreas de química orgânica, síntese multicomponente, química de produtos naturais, técnicas de separação e identificação estrutural, com ênfase em RMN, LC-SPE/NMR, espectrometria de massas e cromatografia líquida. Sua produção científica inclui estudos sobre compostos bioativos, como acaricidas e metabólitos microbianos, além do desenvolvimento de metodologias analíticas aplicadas a compostos orgânicos de interesse agrícola e ambiental.
Perito Criminal da Policia Civil de Minas Gerais, onde chefia a Divisão de Laboratórios do Instituto de Criminalística. Farmacêutico com habilitação em Análises Clínicas e Toxicológicas pela UFMG. Mestre em Ciências Farmacêuticas, com ênfase em desenvolvimento e validação de métodos analíticos para determinação de drogas de abuso. Professor do Centro Universitário Una e da Academia da Polícia Civil de Minas Gerais. Membro da Sociedade Brasileira de Toxicologia, da Associação Internacional dos Toxicologistas Forenses e da Rede Mineira de Ciências Forenses. Editor-chefe da Revista Criminalística e Medicina Legal. Representante da SENASP no Grupo Técnico da Anvisa para classificação das novas substâncias psicoativas.