Seja bem-vindo!

COMUNICADO 

          A Direção da Associação Brasileira de Química – ABQ e a Comissão Organizadora do simpósio comunicam aos seus associados e participantes do evento que em virtude da pandemia do coronavírus (COVID-19) se vê obrigada a adiar o 18º Simpósio Brasileiro de Educação Química - SIMPEQUI que seria realizado entre os dias 12 e 14 de agosto de 2020 na cidade de Belém, Pará.
          O simpósio, já remarcado, será realizado nos dias 11 a 13 de agosto de 2021, no mesmo local, Centro de Eventos do Hotel Beira Rio, na cidade Belém. A programação será mantida, e a Comissão Organizadora trabalhará pela manutenção dos convidados.
          A ABQ lamenta profundamente ter que tomar essa decisão, mas a saúde e integridade física de todos que estariam no local é mais importante. As inscrições que foram feitas permanecerão ativas, embora não tenhamos registrado trabalhos e pagamentos. As datas para tanto deverão ser observadas no calendário de 2021.
          A Secretaria de Eventos permanece a disposição para quaisquer informações adicionais pelo e-mail abqeventos@abq.org.br.


Rio de Janeiro, 29 de maio de 2020

Silvana Carvalho de Souza Calado                                                Jesus Cardoso Brabo
                    Presidente da ABQ                                                Presidente do 18º SIMPEQUI



Diversidade é um produto da evolução biológica e social e só tende a aumentar com o tempo. E pode ser conceituada de diferentes maneiras, dependendo do contexto.

Quando se trata de questões relacionadas ao processo de ensino aprendizagem escolar, podemos entender a diversidade como o conjunto das diferenças – de raça, etnia, orientação sexual, genero, cognição, comportamento, status socioeconomico, idade, crenças religiosas, opiniões politicas, entre outras – que caracteriza a comunidade escolar.

No processo de ensino e aprendizagem a diversidade também se expressa nas diferentes abordagens teóricas e metodológicas que constantemente são propostas por pesquisadores educacionais ou simplesmente por pessoas que apresentam ideias, materiais e/ou métodos alternativos para ensinar determinados assuntos. 

Ensinar para/com diversidade é tentar explorar e incoporar essas diferenças, enriquecendo o aprendizado de alunos e professores, permitindo que a compreensão das diferenças e convivência entre diferentes transformem a maneira como pensamos, ensinamos, aprendemos e agimos, de modo que todas experiências e formas de ser sejam tratadas com justiça e equidade.

O uso de principios educativos de diversidade e inclusão tem um grande potencial para melhorar o ensino e aprendizagem. Professores que procuram ensinar para/com diversidade dão melhores oportunidades para que mais pessoas aprendam e desenvolvam suas habilidades de pensar de forma crítica e criativa, enquanto se envolvem em conversas sobre eventuais diferenças e maneiras de conviver com elas.

O 18º SIMPEQUI, que ocorrerá no período de 12 a 14 de agosto de 2020, na cidade de Belém, pretende por em pauta o ensinar Química para/com diversidade, reunindo pesquisadores da área de Educação em Química de diferentes estados do Brasil para debater ideias em palestras, mesas-redondas e mini-cursos. Na ocasião, estudantes e professores de Química também poderão submeter e apresentar trabalhos da referida área. Além, é claro, de trocar ideias e manter intercâmbios com demais participantes do evento.

Nesse sentido, a Associação Brasileira de Química – ABQ e sua Regional Pará, convida a comunidade brasileira de Educação Química a participar do 18º SIMPEQUI, a ser realizado no Centro de Eventos do Hotel Beira Rio, Belém. 

Prof. Dr. Jesus Cardoso Brabo
Presidente do 18° Simpequi

 

 

  • 13 Jun

    1º Vencimento para Inscrição com desconto

  • 18 Jun

    Prazo para Envio de Trabalhos

  • 25 Jul

    2º Vencimento para Inscrição com desconto

Noticias