Bacharela em Química Industrial, Licenciada em Química e mestra em Físico-química pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutora em Ensino das Ciências (com ênfase no ensino de Química) pela UFRPE. É Professora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM/UFPR) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade (PPGIES/UNILA). Possui experiência com o ensino de Química, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Divulgação Científica; Construção de estratégias e materiais lúdico-didáticos para formação de professores; Metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem; Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino de Ciências; Didatização Lúdica; Formação de Professores de Ciências e Estratégias Metacognitivas.

Márcia Dórea é engenheira química (UERJ, 1995), mestre em Ciência e Tecnologia de Polímeros (UFRJ, 1999), doutora em Ciência e Tecnologia de Polímeros (IMA/UFRJ, 2005) e licenciada em Química (UNIGRANRIO, 2021). Tem experiência em Química, Polímeros e Coloides, com foco em meio ambiente, síntese orgânica e adsorção. Trabalhou no SENAI/FIRJAN como supervisor técnica, especialista de Serviços Tecnológicos e pesquisadora (2006-2021). Atualmente, é professora titular da UNIGRANRIO AFYA, coordenando projetos em Educação Ambiental, Ensino, Ciências e Saúde. Recebeu o Prêmio de Menção Honrosa no STHEM Brasil 2024 e é membro de conselhos e comissões relacionados ao meio ambiente e sustentabilidade.

Doutor (na área de Síntese de poli (ácido lático) e Mestre (na área de Sensores Poliméricos) em Ciências, em Ciência e Tecnologia de Polímeros, pelo Instituto de Macromoléculas Eloísa Biasotto Mano, UFRJ/RJ (2010) e Gestor Ambiental pela Escola Politécnica da UFRJ/Instituto Brasil PNUMA (2012). Participou do projeto piloto de Cooperação entre o Estado da Renânia do Norte-Vestfália e o Estado do Rio de Janeiro na área de formação profissionalizante em Polímeros (2009/2010). Atua como Professor de Química da Faetec desde março/1998, atualmente lotado no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ) desde de 2009.Graduado em Licenciatura em Química e Bacharel com Orientação Tecnológica em Química pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques (1991). Quando Diretor Regional Sudeste na Associação Brasileira de Química (ABQ) de 2016 a 2021 articulou parcerias, desenvolvendo projetos e como organizador de eventos e congressos. Na gestão atual ABQ, está como diretor administrativo mandato 2023-2025. Foi professor da Escola Sesc de Ensino Médio desde 2009 a 2021, com atuação na área de Educação em Química e como representante do Programa Ecos de sustentabilidade. Desenvolveu parcerias na área de Química Verde com a Escola Brasileira de Química Verde do Instituto de Química da UFRJ junto ao professor Peter Rudolf Seidl (in memorian), na rede Faetec em que trabalha desde 1998 e junto a ABQ com desenvolvimento de estratégias de divulgação e trabalhos. Atua hoje também como professor substituto no IFRJ Maracanã, lecionando disciplinas nos cursos superiores de engenharia química e processos químicos (ciência e tecnologia de materiais, corrosão, biocombustíveis) e no curso pós médio em processos químicos (processos inorgânicos e instrumentação industrial). Leciona também no laboratório do Colégio Santo Agostinho.

Doutor em Química e Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Ensino de Ciências (UERJ) e Licenciado em Química. Coordenador do Núcleo de Tecnologia Assistiva para a Experimentação no Ensino de Ciências, do Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão (LPEQI) e de Estágio Curricular do curso de Química Licenciatura. Professor Associado do Instituto de Química, pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências (NUPEC) e vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, ambos da UFG.

Professor Efetivo da Universidade Federal do Piauí – UFPI.
Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo – USP.
Mestre em Química Analítica pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA.
Graduado e Licenciado pela Universidade Federal de Viçosa (MG) – UFV.
Coordenador Geral da Olimpíada Nacional de Ciências – ONC.
Diretor das Olimpíadas de Ciências da Associação Brasileira de Química.
Trabalha atualmente na Licenciatura em Educação do Campo na UFPI, com formação de professores para exercer a licenciatura em ciências da natureza nas escolas do campo. Temas trabalhados: formação de professores, agroquímica, Química e o agronegócio, Química na lavoura de subsistência.








