ALCY RIBEIRO FAVACHO

ALCY RIBEIRO FAVACHO

Doutorado em Química pela Universidade Federal do Pará. Possui graduação em Quimica pela Universidade Federal do Pará, mestrado em Química pela Universidade Federal do Pará . Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Pará.
Coordenador do Curso de Química do Campus de Ananindeua-UFPA.
Integra os Grupo de Pesquisas "Plantas Oleaginosas e Aromáticas da Amazônia" e "Biomoléculas e Novos Materiais da Amazônia".
Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: ciências ambientais, ensino de química, óleos fixos e voláteis. 

ANDRELA GARIBALDI LOUREIRO PARENTE

ANDRELA GARIBALDI LOUREIRO PARENTE

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências: habilitação em Química pela Universidade Federal do Pará (1999); mestra em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (2004) e doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012).
Foi sócia-mirim do Clube de Ciência de Abaetetuba quando estudante da educação básica e bolsista de iniciação cientifica quanto estudante de graduação.
Atuou como professora da Educação Básica (1999-2005), nos níveis fundamental e médio pela Secretaria de Estado de Educação do Pará.
Desde 2005 é professora do 3º grau na Universidade Federal do Pará.
Atua no ensino de graduação, na Faculdade de Educação Matemática e Científica, e no ensino de pós-graduação, nos programas PPGECM e PPGDOC, do Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPA. Já coordenou projetos de ensino, extensão e integrou vários projetos de pesquisa. Atualmente, participa dos projetos Pesquisas sobre aprender e ensinar ciências como produção subjetiva (2019-2021), Iniciação científica, formação de professores em Clubes de Ciências da Amazônia Legal Brasileira e seus reflexos no ensino de ciências da Educação Básica (2019-2021) e orienta estudantes de mestrado e doutorado, abordando os seguintes temas: aprendizagem em ciências (química), formação de professores, imaginação, criatividade e práticas investigativas.

ANNA MARIA CANAVARRO BENITE

ANNA MARIA CANAVARRO BENITE

Doutora e Mestre em Ciências e Licenciada em Química (UFRJ/ 2005).
Professora Associada IV da Universidade Federal de Goiás onde coordeno o Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão- LPEQI desde 2006, grupo de pesquisa registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e que também conta com financiamento deste mesmo órgão. Institui em 2009 o Coletivo CIATA- Grupo de Estudos sobre a Descolonização do Currículo de Ciências, cujas ações desenvolvidas renderam em 2013 - Diploma de Reconhecimento por ação cotidiana na luta pela defesa, promoção e proteção dos direitos humanos em Goiás; em 2014 - Honra ao Mérito pela Assessoria Especial para Direitos Humanos e Cidadania; 2016- Prêmio Mulher Combativa; 2018; 2019- Prêmio SBPC/GO de Popularização da Ciência; 2019 - Honra ao Mérito em reconhecimento à luta em defesa da educação em Goiás; Sou militante do Grupo de Mulheres Negras Dandaras no Cerrado. 
Fui representante do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Estado de Goiás nos anos de 2016 -2017.
Membro do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial - CNPIR. (2016/2018), 
Fui Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as Gestão 2016-2018. Sou secretária Executiva da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros/as Gestão 2108-2020. Assessora da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás. Sou pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências (NUPEC) da UFG, com financiamento do CNPq e do FINEP. 
Finalmente atuo na área de Ensino de Química com foco na cultura e história africana no ensino de ciências, ensino de ciências de matriz africana e da diáspora, cibercultura na educação inclusiva, Mulheres Negras nas Ciências e políticas de ações afirmativas.  

DANIELLE COSTA CARRARA COUTO

DANIELLE COSTA CARRARA COUTO

Doutora em Genética e Biologia Molecular com ênfase em Bioinformática pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2014).
Mestre em Engenharia Elétrica na área de Computação Aplicada pela UFPA (2009) e Bacharel em Ciência da Computação pelo Centro Universitário do Estado do Pará (2002).
Atua nos cursos de graduação da UFPA como Professora Adjunto III.
Coordena o projeto de pesquisa intitulado Laboratório Interdisciplinar em Tecnologias, Educação e Computação (LITEC) a partir de 2017.
Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento de Software, Tecnologias Educacionais e Banco de Dados.

DOUGLAS DE OLIVEIRA PANTOJA

DOUGLAS DE OLIVEIRA PANTOJA

Graduando em licenciatura em química pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Monitor do Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA).
Atualmente é membro do grupo de pesquisa "Química, Ensino de Química e Meio Ambiente".
É Coordenador e Professor da Equipe de Química no Projeto de Extensão: "Cursinho Alternativo da UEPA''.
É bolsista CAPES do Programa Residência Pedagógica no projeto: "O ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO AMAZÔNICO''.

HÉLIO DA SILVA MESSEDER NETO

HÉLIO DA SILVA MESSEDER NETO

Possui graduação em Química pela Universidade Federal da Bahia (2010), mestrado e doutorado pelo programa de pós graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA.
Atualmente é professor Adjunto I da Universidade Federal da Bahia.
É professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS.
Tem experiência na área de Ensino de Ciências atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Histórico-Cultural e Pedagogia Histórico-Crítica no Ensino de Ciências e Ludicidade. É lider do grupo de pesquisa ENCONCIENCIAs ( Grupo de Pesquisa em Ensino Concreto de Ciências)

JANES KENED RODRIGUES DOS SANTOS

JANES KENED RODRIGUES DOS SANTOS

Professora da Universidade Federal do Pará atuando na área “Metodologia e Prática de Ensino de Ciências e de Química”.
Coordena um Núcleo Interdisciplinar do Programa Residência Pedagógica de Química e Física.
Desenvolve projetos de extensão sobre jogos regionais pautados na BNCC e projeto de pesquisa sobre o mapeamento formativo dos professores de Ciências e de Química da zona metropolitana de Belém.
Orienta trabalhos na linha de formação de professores de ciências, currículo, processos e estratégias de ensino e de aprendizagem.


JESUS DE NAZARE CARDOSO BRABO

JESUS DE NAZARE CARDOSO BRABO

Licenciado em Química pela Universidade Federal do Pará.
Doutor em Ensino de Ciëncias pelo Programa Internacional de Doutorado em Ensino de Ciëncias (Universidade de Burgos/Espanha e UFRGS/Brasil).
Atua como pesquisador no Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI).
Coordena, ministra disciplinas e orienta pesquisas em programas de formação de professores de ciências.
Tem experiência na área de Educação, com ênfase em métodos e técnicas de ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de química, representações sociais e iniciação científica infanto-juvenil.

JORGE CARDOSO MESSEDER

JORGE CARDOSO MESSEDER

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestrado e doutorado em Ciências pelo Instituto Militar de Engenharia (IME).
Atualmente é Professor Associado IV do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), onde desenvolve trabalhos nas áreas de Ensino de Ciências/Química, junto ao curso de Licenciatura em Química, sendo também docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Natureza da UFF (PPECN).
É Vice-Presidente e Diretor de Educação da Associação Brasileira de Química.

JULIANE LARISSA SANTOS BARBOSA

JULIANE LARISSA SANTOS BARBOSA

Graduada do curso de Ciências Naturais com Habilitação em Química pela Universidade do Estado do Pará (UEPA).
Monitora do espaço da Química do Centro de Ciências e Planetário do Pará.


LUCIANA PEREIRA GONZALEZ

LUCIANA PEREIRA GONZALEZ

Possui graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica, na área de eletromagnetismo aplicado, pela Universidade Federal do Pará.
Iniciou suas atividades de magistério superior em 2012 como professora do quadro permanente da Universidade Federal do Pará - UFPA.
Atualmente é Professora do Campus Universitário de Ananindeua - UFPA, da Faculdade de Licenciatura em Física e do curso de Pós graduação lato sensu - Especialização em Ensino de Física, vice-diretora da Faculdade de licenciatura em Física e coordenadora de projetos de extensão voltado a educação inclusiva para as ciências exatas e projetos de pesquisa voltado a tecnologia assistiva.

 

MARCELO LAMBACH

MARCELO LAMBACH

Possui doutorado e mestrado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGECT-UFSC), especialização em TIC na Educação (PUC-RJ), especialização em Educação de Jovens e Adultos (UFPR), graduação em Química Licenciatura (UFPR) e graduação em Química Industrial (PUC-PR).
Atualmente é docente Adjunto pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Curitiba (UTFPR), e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET).
Editor da Revista ACTIO: Docência em Ciências desde 2016. Coordenador de Estágio Obrigatório da Licenciatura em Química. Coordenador de Área do PIBID - Subprojeto de Química Licenciatura. Conselheiro Titular do Conselho de Graduação e Educação Profissional (COGEP) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Coordenou o PPGFCET de 2016 a 2018.
Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Química, Ciências e Tecnologia. Tem experiência na área de Química no Ensino Superior, Médio e Ciências do Ensino Fundamental, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial e permanente de professores, educação científica, ensino na perspectiva de Paulo Freire, educação de jovens e adultos (EJA), epistemologia, história e filosofia da ciência (HFC), ensino de ciências e química com ênfase nas relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).

MARIA DULCIMAR DE BRITO SILVA

MARIA DULCIMAR DE BRITO SILVA

Professora Assistente IV - TIDE, na Universidade do Estado do Pará (UEPA). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Educação Não Formal do Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA). Coordenadora do Espaço da Química do Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA/UEPA).

NATALIA CONCEIÇÃO SILVA BARROS CAVALCANTI

NATALIA CONCEIÇÃO SILVA BARROS CAVALCANTI

Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Docente do PROFEPT- Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica e da Licenciatura em História do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará.
Integra a equipe do projeto "Corpo, gênero e sexualidade na Educação Profissional: cenários epistemológicos e subjetivos", financiado pelo edital universal do CNPq, no interior do qual orienta pesquisas de Iniciação Científica, especialização e mestrado.
No presente momento, suas investigações investem em temas que dialoguem com esse projeto mais amplo e que se circunscrevem empiricamente ao Ensino Médio Integrado, tais como  Juventude, Sexualidades e mundo do trabalho; Epistemologia Feminista, Formação Docente  e Ensino de História; Memória e Organização da EPT.


PATRÍCIA TERESA SOUZA DA LUZ

PATRÍCIA TERESA SOUZA DA LUZ

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Pará (1996) e mestrado em Físico-Química pela Universidade Federal do Pará (2002) e doutorado em Química - Universidade Federal do Pará UFPA (2015).
Atualmente é professora de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA.
Tem experiência na área de Química, com ênfase em Cinética Química e Catálise, atuando principalmente na síntese e caracterização de catalisadores heterogêneos.

PRISLAINE PUPOLIN MAGALHÃES

PRISLAINE PUPOLIN MAGALHÃES

Formada integralmente em escola pública. Licenciada e Bacharel em Química pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da universidade de São Paulo FFCLRP-USP. Doutora em Ciências pela FFCLRP-USP. Pós doutora em Ciências Básicas também pela USP. Durante formação acadêmica, suas pesquisas foram voltadas para Bioquímica, enfatizando biomembranas. Atuou por mais de quinze anos como professora de Química na Educação Básica e Superior. Em 2018, ingressou no mestrado acadêmico em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual Paulista UNESP.
Hoje é doutoranda em Ensino de Ciências pela mesma instituição. Em 2020, concluiu os cursos de Filosofia e Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos UNIMES.
Atualmente realiza pesquisas em Ensino de Ciências, sob a perspectiva do Ensino por Investigação, Aprendizado Baseado em Problemas e Projetos e Experimentação. Mãe de dois filhos e empreendedora na startup Ciência na Caixa.

RHIAN BARROSO GARCIA

RHIAN BARROSO GARCIA

Graduando em Licenciatura em Química pela Universidade do Estado do Pará (UEPA).
Monitor do Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA).



SILVIA REGINA QUIJADAS ARO ZULIANI

SILVIA REGINA QUIJADAS ARO ZULIANI

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2006), Mestre em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999).
Docente na Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", campus de Bauru Departamento de educação.
Atua na Licenciatura em Química e no programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência desde 2008 orientando mestrado e doutorado acadêmicos.
Coordenou Projeto PIBID Interdisciplinar, Unesp, Bauru entre 2010 e 2018.
Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem, ensino por investigação, ensino de química, pesquisa em ensino, formação de professores, história e filosofia da ciência, e autocontrole da aprendizagem. 

SOLANGE WAGNER LOCATELLI

SOLANGE WAGNER LOCATELLI

Doutora e Mestre em Ensino de Ciências (Química) pela Universidade de São Paulo (USP). Bacharel e licenciada em Química pela USP.
Experiência na docência para a educação básica/ superior e na formação de professores.
Desde 2016 é professora adjunta na Universidade Federal do ABC, onde também coordena o subprojeto de Química no PIBID.
Atualmente é vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática PEHCM.
Responsável pela formação e coordenação do PECME - Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Metacognição desde 2017.
Participa do corpo editorial de periódicos nacionais e internacionais na área de ensino de Ciências. Linha de pesquisa: Pesquiso na área de ensino de Ciências/Química. Tenho como principais interesses, pesquisar aspectos da metacognição e neurociências no ensino-aprendizagem e na formação de professores. O foco tem sido nas estratégias metacognitivas, por exemplo, na utilização de imagens, desenhos, portfólios, autoquestionamento e o Ensino por Investigação; os níveis representacionais em Química e na Educação de Surdos.  

TEREZINHA VALIM OLIVER GONÇALVES

TEREZINHA VALIM OLIVER GONÇALVES

É Licenciada em História Natural e em Ciências Biológicas pela UFRGS (1975); especialista em Ecologia Humana pela (UNISINOS); Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela UNICAMP (1981) e doutora em Educação, também pela UNICAMP (2000).
Fundou “AMAZÔNIA: Revista de Pesquisa em Educação em Ciências e Matemáticas” (2004).
É professora Titular da Universidade Federal do Pará, onde iniciou carreira em março de 1979. Criou o Clube de Ciências da UFPA, em novembro desse mesmo ano.
É pesquisadora narrativa na área de Educação em Ciências - formação de professores e ensino de ciências.
Coordenou o Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, de 2002 a 2008.
Foi Diretora Geral do INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA DA UFPA (NPADC) de 2003 a 2011.
Coordenou o POLO ACADÊMICO UFPA do doutorado em rede da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC, de 2010 a 2016.
Coordenou o Mestrado Profissional DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS, de janeiro de 2014 a julho de 2019.
É conselheira no Conselho Estadual de Educação do Estado do Pará desde 2014.

VICTOR WAGNER BECHIR DINIZ

VICTOR WAGNER BECHIR DINIZ

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Pará (2004), mestrado em Química pela Universidade Federal do Pará (2007) e doutorado em Química pela Universidade Federal do Pará (2012).
Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Pará. 
Atua principalmente nos seguintes temas: chá, metais, folhas e ervas medicinais.


WALDINEI ROSA MONTEIRO

WALDINEI ROSA MONTEIRO

Formação superior em Licenciatura em Ciências Habilitação em Química, mestrado pela Universidade Federal do Pará e Doutorado pelo Instituto Militar de Engenharia - IME.
Estágio Pós doutoral em materiais cerâmicos na Universidade de Limoges (Unilim) - França.
Atuação no magistério de ciências básicas; Pesquisador no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais; na FUNCATE - Fundação de Ciências Aplicações e Tecnologias Espaciais e na Universidade do Vale do Paraíba, em São José dos Campos.
Atualmente professor na Universidade Federal do Pará.
Fundador do Programa de Pós Graduação em Ciências e Meio Ambiente e professor deste e do Programa de Pós Graduação em Química, na cadeira de Físico Química (Catálise) Aplicações de materiais para o meio ambiente e energia.