BRUNO DOS SANTOS PASTORIZA

BRUNO DOS SANTOS PASTORIZA Professor Associado na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), possui graduação em Licenciatura em Química, mestrado e doutorado em Educação em Ciências Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Trabalha com formação de professores de Ciências, transitando na área da filosofia pensada para o Ensino de Ciências. Atua em diferentes disciplinas no curso de Licenciatura em Química, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e Programa de Pós-Graduação em Química. Coordenador do Laboratório de Ensino de Química (LABEQ-UFPel), também está Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM). Desenvolve pesquisas na área de Estratégias Metodológicas e Recursos Educacionais para o Ensino de Ciências e Química, tratando tanto de questões direcionadas à epistemologia da ciência, à produção de materiais didáticos, quanto traz em suas discussões as questões de inclusão e diversidade - todas elas voltando-se à formação docente.

CASSIANO ZEFERINO DE CARVALHO NETO

CASSIANO ZEFERINO DE CARVALHO NETO Pós-doutorados (2011 - 2021 e 2017 – 2019) realizados no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); MBA em Gestão da Inovação em Saúde pela Universidade de São Paulo USP)/Instituto Butantan (IB); Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC, 2011); Mestrado em Educação Científica e Tecnológica (UFSC, 2006); Especialização em Qualidade na Educação Básica (INEAM/OEA/USA, 2004); Graduações em Pedagogia e Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP, 2004, 1982); Formação Tecnológica em Eletrônica Analógica e Digital (I.R.T.M/SP). Fundador das Empresas: Eduinova – Inteligência e Gestão em Educação (SP, 2022), Via Educação Digital (FLN-SC, 2021), Escola Superior de Tecnologia e Gestão (FLN-SC, 2021), Inovae – Inovação na Escola (SJC-SP, 2015), Instituto para a Formação Continuada em Educação (IFCE, SP – 2000), Laborciencia Tecnologia Educacional e Editora (SP-SP, 1989) e Eletromédica Carvalho (SP-SP, 1973). É autor das Teorias da Educação 4.0, Educação 5.0 e Educação Avançada. Atualmente atua como professor visitante em missão para a criação do Polo de Inovação do Agreste Pernambucano, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Seu principal propósito profissional: colaborar para a inovação da escola brasileira.

CLARICE CALDEIRA LEITE

CLARICE CALDEIRA LEITE Graduada em Química pela Universidade Federal de Pelotas no ano de (2007). Mestrado em Química Tecnológica e Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2010), atuando na área de Química analítica com ênfase em análise de efluentes provenientes do cultivo e beneficiamento do arroz. Possui Doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul na área de Química analítica cuja a pesquisa teve como foco: Determinação de metais em amostras de óleo lubrificante, gasolina e etanol combustível por espectrometria de absorção atômica concluída no ano de 2015. Atualmente é diretora da rede pública do Estado do Rio Grande do Sul .

DANIEL RIBEIRO

DANIEL RIBEIRO Doutor em Educação em Ciências pela UFRGS com estágio pós-doutoral no Departamento de Química Inorgânica do Instituto de Química da UFRGS, supervisionado pela Prof. Dra. Camila Greff Passos (PPGQ/UFRGS). Possui graduação em Química licenciatura pela UFRGS (2010), Especializações em Educação Ambiental, Administração Escolar, Supervisão e Orientação, Coordenação Pedagógica, Educação Especial Inclusiva, Gestão Escolar. Mestrado em Química pela UFRGS (2016) e Doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. \r\n(2020). Pós- Doutorando do IQ-UFRGS e Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de\r\nQuímica da UFRGS (GPEQ-UFRGS), atuando principalmente nos seguintes temas:\r\nagrotóxicos, aprendizagem baseada em problemas, Ensino de Química e Educação\r\nAmbiental crítica.

DIONE SILVA CORRÊA

DIONE SILVA CORRÊA Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Engenharia dos Materiais, com ênfase em Síntese Orgânica, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Atuou como professora substituta no Instituto de Química da UFRGS, ministrando aula de Química Orgânica em dois períodos de um ano cada. Atualmente é professora colaboradora em projetos de pesquisa junto a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor adjunto com doutorado da Universidade Luterana do Brasil. Atuou como coordenadora do curso de Química da ULBRA no período de mar/2002 à dez\2010. Atuou no Conselho Regional de Química 5ª região como conselheira de 2008 à 2011. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise e Síntese Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: glicerol, ácidos graxos, acilglicerídeos, alcanolamidas, compostos fluorescentes por transferência protônica intramolecular e copolimeros fluorescentes.

FÁBIO ANDRÉ SANGIOGO

FÁBIO ANDRÉ SANGIOGO Possui graduação em Química-Licenciatura (2007), mestrado em Educação nas Ciências (2010) pela UNIJUÍ (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul) e doutorado em Educação Científica e Tecnológica (2014) pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Atualmente é professor no Centro de Ciências Químicas Farmacêuticas e de Alimentos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e professor permanente no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Química da UFPel. Atuou como Coordenador institucional no Programa Residência Pedagógica da UFPel (de 2020 a 2024). Atuou como coordenador do Curso de Licenciatura em Química (de 2014 a 2019) e na coordenação da área da Química do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UFPel (de 2014 a 2020). Atua principalmente nos seguintes temas: abordagem temática, perspectiva histórico-cultural, epistemologia e ensino Ciências, linguagem e cognição, e formação de professores.

JORGE CARDOSO MESSEDER

JORGE CARDOSO MESSEDER
Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestrado e doutorado em Ciências pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). 
É professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). 
Integra o corpo docente do 
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PROPEC) do IFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal Fluminense (UFF/PPECN).   
É Presidente da Federação Latino-Americana de Química (mandato 2022/2024). Líder do Grupo de Pesquisa Rotas Metodológicas para o Ensino de Ciências - RoMEC (http://romec.com.br/).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/583622167381738

JOSÉ EUZÉBIO SIMÕES NETO

JOSÉ EUZÉBIO SIMÕES NETO Licenciado em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2005) e, em seguida, peguei um "Barro/Macaxeira" para cursar o mestrado e o doutorado em Ensino das Ciências na Universidade Federal Rural de Pernambuco, no PPGEC/UFRPE (2009 e 2016, respectivamente). Comecei a ser professor em 2002, no segundo ano da graduação, atuando em projetos específicos, em escolas, em cursinhos e pré-vestibulares, até que em 2010, após um movimento demorado, fui morar em Serra Talhada, para ser professor do curso de Licenciatura em Química, na Unidade Acadêmica de Serra Talhada, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAST/UFRPE). Depois de passar quase quatro anos na terra de Lampião, atualmente sou professor no Departamento de Química da UFRPE, vinculado à área de Ensino de Química, e além de dar aulas na licenciatura, sou professor permanente no PPGEC (UFRPE) e no PPGECM (UFPE) e editor da REDEQUIM - Revista Debates em Ensino de Química. Tenho interesse em muitas coisas, incluindo Ensino de Química, que é só uma das tantas coisas que me deixam feliz em estar vivo.

LEANDRO ROSA CAMACHO

LEANDRO ROSA CAMACHO

Possui graduação em Química (Bacharel em Ciências) pela Universidade Luterana do Brasil (2006). Possui graduação em Formação Pedagógica para graduados pela Universidade Luterana do Brasil (2008).Mestrado em Genética e Toxicologia aplicada (Mestre em farmacologia e toxicologia) pelo PPGGTA da Universidade Luterana do Brasil (2010). Atualmente é Professor de Química do Ensino Médio do Colégio Marista Nossa Senhora do Rosário e Colégio Leonardo da Vinci Gama. Exerce o cargo de Diretor Secretário na Associação Brasileira de Química - Seção Regional do Rio Grande do Sul onde Coordena o Projeto das Olimpíadas da Área de Química(OQdoRS) e também é Conselheiro Titular do Conselho Regional de Química da 5ª Região(CRQ-V). É atualmente Diretor Regional Sul da ABQ (Associação Brasileira de Química) .Tem experiência na área de Química, com atuação, principalmente, nos seguintes temas: Ensino de Química, Elementos-traço, Absorção Atômica.

LUIS ROBERTO BRUDNA HOLZLE

LUIS ROBERTO BRUDNA HOLZLE Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), mestrado e doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000/2005). Realizou pós-doutorado em eletroquímica na França pela Universite de Paris XI. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Pampa. Tem experiência na área de Química, com ênfase em eletroquímica e divulgação da ciência. Atua nos projetos EmSíntese (http://www.emsintese.com.br) e TabelaPeriódica.Org (http://www.tabelaperiodica.org), entre outras iniciativas de divulgação da ciência e das mudanças climáticas.

MAURÍCIO DE ALMEIDA SCHMITT

MAURÍCIO DE ALMEIDA SCHMITT

Mestre em Engenharia de Materiais pela UFRGS; Químico LP pela ULBRA; Engenheiro Química pela ULBRA; Doutorando em Engenharia pela UFRGS. Especialista em tratamento de águas industriais, gestão de resíduos sólidos, meio ambiente, processos industriais, processo de inovação, síntese de produtos químicos, gestão de projetos e gestão da inovação.
Consultor da LM Consultoria em Gestão, Técnicas Administrativas, Gestão Comercial, Técnicas Produtivas e Meio Ambiente.
Atua na indústria dando orientação tática à  equipes operacionais, comercial, de PD&I, também ministrando cursos e treinamentos.
No histórico profissional há atuação como Química P&D, Supervisor Técnico-Comercial, Coordenador de Produção, Gerente da Qualidade, Analista Técnico, Gestor de Projetos, Consultor em Gestão Comercial, Administrativa, Ambiental e de Inovação.

MAURÍCIUS SELVERO PAZINATO

MAURÍCIUS SELVERO PAZINATO Possui graduação em Química Licenciatura (2010), mestrado (2012) e doutorado (2016) em Educação em Ciências (Ensino de Química) pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio Grande Sul - UFRGS, Instituto de Química, Departamento de Química Orgânica e orienta nos Programas de Pós Graduação em Química (PPGQ) e Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) da UFRGS. Atua na área de Ensino de Química e possui experiência nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de conceitos científicos, metodologias de ensino, abordagem temática, epistemologia da Ciência e formação de professores de Química. Atualmente é coordenador substituto do PROFQUI e coordenador da área de Química do subprojeto Projeto Interdisciplinar do Residência Pedagógica - UFRGS.

ROSEMARY DOS SANTOS

ROSEMARY DOS SANTOS Pós-doutora pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Doutora e Mestre em Educação (UERJ). Formada em Letras e Pedagogia (UERJ). Professora Associada do Departamento de Formação de Professores da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF-UERJ). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Proped, na Linha de Pesquisa Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC) na Linha de Pesquisa: Educação, Comunicação e Cultura. Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Cibercultura EduCiber. Associada da ANPed e da AbdC. Bolsista Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). Procientista (FAPERJ). Participante do Programa Institucional de Internacionalização Capes Print. Atuou 26 anos como professora da Educação Básica no Município de Duque de Caxias, RJ. Atua na área de Educação, com destaque nas seguintes áreas: Educação. Pesquisa. Cibercultura. Formação de Professores. Currículo. Periferias Urbanas. Educação Básica.

TANIA DENISE MISKINIS SALGADO

TANIA DENISE MISKINIS SALGADO

Possui Graduação em Engenharia Química (1980) e em Bacharelado em Química (1983), Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais (1986) e Doutorado em Ciências - área de concentração Física Experimental (1999), todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é Professora Titular aposentada do Departamento de Físico-Química, atuando como Docente Convidada, Orientadora do PPG Química e do PPG Educação em Ciências da UFRGS.
Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química, Ensino de Química, Iniciação à Docência em Química e Química Nuclear e Radioquímica.
É Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Instituto de Química da UFRGS e membro do Grupo de Pesquisa em Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências da UFRGS.
Coordena as ações do Programa Nacional Olimpíadas de Química no Rio Grande do Sul. Dedica-se principalmente aos seguintes temas: metodologias de ensino de química, interdisciplinaridade, formação de professores de ciências da natureza.