| Curso | Data | Valor |
|---|---|---|
1 - EDUCOIN: INVESTINDO EM PROFESSORES DO SÉCULO XXI O minicurso "EduCoin" oferece uma jornada prática e interativa para "repaginar" professores com as habilidades essenciais do século XXI, tais como, o pensamento crítico, a criatividade, a comunicação, a colaboração, o letramento informacional e tecnológico, entre tantas outras. Assim, com uma abordagem inovadora, o minicurso combina Didatização Lúdica, Tecnologias Educacionais e Inteligência Artificial, mostrando como transformar a sala de aula em um espaço dinâmico e conectado às demandas contemporâneas. Desse modo, utilizando práticas criativas, os participantes explorarão como aplicar estratégias educacionais de forma inovadora, preparando-se para um cenário educacional em constante mudança. MARIA DAS GRAÇAS CLEOPHAS (UNILA) | 02/09/2025 13:00 as 17:00 hs | R$ 40.00 |
2 - TCC PASSO A PASSO: COMO ELABORAR UMA PESQUISA DE SUCESSO Este minicurso se destina a estudantes de graduação que temem o momento de desenvolver e defender o TCC. Serão abordados aspectos fundamentais para a construção do referencial teórico, proposição dos objetivos, escrita científica, e demais etapas do TCC. Serão apresentadas técnicas para construção de cada etapa da pesquisa, de modo a obter um trabalho coerente, coeso e fluido para a leitura da banca e dos leitores que venham a consultar o trabalho no futuro. DENISE LEAL DE CASTRO (IFRJ) | 02/09/2025 13:00 as 17:00 hs | R$ 40.00 |
Bacharela em Química Industrial, Licenciada em Química e mestra em Físico-química pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutora em Ensino das Ciências (com ênfase no ensino de Química) pela UFRPE. É Professora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM/UFPR) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade (PPGIES/UNILA). Possui experiência com o ensino de Química, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Divulgação Científica; Construção de estratégias e materiais lúdico-didáticos para formação de professores; Metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem; Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino de Ciências; Didatização Lúdica; Formação de Professores de Ciências e Estratégias Metacognitivas.

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Habilitação em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2000). Atua como professora nos cursos de Licenciatura em Química e no Programa de pós graduação em ensino de ciências (PROPEC) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Nilópolis. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais e Ensino de Química.








