• Cada trabalho selecionado somente poderá ser apresentado por um dos autores.
  • O Certificado da Comunicação Oral é emitido no nome do autor apresentante, independente do Certificado on line do trabalho que tem os nomes de todos os autores.
  • O tempo para apresentação é de 10 minutos..

 

1ª Sessão – dia 11/08/2021 – 17:30 horas

 

Trabalho 23825 - História da ciência e o experimento sabão de cinzas - Prislaine Pupolin MagalhaesUNESP-Bauru.

Trabalho 23832 - Prevenção a COVID-19? Abordando fake news no ensino de Química - Cassia Gonçalves Magalhães  – UEPG.

Trabalho 23915 – Prigogine e a filosofia da química – um diálogo importante para o ensino de químicaThiago Weslei de Almeida Sousa UFMS.

Trabalho 23921 - Saberes e fazeres locais e as contribuições para o redesenho da formação inicial de professores de química na Amazônia - Pedro Campelo de Assis Júnior – UEA.

Trabalho 23939 - Perspectivas de professores em formação sobre a presença de tendências metodológicas educacionais em livros didáticos de química e de ciências - Jorge Raimundo da Trindade SouzaUFPA. 

Trabalho 23941 - Formadores de Professores: referência para construção de identidades?- Uiara Mendes Ferraz de Pinho– IFAC.

Trabalho 23849 - Alternativas de ensino de química orgânica experimental de forma remota: relato de experiência - Cassia Gonçalves Magalhães – UEPG.

 

2ª Sessão – dia 12/08/2021 – 17:30 horas

Trabalho 23864 - Produção e análise de cerveja artesanal no curso técnico em química: uma proposta interdisciplinarGiovanna Fonseca Rosa Santana – IFES.

Trabalho 23896 - O uso rótulos de produtos alimentícios como estratégia de ensino investigativo de soluões e termoquímica - Rayanny Gomide Lana LeuenrothIFES-Vila Velha.

Trabalho 23901 - Construção de uma bureta de baixo custo para titulação ácido-baseRegiane Auzier Coelho- UFOPA.

Trabalho 23911 - Experimentos investigativos de gases como alternativa para aulas de química no ensino remoto emergencial para estudantes da segunda série do ensino médio - Matheus Conceição Jacaúna UEA.

Trabalho 23914 - O docente e a metodologia POE (prever, observar e explicar): o papel da mediação na aplicação de uma metodologia ativa para a licenciatura em química - Rafael Luiz da Silva Menezes IFRJ.

Trabalho 23943 - Avaliação do uso de “Guias de Estudos” na construção de um ensino de Química autônomo e sua utilização no ensino remoto emergencial -  Rebeca Oliveira dos Santos Ramos - Instituto Oswaldo Cruz.

Trabalho 23952 - O saber popular do ato de cozinhar a maniva: Uma proposta de sequência didática - Ellen de Nazaré Santos da Cruz – UFPA.

 

3ª Sessão – dia 13/08/2021 – 17:30 horas

Trabalho 23824 - A utilização do Instagram como ferramenta de revisão de Química no ensino remoto – Pedro Ítalo da Cruz – UFRN.

Trabalho 23855 - O uso de um simulador no ensino de efeito estufa: uma experiência no ensino remoto - Carlos Sidiomar Menoli – Cruzeiro do Sul.

Trabalho 23856 - Alternative Reality Game (ARG): uma aplicação lúdica no ensino-aprendizagem de química em escolas públicas do sul e sudeste do Pará - Amazônia Oriental – Alciene Lima dos Santos UNIFESSPA.

Trabalho 23878 - O uso de máscaras como tema para aula de gases e divulgação científica no contexto da pandemia de COVID-19 - Igor Andrade Ribeiro – UEA.

Trabalho 23888 - A sala de aula invertida no ensino de química: uma revisão sistemática – Natália Costa Rodrigues – UFMS.

Trabalho 23890 - A utilização de jogos educativos como mediadores no processo de ensino e aprendizagem das propriedades orgânicas presentes nos medicamentos oriundos de plantas medicinais - Laura Cristina Ponte Moraes – UEAP.

Trabalho 23912 – Atuação dos neurotransmissores no combate à ansiedade no cenário da pandemia - Wallyson Oliveira de SousaUFPA.

Trabalho 23924 - A abordagem do modelo atômico de Bohr nos livros de química do ensino médio Natália Costa Rodrigues – UFMS.