Título Autores
2021-A6-23977 Experimentos investigativos para alunos do 2º ano do ensino médio, á serem aplicados durante o ensino remoto, objetivando um fácil entendimento da Cinética Química. LUCAS FERREIRA PINEIRO (UNINTER)
ROBERTO AGUILAR DE SOUZA JUNIOR (UNINTER)
2021-A6-24095 Uma visão de elétrons em extratos aquosos, usando a teoria de Rutheford e Bohr na luz ultravioleta do salto quântico MÁRCIO LARANJEIRA ANSELMO (SEDUC-AM)
ROSANY DA SILVA NASCIMENTO (SEDUC-AM)
EVREN NEY DA SILVA JEAN (SEDUC-AM)
MEIRY JANE CAVALCANTE RATTES (SEDUC-AM)
EVERTON DE SOUZA MATOS (SEDUC-AM)
MATHEUS TRINDADE DE OLIVEIRA (SEDUC-AM)
HEMILY LEAL PINTO (SEDUC-AM)
SILVIO JÂNIO MATOS DE SOUZA (SEDUC-AM)
2021-AC6-24191 A educação em tempos de pandemia: Uma pesquisa feita em torno da realidade dos alunos do ensino técnico concomitante/subsequente do campus Duque de Caxias do Instituto Federal do Rio de Janeiro DAYANE DA SILVA RAMOS (IFRJ)
MARIA STELLA NUNES DE OLIVEIRA (IFRJ)
2021-AC6-24157 A Experimentação como Estratégia para Inclusão de Alunos com Deficiência no Ensino de Ciências TATIANA MEDEIROS IBIAPINA (UFMA)
JOACY BATISTA DE LIMA (UFMA)
REGINA CELIA DE SOUSA (UFMA)
2021-AC6-24112 A fitoterapia popular do mururé (Brosimum acutifolium) sob o olhar do Etnoconhecimento e da Ciência Química: abordagem temática na formação inicial de professores na Amazônia KARINE FIGUEIRA ALFAIA (UEA)
PEDRO CAMPELO DE ASSIS JÚNIOR (UEA)
CELIA MARIA SERRAO ELEUTERIO (UEA)
2021-AC6-24110 A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM UM CURSO DE LICENCIATURA DA UNIVESIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA) PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: TEORIA E PRÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA DO CORONA VÍRUS, NA AMAZÔNIA ORIENTAL BRENDA THALITA PAIVA CARNEIRO DE SOUSA (UNIFESSPA)
JOSÉ AIRTON DE SOUSA JÚNIOR (UNIFESSPA)
THAMYRES TORRES DOS SANTOS (UNIFESSPA)
BRENA MARIA FREIRE DE SOUSA (UNIFESSPA)
WENDEL LISBOA COSTA (UNIFESSPA)
CLAUDIO EMIDIO-SILVA (UNIFESSPA)
2021-A6-23972 A química das plantas que curam: uma contribuição para o resgate, valorização e preservação dos conhecimentos tradicionais. C. S. GAMA (UEA)
D. S. PERREIRA (UEA)
C. M. S. ELEUTÉRIO (UEA)
2021-AC6-24138 A TECNOLOGIA DIGITAL EM AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA NO ENSINO REMOTO: um relato de experiência. TATIANA MEDEIROS IBIAPINA (UFMA)
JOACY BATISTA DE LIMA (UFMA)
CICERO WELLINGTON BRITO BEZERRA (UFMA)
LAYANE SANTOS LEAL (UFMA)
BRENDHA ARAUJO DE SOUSA (UFMA)
RAYSSA DE FATIMA ARAUJO CANDIDO (UFMA)
WILMA LEANDRO CARVALHO (UFMA)
REGINA CELIA DE SOUSA (UFMA)
2021-A6-23971 A UTILIZAÇÃO DE FAKE NEWS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE QUÍMICA. ISABELLY KAIANE MORAES ROCHA (IEMA)
ISABELLE PIETRA SANTOS CANTANHÊDE (IEMA)
ABMAEL GOMES DE MORAES JUNIOR (IEMA)
LAYS DANTAS MATOS (IEMA)
2021-A6-23857 A VISÃO DE ALUNOS DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM UMA UNIVERSIDADE SOBRALENSE: RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA SILVIA HELENA DE LIMA MONTEIRO (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA)
2021-AC6-24139 ABORDAGEM HISTÓRICA DA TABELA PERIÓDICA EM LIVROS DIDÁTICOS PARA O ENSINO MÉDIO TATIANA MEDEIROS IBIAPINA (UFMA)
JOACY BATISTA DE LIMA (UFMA)
REGINA CELIA DE SOUSA (UFMA)
2021-AC6-24054 ANALISANDO AS POSSIBILIDADES DO “JOGO BATALHA NAVAL PERIÓDICA” COMO MÉTODO LÚDICO PARA APRENDER MELHOR OS NOMES DOS ELEMENTOS DA TABELA PERIÓDICA NA CIDADE DE MARABÁ, PARÁ, AMAZÔNIA ORIENTAL ANTONIA GABRIELA BRITO DE OLIVEIRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ)
ALCIENE LIMA DOS SANTOS (UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ)
WENDEL LISBOA COSTA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ)
ANA CRISTINA DUTRA DOS SANTOS (UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ)
ADRIANE DAMASCENO VIEIRA DE SOUSA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ)
CLAUDIO EMIDIO-SILVA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ)
2021-A6-24166 Análise das postagens mais curtidas em páginas do Instagram voltadas para a divulgação científica ALDENAIR GOMES MACIEL (IFMT)
GLAUCIENE SODRÉ FERNANDES (IFMT)
MARCELO FRANCO LEÃO (IFMT)
2021-AC6-23973 APLICAÇÕES DIDÁTICAS DE PROPAGANDAS DE ANTIÁCIDOS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE QUÍMICA CAIO VITOR FERREIRA (IFRJ-NILÓPOLIS)
MARCELO AUGUSTO DOS SANTOS (IFRJ-NILÓPOLIS)
RAFAELA ALVES LUZIA DA SILVA (IFRJ-NILÓPOLIS/PROPEC)
TAYSA DA SILVEIRA CHRYSOSTOMO (IFRJ-NILÓPOLIS/PROPEC)
JORGE CARDOSO MESSEDER (IFRJ-NILÓPOLIS)
2021-A6-24015 Aplicativos móveis com atividades laboratoriais para uso didático no ensino de Química a distância GILSON GOMES (UNEMAT)
MARCIELE KEYLA HEIDMANN (UNEMAT)
RAQUEL APARECIDA LOSS (UNEMAT)
SUMÁRIA SOUSA E SILVA (UNEMAT)
CLAUDINÉIA APARECIDA GERALDI (UNEMAT)
GABRIEL SCHARDONG FERRÃO (UNEMAT)
SUMAYA FERREIRA GUEDES (UNEMAT)
2021-AC6-24072 Atividades experimentais no contexto da pandemia de COVID-19:desafios e aprendizagens no curso de licenciatura em Química IGOR ANDRADE RIBEIRO (UEA)
RAFAEL STRAUS DE SÁ (UEA)
POLIANE MOREIRA PEREIRA (UEA)
ELTON DE SOUZA CAVALCANTE (UEA)
FELIPE PEREIRA ANDRADE (UEA)
PEDRO CAMPELO DE ASSIS JUNIOR (UEA)
CÉLIA MARIA SERRÃO ELEUTÉRIO (UEA)
2021-A6-23929 BALANÇO DE MASSA DE CARBONO: EXPERIÊNCIA COM O FEIJÃO (Phaseolus vulgaris L) LUIZ ANTONIO TAVARES OLIVEIRA (IFAM/MAUES)
MARCOS ANTONIO ROCHA VIANA (IFAM/MAUES)
2021-A6-23970 Café com Química: aplicabilidade das metodologias ativas, como instrumento de ensino aprendizagem inovadores no ensino médio. LAYS DANTAS MATOS (IEMA)
2021-AC6-24199 Cardápio do dia: Capuccino Frio! Uma experiência degustativa sobre mistura de soluções. DAYSE PEREIRA BARBOSA SOUZA (POLO EDUCACIONAL SESC)
FREDERICO ANDERSON PASSOS SCHOENE (POLO EDUCACIONAL SESC)
LEONARDO DANTAS LEANDRO (POLO EDUCACIONAL SESC)
GISELE CANTALICE SALOMÃO DA SILVA (POLO EDUCACIONAL SESC)
VINÍCIUS CARVALHO DE PAULA (POLO EDUCACIONAL SESC)
CARLA RÊNES DE ALENCAR MACHADO FONTENELLE (POLO EDUCACIONAL SESC)
2021-AC6-24173 Cartas da Tabela Periódica: Um jogo didático elaborado com materiais alternativos para potencializar o ensino de Química MARLI STEFFANY ALVES DE ALMEIDA GONÇALVES GONÇALVES (IFMT CAMPUS CONFRESA)
DHENNIFE ALMEIDA NASCIMENTO NASCIMENTO (IFMT CAMPUS CONFRESA)
MARCELO FRANCO LEAO LEAO (IFMT CAMPUS CONFRESA)
2021-AC6-24090 Ciência para a redução das desigualdades com o olhar para o desenvolvimento da Amazônia: QUIZ LÚDICO como instrumento de contextualização RAYMARA FONSECA DOS SANTOS (UEA)
IVAN SOUZA TAVARES (UEA)
CÉLIA MARIA SERRÃO ELEUTÉRIO (UEA)
PEDRO CAMPELO DE ASSIS JÚNIOR (UEA)
FERNANDA DOS SANTOS BARAÚNA (UEA)
KEDMA GAIA DE SÁ (UEA)
2021-AC6-24152 CONTRIBUIÇÕES DO ENFOQUE CTS PARA OS CONTEÚDOS ESCOLARES DE QUÍMICA TATIANA MEDEIROS IBIAPINA (UFMA)
JOACY BATISTA DE LIMA (UFMA)
REGINA CELIA DE SOUSA (UFMA)
2021-AC6-24089 DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE: Experiência vivenciada no Curso de Licenciatura em Química em momentos de pandemia. MICHELLE MONTEIRO DA SILVA (UEA)
KEVELEM MONTEIRO DA SILVA (UEA)
CARLOS TOMÉ FERREIRA DA SILVA JUNIOR (UEA)
CELIA MARIA SERRAO ELEUTERIO (UEA)
2021-AC6-24195 Determinação do teor de etanol presente na gasolina usando materiais alternativos e amostras de um posto de combustíveis de Confresa/MT ALDENAIR GOMES MACIEL (IFMT)
GLAUCIENE SODRÉ FERNANDES (IFMT)
MARCELO FRANCO LEÃO (IFMT)
2021-AC6-24079 Dificuldades no Ensino-aprendizagem de Química em turmas de 1º ano do Ensino Médio da EEEM Plínio Pinheiro, em Marabá-PA, Amazônia Oriental: considerações a respeito do professor reflexivo THALITA VERA SANTOS DA SILVA (UNIFESSPA)
CLAUDIO EMÍDIO SILVA (UNIFESSPA)
2021-AC6-24149 ELTROCOAGULAÇÃO COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO: uma alternativa de experimento para o ensino de Química na perspectiva da Educação Ambiental. FRANCISCO FERNANDES DA SILVA DA CRUZ (UFMA)
CÍCERO WELLIGNTON BRITO BEZERRA (UFMA)
MAURO COSME DE CARVALHO GÓES (UFMA)
2021-AC6-24169 ENSINO REMOTO EM MEIO À PANDEMIA DA COVID-19: DIFICULDADES E PERCEPÇÕES DE BOLSISTAS PIBID E ALUNOS NO ENSINO DE QUÍMICA WERLLEY DENISON LIMA DE LIMA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ)
CAREN LAYSSA MARQUES SANTANA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ)
KELLY DAS GRAÇAS FERNANDES DANTAS (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ)
ANA ROSA CARRIÇO DE LIMA MONTENEGRO DUARTE (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ)
ALEXSANDRO SOZAR MARTINS (SEDUC/PA)
2021-A6-24036 ENSINO REMOTO: OS DESAFIOS E SUPERAÇÕES NA VISÃO DOS PROFESSORES AIRTON MARQUES DA SILVA (UECE)
ERNILSON CARTAXO GAMA (UECE)
2021-AC6-24058 ENVIRONMENTAL AMAZON BANK: UM JOGO DE TABULEIRO SOBRE OS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS PARA O USO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NA ESCOLA, PARÁ, AMAZÔNIA ORIENTAL MARIA APARECIDA OLIVEIRA DE LIMA SOUSA (UNIFESSPA)
CLAUDIO EMIDIO SILVA (UNIFESSPA)
2021-A6-24144 Estudo de caso do primeiro contato de alunos do primeiro período da Escola de Química da UFRJ com a execução de um projeto em química verde MARCELO FERREIRA DE SOUZA ALVES (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO)
WENDELL FARIA DE OLIVEIRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO)
JOÃO PEDRO JÚLIO TORRES FERRAZ (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO)
RICHARD DE ARAUJO FRANÇA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO)
MARCELLO MORENO VIEIRA TROCADO (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO)
AGHATA DOS PASSOS FELIPE (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO)
PETER RUDOLF SEIDL (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO)
2021-A6-24145 EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA EM ÉPOCA DE PANDEMIA: ABORDANDO O TEMA DENSIDADE BRUNA KLAUCK MEZACASA (PPGECIM ULBRA)
LETICIA AZAMBUJA LOPES (PPGECIM ULBRA)
2021-AC6-24197 EXPERIMENTAÇÃO: uma alternativa didática na formação de professores de química durante a pandemia de Covid-19 (SARS-Cov-2). MATHEUS CONCEIÇÃO JACAÚNA (UEA)
LUANNA NAOME TEIXEIRA MENDES (UEA)
KETLEN LARANJEIRA PEREIRA (UEA)
ELIANE RODRIGUES DE SOUZA (UEA)
ANDRÉ LUIGI SOARES DE SOUZA (UEA)
JELIEL DE SOUZA RAMOS BELLO (UEA)
DANIELE DE OLIVEIRA FROIS (UEA)
CELIA MARIA SERRAO ELEUTERIO (UEA)
PEDRO CAMPELO DE ASSIS JÚNIOR (UEA)
2021-A6-24174 Experimentos e jogos didáticos para o ensino de eletroquímica BRENNDA MONTEIRO GAMA (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ)
KALEBE PINHERO RAMOS (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ)
ALICE PANTOJA TRINDADE (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ)
FABRÍCIA OLIVEIRA SILVA (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ)
YASMIM CRISTINI RIBEIRO DOS SANTOS (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ)
RUAN BRANDÃO QUINTELA (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ)
LAURA CRISTINA PONTE MORAES (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ)
MATEUS DE JESUS SILVA MATOS (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ)
FRANCISCO DINIZ DA SILVA (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ)
FILIPE DOS ANJOS QUEIROZ (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ)
2021-A6-24031 FABRICAÇÃO DE FRAGRÂNCIAS DE ESSÊNCIAS EM SALA DE AULA, COMO APLICAÇÃO DO CONTEÚDO DE QUÍMICA ORGÂNICA NO 3o ANO DO ENSINO MÉDIO AIRTON MARQUES DA SILVA (UECE/UFC)
FRANCISCO AROLDO LUCENA DA SILVA (UFC)
2021-AC6-24003 Fração lipídica extraída de tortas de andiroba (Carapa guianensis Aubl.) utilizando o método de Soxhlet: experiência didática desenvolvida no Estágio Supervisionado MARMILENE MACIEL SANTOS (UEA)
CÉLIA MARIA SERRÃO ELEUTÉRIO (UEA)
2021-AC6-23984 Instrumentação para o ensino de Ciências e Química fomentando o processo de formação inicial de professores durante a pandemia: relato de experiência. CARLOS TOMÉ FERREIRA DA SILVA JUNIOR (UEA)
ADRIANE SIDERVAL CARVALHO (UEA)
KARINE FIGUEIRA ALFAIA (UEA)
PEDRO CAMPELO DE ASSIS JÚNIOR (UEA)
CELIA MARIA SERRAO ELEUTERIO (UEA)
2021-A6-24180 Jogo "War" da Química - Uma alternativa para o ensino de Tabela Periódica. FELIPE MATHIAS OLIVEIRA (IFRJ)
ISMARCIA GONÇALVES SILVA (IFRJ)
ANDREA DE MORAES SILVA (IFRJ)
2021-A6-24177 Jogos digitais e Bingo educativo como dinamismo para o ensino da Tabela Periódica. YASMIM CRISTINI RIBEIRO DOS SANTOS (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ - UEAP)
ALICE PANTOJA TRINDADE (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ - UEAP)
BRENNDA MONTEIRO GAMA (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ - UEAP)
FABRÍCIA OLIVEIRA DA SILVA (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ - UEAP)
KALEBE PINHEIRO RAMOS (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ - UEAP)
LAURA CRISTINA PONTE MORAES (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ - UEAP)
MATEUS DE JESUS SILVA MATOS (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ - UEAP)
RUAN BRANDÃO QUINTELA (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ - UEAP)
FILIPE DOS ANJOS QUEIROZ (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ - UEAP)
FRANCISCO DINIZ DA SILVA (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ - UEAP)
2021-AC6-24097 Letramento Científico em um colégio estadual: O aquecimento global como tema de debate para aprendizagem efetiva de Química, meio ambiente e inglês. ANA PAULA NAZAR DE SOUZA DE SOUZA (SEEDUC)
FLÁVIA M. DE MARCO (SEEDUC)
2021-A6-24132 Mapas conceituais e Anime Doutor Stone como simplificador da aprendizagem significativa do conteúdo de separação de misturas MATEUS DE JESUS SILVA MATOS (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ)
ALICE PANTOJA TRINDADE (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ)
FABRÍCIA OLIVEIRA SILVA (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ)
YASMIM CRISTINI RIBEIRO DOS SANTOS (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ)
KALEBE PINHERO RAMOS (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ)
RUAN BRANDÃO QUINTELA (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ)
LAURA CRISTINA PONTE MORAES (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ)
BRENNDA MONTEIRO GAMA (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ)
FRANCISCO DINIZ DA SILVA (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ)
FILIPE DOS ANJOS QUEIROZ (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ)
2021-A6-24114 Metodologia de Patro (5E’s) como Sequência Didática para o estudo do Petróleo: um relato de experiência SANLEY VIEGAS SOARES (UFMA)
CÍCERO WELLINGTON BRITO BEZERRA (UFMA)
2021-AC6-24049 Metodologias Ativas Para O Ensino De Ciências/Química: O Uso Do Podcast No Programa Residência Pedagógica, Em Uma Escola Pública Na Cidade De Marabá, Pará, Amazônia Oriental. MAYARA THAYS DE ARAÚJO ALVES (UNIVERSIDAE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ)
LANNIELE DRIKA CARNEIRO SOUSA (UNIVERSIDAE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ)
WENDEL LISBOA COSTA (UNIVERSIDAE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ)
ALCIENE LIMA DOS SANTOS (UNIVERSIDAE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ)
SHIRLENE OLIVEIRA BRANDÃO (UNIVERSIDAE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ)
CLAUDIO EMIDIO-SILVA (UNIVERSIDAE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ)
2021-A6-24163 Metodologias ativas para o ensino de Química na pandemia relatos de uma experiência docente FRANCISCO FERNANDES DA SILVA DA CRUZ (UFMA)
CÍCERO WELLINTON BRITO BEZERRA (UFMA)
MAURO COSME DE CARVALHO GÓES (UFMA)
ADEANE SOUSA SANTOS (C. E. JOHN KENNEDY)
2021-A6-24048 Mídias digitais como mediadoras no ensino de chuva ácida ALICE PANTOJA TRINDADE (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ)
BRENNDA MONTEIRO GAMA (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ)
FABRÍCIA OLIVEIRA DA SILVA (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ)
KALEBE PINHEIRO RAMOS (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ)
LAURA CRISTINA PONTE MORAES (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ)
MATEUS DE JESUS SILVA MATOS (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ)
RUAN BRANDÃO QUINTELA (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ)
YASMIM CRISTINI RIBEIRO DOS SANTOS (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ)
FILIPE DOS ANJOS QUEIROZ (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ)
FRANCISCO DINIZ DA SILVA (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ)
2021-AC6-24133 Modelagem computacional de moléculas orgânicas simples JUAN FELIX PARI HUIZA (UESB)
ABAD ROGER CASTILLO HINOJOSA (UFBA)
2021-A6-24124 NUTRIQUIM: desenvolvimento de um jogo didático que articula nutrição, saúde e a Tabela Periódica MARCELA M. M. LEMOS RODRIGUES (ESCOLA BÁSICA)
ELUZIR PEDRAZZI CHACON (PPECN-UFF)
2021-A6-24122 O desenvolvimento de um projeto para a I Olimpíada de Ciência & Arte como possibilidade para formação integral do educando REBECA O. DOS SANTOS RAMOS (INSTITUTO OSWALDO CRUZ)
ELUZIR PEDRAZZI CHACON (PPECN-UFF)
2021-A6-24055 O ensino das principais teorias ácidos-bases através da experimentação com frutas Amazônicas RUAN BRANDÃO QUINTELA (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ)
BRENNDA MONTEIRO GAMA (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ)
YASMIM CRISTINI RIBEIRO DOS SANTOS (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ)
KALEBE PINHEIRO RAMOS (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ)
MATEUS DE JESUS SILVA MATOS (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ)
LAURA CRISTINA PONTE MORAES (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ)
ALICE PANTOJA TRINDADE (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ)
FABRÍCIA OLIVEIRA DA SILVA (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ)
FILIPE DOS ANJOS QUEIROZ (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ)
FRANCISCO DINIZ DA SILVA (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ)
2021-AC6-24155 O ensino de funções orgânicas a partir dos princípios ativos encontrados em plantas medicinais - Uma abordagem científica com a inclusão social da terceira idade e a valorização da cultura popular MARA DE MOURA MACHADO (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE)
ACACIO RAPHAEL AGUIAR MORAES (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS)
LUIZ TELMO DA SILVA E AULER (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE)
ALESSANDRA RODRIGUES RUFINO (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE)
2021-A6-24071 O ensino de modelos atômicos no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE): um relato de experiência RAFAEL STRAUS DE SÁ (UEA)
IGOR ANDRADE RIBEIRO (UEA)
ADRIANE SARMENTO JACAÚNA (UEA)
ALEX IZUKA ZANELATO (UEA)
MICHELE MARQUES DE SOUZA (SEDUC)
2021-A6-23957 O ensino de química básica no contexto da pandemia: o acesso ao conhecimento de quem já tinha limitações – um relato de experiência das aulas remotas em uma escola da Zona Rural de Nhamundá, Amazonas CLAILSON LOPES DOS SANTOS (SEMED)
MICHELE MARQUES DE SOUZA (SEDUC)
2021-AC6-24083 O ENSINO DE QUÍMICA E A EXTENSÃO: OFICINAS DE PRODUTOS DE LIMPEZA ARTESANAIS NO MUNICÍPIO DE MARABÁ-PARÁ-AMAZÔNIA ORIENTAL MARIA APARECIDA OLIVEIRA DE LIMA SOUSA SOUSA (UNIFESSPA)
CLAUDIO EMIDIO SILVA (UNIFESSPA)
MARCONIEL NETO DA SILVA (IFPA)
2021-AC6-23992 O Ensino de Química na perspectiva da Teoria das Inteligências Múltiplas - TIM: estratégias pedagógicas para o Ensino Médio IGOR RAMÓN DE SOUSA GRAÇA (UEA)
CÉLIA MARIA SERRÃO ELEUTÉRIO (UEA)
LUCÉLIDA DE FÁTIMA MAIA DA COSTA (UEA)
2021-A6-24040 O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE QUÍMICA EM AULAS REMOTAS NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS ULISSES CHAGAS DOS SANTOS JUNIOR (UEPA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ)
MIRIAN DA ROCHA LOBATO (UEPA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ)
MARCOS ANTONIO BARROS DOS SANTOS (UEPA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ)
2021-A6-24039 O PREPARO DA CHICHA PELOS ALUNOS INDIGENAS ALANTESU COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DE FERMENTAÇÃO ANDREIA FELISBERTA DOS SANTOS CAMPOS (SEDUC-MT)
DENILZA NUNES SIQUEIRA ALMEIDA (SEDUC-MT)
REGINALDO DE ASSIS ALMEIDA (SEDUC-MT)
CARLA MARIA ABIDO VALENTINI (IFMT)
2021-A6-24126 O uso do tema gerador “lixo eletrônico” no ensino de eletroquímica A. C. A. JUNIOR (IFMT)
D. R. SILVA (IFMT)
R. S. A. CAMPOS (IFMT)
S. A. SILVA (IFMT)
R. MONTANUCCI (IFMT)
2021-AC6-24087 Os estudos de Linus Pauling por meio de uma abordagem lúdica no Ensino de Química MÁRCIO LARANJEIRA ANSELMO (SEDUC-AM)
2021-A6-24028 PESQUISA REALIZADA COM AS TURMAS DO 3o ANO DO ENSINO MÉDIO DA EEM. MARECHAL HUMBERTO DE ALENCAR CASTELO BRANCO, EM PIQUET CARNEIRO-CE, VISANDO MELHORIA DO ENSINO DE QUÍMICA COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM AIRTON MARQUES DA SILVA (UECE)
JOÃO RONALDO BANDEIRA DA SILVA FILHO (UECE)
2021-A6-24077 Práticas Experimentais como estratégias didáticas no ensino de Química: relato de experiência GUSTAVO CATIVO SANTOS (UEA)
EMANUELLY PACHECO RIBEIRO (UEA)
RAIONE NASCIMENTO DA SILVA (UEA)
ADRIANE SIDERVAL CARVALHO (UEA)
PEDRO CAMPELO DE ASSIS JÚNIOR (UEA)
CELIA MARIA SERRAO ELEUTERIO (UEA)
2021-AC6-23989 PROTÓTIPO DE SALAS DE FUGA: UMA PROPOSTA DE GAMIFICAÇÃO VIRTUAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA PARA AS ESCOLAS PÚBLICAS DO SUL E SUDESTE DO PARÁ, AMAZÔNIA ORIENTAL WENDEL LISBOA COSTA (UNIVERSIDAE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ)
ELTON LINS VEIGA (UNIVERSIDAE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ)
ALCIENE LIMA DOS SANTOS (UNIVERSIDAE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ)
DEISIANE DE SOUZA SILVA (UNIVERSIDAE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ)
RAFAEL RODRIGUES JALES (UNIVERSIDAE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ)
FERNANDA DOS SANTOS SILVA (UNIVERSIDAE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ)
CLAUDIO EMIDIO-SILVA (UNIVERSIDAE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ)
2021-AC6-24168 Química e Arte, uma perspectiva possível. EMILY CRISTINA SILVA SOUSA RAMOS (UFMA)
CÍCERO WELLINGTON BRITO BEZERRA (UFMA)
2021-A6-23925 QUÍMICA MOTIVACIONAL: COLABORANDO PARA A PERMANÊNCIA E ÊXITO ESCOLAR LUIZ ANTONIO TAVARES OLIVEIRA (IFAM/MAUES)
MARIA DO SOCORRO LIBORIO DOS SANTOS (IFAM/MAUES)
2021-A6-24201 Relato de experiência sobre a argumentação científica nas aulas de química no ensino remoto emergencial durante o estágio de observação. ADEMAR DA COSTA AMARO JUNIOR (IFMT)
SONIA BIAGGI ALVES DE ALENCAR (IFMT)
2021-AC6-24064 SEMÁFORO DA QUÍMICA E SUAS POSSIBILIDADES: JOGO DE BAIXO CUSTO PARA SER UTILIZADO NO ENSINO DE QUÍMICA NAS ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO DO SUL E SUDESTE DO PARÁ, AMAZÔNIA ORIENTAL BRENDA THALITA PAIVA CARNEIRO DE SOUSA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ)
CLAUDIO EMIDIO-SILVA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ)
2021-AC6-24101 Significados no Ensino de Química e a necessidade de um outro olhar. JAKCSON GOIS (UNESP)
LUCAS DOMINGUES (UNESP - IBILCE)
2021-A6-24017 SITUAÇÃO ATUAL E SUGESTÕES PARA O APERFEIÇOAMENTO DO ENSINO DE QUÍMICA NA EEM. MARECHAL HUMBERTO DE ALENCAR CASTELO BRANCO, EM PIQUET CARNEIRO-CE AIRTON MARQUES DA SILVA (UECE)
ISA MAYUMI RODRIGUES SILVA (UECE)
2021-A6-24059 UMA ANÁLISE SOBRE O IMPACTO DA PANDEMIA NA APRENDIZAGEM DOS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO EM QUÍMICA DO IFRJ MARIA STELLA NUNES DE OLIVEIRA OLIVEIRA (IFRJ)
YGOR VELLOSO TAVARES TAVARES (IFRJ)
2021-A6-23974 Uso da Metodologia Ativa Peer Instruction Implementada Com o Aplicativo Plickers Para o Ensino de Funções Orgânicas no Ensino Médio JEFERSON YVES NUNES HOLANDA ALEXANDRE (IFCE)
FRANCISCO HELIS ALVES BEZERRA (IFCE)
ROGÉRIO JOSÉ MELO NASCIMENTO (IFCE)
WALYSSON GOMES PEREIRA (IFCE)
2020-A6-22447 USO DE JOGOS COMO METODOLOGIA NO AUXÍLIO DA APRENDIZAGEM DA TABELA PERIÓDICA JOÃO VITOR SIMÕES CIPRIANO (IFMT- BELA VISTA)
JANDINEI MARTINS DOS SANTOS (IFMT- BELA VISTA)
ANNA JULIA WOLKER DOS SANTOS (IFMT- BELA VISTA)
2020-A6-22459 USO DE JOGOS COMO RECURSO NO AUXÍLIO DE DOCENTES PARA O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA AOS DEFICIENTES VISUAIS JOÃO VITOR SIMÕES CIPRIANO (IFMT - BELA VISTA)
ANNA JULIA WOLKER DOS SANTOS (IFMT - BELA VISTA)
ISIS DAMASCENO LÉ (IFMT - BELA VISTA)
MATHEUS ALEXANDRE ARAUJO (IFMT - BELA VISTA)
JANDINEI MARTINS DOS SANTOS (IFMT - BELA VISTA)
2021-AC6-24060 Uso de Vídeos Experimentais como Ferramentas no Ensino Remoto de Química na Educação Básica. LAURA VITÓRIA CORRÊA LIMA (UFVJM)
MONIQUE DI DOMENICO (UFVJM)
CLARA STEFANY GOLÇALVES JESUS (UFVJM)
DEISE ANE OLIVEIRA SILVA (UFVJM)
LETÍCIA DE ARAUJO SILVA VIEIRA (ESCOLA ESTADUAL JUVÊNCIO MARTINS FERREIRA)
MIRIAN DA SILVA COSTA PEREIRA PEREIRA (UFVJM)
2021-A6-24018 UTILIZAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO: ELEMENTOS QUÍMICOS COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ENSINO DE QUÍMICA AIRTON MARQUES DA SILVA (UECE)
FRANCISCO RODOLFO BERNARDINO CAVALCANTE (UECE)

Patrocinadores

Capes Capes CFQ

Apoio

Realização

ABQ